sábado, 11 de outubro de 2008

O SACO DE PANCADAS MUNDIAL


Seleção de San Marino: a última colocada do ranking da FIFA





Semana de Eliminatórias para a Copa do Mundo pelos 5 continentes. Como se fala na língua futebolística, principalmente quando se quer zoar com um colega que torce para um time rival, dizemos que tal equipe é o "time bônus". Ou seja, "jogue uma e ganhe três (pontos)". Pois bem, este é o retrato da seleção de San Marino, a pior seleção do ranking da FIFA.

Na verdade, os samarinenses não estão isolados na 200ª posição. Eles dividem a "honra" com equipes do quilate de Samoa Americana, Ilhas Cook, Guam e Anguilla - todos com nenhum ponto sequer. Entretanto podemos dizer que a seleção européia detém o rótulo de pior entre todas, pois é a que ocupa o lugar há mais tempo.

A República de San Marino é um dos menores países do mundo, com apenas 61 km² de extensão territorial e pouco mais de 30 mil habitantes. Localiza-se no sudoeste da Itália, entre as regiões de Emilia Romagna e Marche, e sua capital é Cidade de San Marino. Sua topografia é dominada pelos montes Apeninos e é um dos poucos países a não possuir nenhum resquício de água natural em seu solo. Seu regime político é o parlamentarismo, sua moeda é o Euro e sua economia se baseia quase que totalmente no turismo, mas com algum espaço para a agricultura, indústria, cerâmica e serviços bancários. É a república mais antiga do mundo, fundada no ano 301 após a independência do império romano por Marino (daí a homenagem no nome do país), um escultor de origem croata que era fugitivo da perseguição religiosa imposta pelo imperador Diocleciano. Sua atual Constituição também é a mais longeva do planeta: promulgada em 1600 e que vigora até os dias atuais.

Tão diminuto quanto a nação é o futebol praticado por lá. É lógico imaginar que em um lugar com tão pouca gente se tenha imensa dificuldade em encontrar talentos. Apesar da Federação Samarinense de Futebol (FSGC) ter sido criada em 1931 a seleção nacional não atuava em competições oficiais, até porque nem um campeonato nacional entre clubes era organizado, à exceção da Copa Titano (uma espécie de Copa de San Marino com equipes amadoras) até 1985, quando passou-se a acontecer uma disputa anual entre os times locais. A seleção só foi formada finalmente em 1988 e fez sua primeira partida oficial diante da Suíça, em 14 de novembro de 1990 pelas Eliminatórias da Euro 92, quando foi derrotada por 4 a 0. Seu estádio é o diminuto Olimpico de San Marino, na capital do país, com capacidade para apenas 7 mil pessoas.

Desde então San Marino tem sido a verdadeira alegria das seleções que vão enfrentá-la. Todos os confrontos fora de casa em todas as competições oficiais os samarinenses não perderam por menos de 4 gols de diferença. Para se ter uma idéia do drama da Serenissima, como é chamada a seleção, a derrota por 13 a 0 diante da Alemanha pelo torneio qualificatório para a última Eurocopa foi a maior já sofrida por uma equipe nacional européia. Realmente tem que ser muito sereno para conseguir aguentar a gritante falta de qualidade no elenco alvi-anil.

A FIFA, através do projeto "Goal", investiu mais de US$ 1,5 milhão na construção de uma nova sede para a federação nacional e de um campo com grama sintética para as categorias de base. Como já citado, o fato do país e de sua população serem minúsculos torna o desejo de evolução do esporte ficar bastante comprometido. Além disso, um acordo firmado permitiu que equipes juvenis do país, na falta de uma competição nacional de base, pudessem disputar torneios em nações vizinhas para fins de desenvolvimento da garotada. Entretanto o que se tem visto é pouquíssimo ou quase nenhum salto de qualidade, infelizmente.

Um recorde negativo para a seleção de San Marino é o de 64 jogos (ou 14 anos) para conseguir sua primeira vitória: sobre a também paupérrima seleção de Liechtenstein por 1 a 0 em 28 de abril de 2004, com um gol do atacante Andy Selva. Este mesmo jogador (foto com a camisa 10), por sinal, é o maior goleador(?) da história da equipe com 8 gols marcados (até hoje, 11 de outubro de 2008) - aliás, o único a ter feito mais de um gol entre todos os que vestiram a sua camisa. O feito histórico para os torcedores samarinenses é digno até hoje de comemorações similares a uma dessas micaretas Brasil a fora. Porém a partida foi um mero amistoso e o primeiro triunfo válido por uma competição oficial ainda é um sonho a ser realizado.

O calvário de San Marino é tanto que até mesmo os empates em casa são festejados pela torcida local. Desde 1990 a seleção participa das Eliminatórias para a Eurocopa e para a Copa do Mundo. De lá para cá foram impressionantes 2 empates e 28 derrotas - o saldo surpreende mais ainda: 154 gols negativos (dados até hoje, 11 de outubro de 2008). Tão ruim a sua reputação internacional que um empate fora de casa em 2002 (o primeiro de sua história) diante da Letônia, em Riga, custou o emprego do treinador adversário Gary Johnson ainda nos vestiários pós-partida. Pior ainda foi para a seleção da Irlanda, que pela magra vitória por "apenas" 2 a 1 em fevereiro de 2007 seus jogadores e comissão técnica foram duramente criticados pela torcida, imprensa e Federação locais.

Mas nem tudo é sombrio para a seleção: em 1993, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo dos EUA, Davide Gualtieri foi o autor do gol mais rápido da história da competição - aos 8 segundos de partida. Entretanto, como era de se esperar, os ingleses não tiveram dificuldades em virar o jogo e terminar trucidando os samarinenses por 7 a 1. Ainda em 93, após um empate com os turcos, a colocação no ranking da FIFA chegou surpreendentemente a ser a 118ª.

O campeonato nacional de clubes é organizado pela Federação desde 1985. Possuía duas divisões até 1996 quando sofreu uma remodelação em sua disputa. Desde então passou a ser disputado por 15 clubes divididos em 2 grupos - o Girone A com 8 clubes e o B com 7. Dos grupos saem os 3 melhores classificados que jogam entre si em um torneio "mata-mata" até sair o campeão nacional, que se classifica para a primeira fase de qualificação da Liga dos Campeões da Europa. A Copa Titano leva seu vencedor à disputa da primeira fase da Copa da UEFA. Seus principais clubes são o SS Murata (do veterano zagueiro brasileiro Aldair e atual tricampeão nacional), o Tre Fiori, o Domagnano, o Faetano e o Folgore/Falciano. O Tre Fiori e o Domagnano são os maiores vencedores com 4 títulos cada. Recentemente a FSGC elegeu Massimo Bonini, ex-volante que disputou uma final de Copa Européia com a Juventus, clube que defendeu entre 1981 e 1988, como o maior jogador de futebol da história do país. Quando da formação da seleção de sua terra natal, Bonini já estava em fim de carreira e pouco pode ajudar na melhoria da qualidade do time - foram apenas 19 convocações e nenhum gol marcado entre 1990 e 1995.

Parco desempenho muito também se deve ao campeonato nacional ser disputado por equipes amadoras. Entre os jogadores convocados para defender a seleção de San Marino no último jogo apenas o atacante Andy Selva, que atua pelo Sassuolo da Série B italiana, e o goleiro Aldo Simoncini, jogador do San Marino Calcio (clube samarinense que disputa o Campeonato Italiano) da Série C2 também da Itália, possuem contratos profissionais.

Pelo andar da carruagem nada será muito diferente na atual disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. San Marino está no Grupo 3 do torneio ao lado de República Tcheca, Polônia, Eslováquia, Eslovênia e Irlanda do Norte e já estreou perdendo para os poloneses em casa por 2 a 0 e repetiu a dose na rodada de hoje contra a Eslováquia também em seus domínios - 3 a 1. Pelo fraquíssimo nível da equipe até mesmo a primeira vitória em uma competição oficial, o grande objetivo traçado pelo treinador Giampaolo Mazza, deverá ser algo bastante improvável.

Abaixo, dados e estatísticas do maior saco de pancadas do futebol atual:


FEDERAZIONE SAMMARINESE GIUOCO CALCIO

* Fundação: 1931

* Presidente: regida pelo governo nacional

* Apelido: La Serenissima

* Treinador: Giampaolo Mazza

* Primeira partida oficial: Suíça 4 X 0 San Marino, em Serravale (San Marino) - 14 de novembro de 1990

* Maior vitória: San Marino 1 X 0 Liechtenstein, em Serravale (San Marino) - 28 de abril de 2004

* Maior derrota: San Marino 0 X 13 Alemanha, em Serravale (San Marino) - 06 de setembro de 2006

* Jogadores que mais atuaram: Mirco Gennari e Frederico Gasperoni (48 vezes)

* Maior artilheiro: Andy Selva (7 gols em 41 jogos)

* Maior jogador: Massimo Bonini




Escudo: arquivo pessoal
Foto: Daylife

Um comentário:

Milyc disse...

A seleção de San Marino não é a pior do mundo. Longe disso. Embora seja a última do ranking da FIFA (não sei se é ainda, pouco importa este ranking), existem outras ainda piores, que pontuam porque tem a oportunidade de enfrentar outras de nível parecido, e uma Alemanha. Exemplos de seleções piores são: Guam, perdeu de 11 a 0 da Palestina em 2006; Samoa Americana, levou 31 a 0 da Austrália em 2001 e em seu currículo derrotas por 10 e 20 a 0 são comuns. Entre várias outras, como Macau, Anguilla, jogam com seleções bem piores que aquelas enfrentadas por San Marino e perdem por placares ainda maiores, muito maiores.