quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O ARTILHEIRO DA EUROPA

Filippo Inzaghi: o maior artilheiro europeu





Ah, essa tal tecnologia tão avançada nos dias atuais, com tantos aparatos caríssimos, pequenos, leves e com designs ultra-modernos... Daí ficamos reféns de um reles conector de USB e quase sem acesso a internet por um bom tempo. Fazer o que, né?! Bom, vamos tratar de atualizar nosso blog com mais um dado interessante que entrou para os feitos históricos do futebol.

Na quinta-feira da semana passada, o jogo entre o holandês Heereveen e o italiano Milan pela Copa da UEFA fez com que o atacante milanês Filippo Inzaghi se tornasse o maior artilheiro da história das competições européias de clubes organizadas pela UEFA. Ele deixou o seu na vitória por 3 a 1 fora de casa e chegou à marca de 64 gols em nível continental - um a mais que o espanhol Raúl, do Real Madrid.

Um detalhe bastante interessante nessa disputa é que tanto Inzaghi quanto Raúl continuam em atividade e podem esquentar ainda mais a briga pelo "título" até o fim da atual temporada. Na minha opinião o caminho está mais fácil para os lados do italiano, pois o capitão merengue joga a Liga dos Campeões, cujo nível de dificuldade é muito superior ao da Copa da UEFA, na qual está inserido o Milan.

Filippo Inzaghi nasceu em 9 de agosto de 1973 na cidade de Piacenza, na região italiana da Emilia-Romagna. Desde jovem, como se é de esperar de todo jogador profissional, sua principal atividade extra-escolar era o futebol. Tanto que ingressou nas categorias de base do principal clube de sua cidade, o Piacenza Calcio, e estreou na equipe profissional prestes a completar 18 anos de vida em 1991. Seu irmão mais novo, Simone Inzaghi, também seguiu a carreira de atacante e atualmente veste a camisa da Lazio.

Entretanto Pippo não teve muitas oportunidades pelos Papaveri (apelido do Piacenza) e foi emprestado na temporada 1992/93 ao Leffe, então na Série C1. No novo clube começou a impressionar com sua facilidade em marcar gols e saber ser oportunista - foram 13 gols em 21 partidas, números esses que despertaram interesse do Verona para onde o jogador seguiu no ano seguinte. Nos Gialloblu Inzaghi deu seqüência à sua fama de goleador e balançou as redes 13 vezes em 36 jogos.

Porém em 4 anos de carreira profissional Inzaghi ainda não tinha mostrado seus dotes de artilheiro na Série A italiana. Tal fato só ocorreu na temporada 1995/96, quando foi contratado pelo Parma. Contudo sua passagem pelos Crociati não foi das melhores, visto os escassos 2 gols em todo o campeonato. Como de costume veio outro ano e outra agremiação para Pippo defender - desta vez o destino era a Atalanta de Bergamo, e lá o atacante se reencontrou com sua melhor forma e se sagrou Capocannoniere (artilheiro do Campeonato Italiano da primeira divisão) pela primeira vez com 24 gols.

Tal feito rendeu-lhe, para variar, mais uma transferência. Mas desta vez valeu a pena, pois foi para a poderosa Juventus. A Inzaghi agora faltava-lhe um título na Série A depois de ter sido seu maior goleador. E ele veio na temporada 1997/98 com a Vecchia Signora, quando formou um grande trio ofensivo com o compatriota Alessando Del Piero e o francês Zinedine Zidane - vale lembrar que esse foi seu único troféu fora de San Siro em toda sua carreira. Sua passagem pelo alvinegro de Turim só não foi com glória completa devido à perda do título da Liga dos Campeões no mesmo ano do Scudetto para o Real Madrid (curiosamente o time em que atuava e está até hoje o seu "rival artilheiro" Raúl). Foi também com a Juve que o centroavante conseguiu outra marca histórica em nível continental: é o único jogador a fazer dois hat-tricks (três gols em uma mesma partida) na Liga dos Campeões. O primeiro foi na temporada do vice-campeonato na vitória diante do ucraniano Dinamo de Kiev por 4 a 1, nas quartas-de-final do torneio; o segundo, na edição 2000/01, pela fase de grupos, em um empate por 4 a 4 com os alemães do Hamburgo.

Filippo Inzaghi pela primeira vez passava mais de uma temporada em um único clube, já que defendeu os Bianconeri por 4 anos. Mas depois de 120 jogos e 57 gols marcados com a Juventus, e de perder sua vaga no time titular para o jovem francês David Trézéguet, o jogador arrumou suas malas rumo a Milão para assinar com o Milan do técnico turco Fatih Terim em 2001.

Entretanto, após sua chegada no time milanês, Inzaghi sofreu uma contusão no joelho durante a pré-temporada do time que o deixou afastado dos gramados durante metade do campeonato nacional. Depois disso formou uma grande dupla de ataque com o ucraniano Andryi Shevchenko, cujos gols ajudaram os Rossoneri a faturarem a edição de 2002/03 da Liga dos Campeões. Definitivamente Filippo Inzaghi se encontrou no Milan. Em 7 temporadas com a equipe foram 7 títulos nos 3 níveis do futebol (nacional, continental e mundial). Seus 2 pontos altos durante sua trajetória milanesa foram os 2 gols feitos diante do Liverpool, na final da Liga dos Campeões 2006/07, e os outros 2 marcados na final do Mundial de Clubes do mesmo ano sobre os argentinos do Boca Juniors.

Pela Seleção Italiana foram 57 partidas e 25 gols marcados. Fez sua estréia na "Azzurra" em 8 de junho de 1997 diante do Brasil e já participou de 3 Copas do Mundo (1998, 2002 e 2006), onde sagrou-se campeão na última edição, e da Eurocopa de 2000. Inzaghi é o sexto maior artilheiro da seleção nacional ao lado de outros grandes jogadores como Alessandro Altobelli e Adolfo Baloncieri.

Abaixo, dados e estatísticas do maior artilheiro (até o momento) da história das competições de clubes da Europa.


* Nome: Filippo "Pippo" Inzaghi

* Posição: atacante

* Nascimento: 09 de agosto de 1973 em Piacenza/ITA

* Clubes (7): Piacenza (1991/92 e 1994/95), Leffe (1992/93), Hellas Verona (1993/94), Parma (1995/96), Atalanta (1996/97), Juventus (1997/2001) e Milan (2001/...)

* Títulos (9): Campeonato Italiano (1997/98 e 2003/04), Copa da Itália (2002/03), Liga dos Campeões (2002/03 e 2006/07), Supercopa da UEFA (2003 e 2007), Copa do Mundo (2006) e Mundial de Clubes (2007)

* Honras individuais (2): Melhor jogador jovem do ano Série A (1996/97) e artilheiro do Campeonato Italiano (1996/97).

* Gols: 288 (até 26 de outubro de 2008)

* Partidas: 606 (até 26 de outubro de 2008)




Foto 1: World Soccer
Foto 2: Euro Sports

Nenhum comentário: