sábado, 17 de janeiro de 2009

O CARTOLA MEGA POP-STAR



Elton John: cartola nas horas vagas





Logo mais à noite São Paulo será palco de um mega espetáculo do super astro da música pop mundial Elton John. O inglês, de 61 anos, é um dos mais famosos cantores do mundo e está fazendo um giro pelo planeta com sua turnê "Rocket Man - The Definitive Hits". No dia 19 o Rio de Janeiro também receberá o artista, que fez sua última apresentação no Brasil em 1995.

Mas você deve estar se perguntando: o que diabos Elton John e sua turnê tem a ver com futebol? Respondo: tudo! Por trás desse vozerão e da inquietação no palco - que leva os fãs ao delírio - existe um grande desportista. Sir Elton John, condecorado pela Rainha Elisabeth II com a Ordem do Império Britânico, é profundo entusiasta do tênis e do futebol. Como assunto exclusivo deste blog vamos no ater à segunda opção.

Antes mesmo de estourar no mundo da música Elton John já era grande torcedor e benemérito do Watford F.C., clube da cidade de mesmo nome situado no condado de Hertfordshire, na Inglaterra, e que disputa atualmente a League Championship (equivalente à segunda divisão do campeonato nacional). Tamanha era a paixão pelos Golden Boys que o pop-star decidiu comprar o time em 1976. Até 1987, quando o vendeu a Jack Petchey, a administração do "cantor-cartola nas horas vagas" foi tão cheia de êxitos como sua carreira artística. Ao assumir a presidência encontrou o Watford amargando a 4ª divisão nacional. Na temporada 1982/83 a equipe já disputava a primeira divisão e conseguia um histórico vice-campeonato - o campeão foi o Liverpool - , além de revelar John Barnes, um dos grandes nomes do futebol inglês nos anos 80. Na temporada seguinte participou da Copa da UEFA e, um ano mais tarde, era novamente vice-campeão, agora da FA Cup ao ser derrotado pelo Everton - resultados bastante expressivos para quem quase amargava o semi-amadorismo menos de uma década atrás.

Elton John vendeu o clube a Jack Petchey em 1987, mas antes o deixou em um honroso 9º lugar o Campeonato Inglês. Contudo a venda fez estragos na equipe, pois na temporada seguinte foi rebaixada para a segunda divisão. O cantor continuou como presidente até 1997, ano em que decidiu comprar novamente as ações. Por mais cinco anos administrou o clube, até que desistiu do cargo quando percebeu que sua agenda artística não lhe dispunha de tempo suficiente para administrar o time como pretendia. Entretanto foi-lhe concedido pela nova diretoria dos Hornets o título de presidente de honra vitalício por seus grandes serviços prestados - desde que tornou-se sócio do Watford, o cantor investiu milhões de libras na manutenção, contratação de jogadores e pagamento de salários de atletas e comissão técnica.

Em novembro de 2008, após desentendimento com o então mandatário Graham Simpson e sua atual política de gestão do clube, o Rocket Man de Vicarage Road (o estádio do Watford) decidiu afastar-se por completo do time. Tal decisão se deu por conta da ação precipitada, segundo o próprio ex-dono a gota d'água para o afastamento, de demitir o treinador à época Adrian Boothroyd, apesar da campanha irregular da equipe na League Championship.

Só que, dois meses mais tarde, o astro britânico acena com a possibilidade de retornar à direção de seu time do coração após a saída do seu desafeto Simpson. O presidente interino Andrew Wilson convidou Elton John novamente para fazer parte do quadro diretivo do Watford e fez questão de lhe mostrar seus projetos para a futura administração, fato que fez com que o autor de "Nikita", "Sad Songs", entre outras grandes canções repensasse sua decisão de novembro passado. Os torcedores do Alce esperam ansiosamente por seu retorno, pois tão magníficas quanto suas músicas são as administrações profissionais e bem sucedidas como a sua própria carreira musical.







Foto 1: E-Online
Foto 2: Watford Observer

Escudo: arquivo pessoal

Nenhum comentário: