terça-feira, 9 de dezembro de 2008

CONHEÇA O ESTÁDIO...

Millennium Stadium: uma obra-prima da engenharia para o esporte





Já que falamos do futebol galês na publicação anterior vou aproveitar o gancho e falar do estádio mais bonito e mais moderno que conheci em todas as minhas andanças pelo Brasil e pelo mundo a fora: o Millennium Stadium (Estádio do Milênio) de Cardiff, em País de Gales, onde estive em fevereiro deste ano.

Porém um detalhe: o Millennium não é utilizado por nenhum clube de futebol do país, apenas pela seleção nacional. Outro fato importante é que o estádio é a arena principal do esporte mais popular em Gales, o rugby. É lá que se abrigam os jogos da seleção nacional de rugby galesa (o Wales National Rugby Union Team). Dá até para perceber, na última foto, que as traves que estão fincadas no gramado são da modalidade.

Apesar de ser o principal palco do rugby e da seleção galesa de futebol, o Millennium Stadium também tem como atrações a reta de chegada de uma etapa do circuito mundial de rally, lutas de boxe e muitos concertos musicais. Um estádio completo para todo tipo de entretenimento que possa se imaginar.

O colosso galês antes era um pequeno estádio de críquete, outro esporte bastante praticado no Reino Unido, chamado Cardiff Arms Park, onde jogavam o Cardiff Rugby Football Club e a seleção galesa de futebol. Contudo aquele acanhado espaço já estava começando a ficar pequeno dada a crescente popularidade de ambos os esportes. Decidiu-se, então, no fim da década de 60 pela remodelação do antigo Arms Park. Assim, em 1969, era dada a largada para o erguimento do Estádio Nacional, que passou a ser a principal casa esportiva do país com seus 65 mil lugares a partir de sua inauguração em 1984.

Com a escolha de País de Gales como sede da Copa do Mundo de Rugby de 1999, a Wales Rugby Union (União de Rugby de Gales), ou WRU, que é a atual administradora do local, viu mais uma vez a necessidade de expandir a capacidade e a infra-estrutura do Estádio Nacional. Assim, em 1995, foi formada a "Comissão do Millennium" para a derradeira grande reforma do maior estádio cambriano. Para eles seria preciso disponibilizar um lugar capaz de receber diversos eventos, como já citado anteriormente. Sendo assim foi construído um teto totalmente retrátil (o maior estádio do mundo com esse aparato) para que nenhum fator climático pudesse prejudicar o andamento das competições ou shows musicais ali realizados. Possui também o mais moderno sistema de irrigação do gramado do planeta, que conta com a tecnologia GreenTech ITM, que permite uma vazão de impressionantes 90 litros de água por segundo em toda a extensão do maquinário.

Entrar e usufruir da modernidade do estádio é muito fácil: são 128 boxes de informações e recepção, 6 restaurantes. 15 bares/lanchonetes, 17 escadas rolantes, 7 elevadores, 17 postos de primeiros-socorros, auditório para conferências, cadeiras confortáveis e limpas em todos os setores, amplos vestiários, um sistema de som aliado à acústica perfeitos (quando entramos no campo os imensos placares,eletrônicos foram acionados e as caixas de som simulavam a presença dos mais de 70 mil espectadores vibrando em um evento esportivo), lojinha com diversos souvenirs e um tour com direito a guia todos os dias (como eu fiz) em horários programados. Ufa... Cansou, não é? Calma que tem mais: são 7 grandes portões de entradas para os espectadores disponíveis em todo o quarteirão em volta do Millennium, além de um vasto estacionamento para os espectadores que optarem por vir de carro - a arena se situa bem próximo ao maior terminal de ônibus da cidade, que circulam pela região constantemente, desfazendo-se a necessidade do deslocamento de automóvel -, entre outras facilidades.

Em 26 de junho de 1999 o Millennium Stadium, essa maravilha do mundo esportivo moderno, abria suas portas pela primeira vez ao público para uma partida amistosa de rugby entre as seleções de País de Gales e África do Sul. O primeiro jogo de futebol do Millennium foi um amistoso entre a seleção local e a Finlândia, em 29 de março de 2000, vencido pelos visitantes por 2 a 1. O finlandês Jari Litmanen foi o autor do primeiro gol do estádio. Como curiosidade, a primeira partida entre seleções de futebol na história realizado sob o teto retrátil fechado foi entre Brasil e País de Gales, em 23 de maio também de 2000, quando a equipe brasileira do então técnico Zagallo saiu vitoriosa por 3 a 0. Durante 4 anos, entre 2001 e 2005, o local foi sede das finais da FA Cup inglesa devido à construção do novo estádio de Wembley, em Londres, tradicional palco das decisões.

Se pudéssemos eleger as 7 maravilhas esportivas do mundo moderno certamente o Millennium Stadium estaria incluso entre os primeiros (no meu voto constaria como a maior), uma verdadeira obra-prima da engenharia para o entretenimento e um primor de organização por parte de seus zelosos administradores. Fiquei maravilhado com o que vi e creio não ser diferente com as aproximadamente 1,3 milhão de pessoas que por lá passam todo ano. Pena não ter vivido a experiência de assistir uma partida de futebol - ou até mesmo de rugby que nem acompanho tanto.

Abaixo, dados e estatísticas de uma obra-prima do esporte mundial:


MILLENNIUM STADIUM (em galês: Stadiwm y Mileniwm)

* Local: Cardiff, País de Gales

* Inauguração: 26 de junho de 1999

* Capacidade: 74.500 pessoas sentadas

* Proprietário: WRU - Wales Rugby Union

* Dimensões do campo: 120 X 79m

* Teto retrátil: 8960 m²

*
Empresas responsáveis pela construção:
HOK & LOBB Partnership e WS Atkins

*
Primeira partida de futebol: País de Gales 1 X 2 Finlândia, em 29 de março de 2000

* Primeiro gol: Jari Litmanen/FIN (20 min do 1º tempo)






Foto 1: Africafoot
Demais fotos: arquivo pessoal

Um comentário:

Flávio Frois disse...

Ola!!!
gostei muito desse post e tbm do seu blog, eu gostaria de poder acompanha-lo..vc poderia colocar o link para seguidores.. o que acha ? eu seria o primeiro a entrar. abraços