quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O REMANESCENTE MAGNÍFICO MAGIAR

Gyula Grosics: remanescente da Hungria mágica dos anos 50






Dando continuidade ao post passado vamos hoje falar um pouco da carreira de Gyula Grosics, goleiro da fantástica Hungria que encantou o mundo na década de 50. Aproveitando o ensejo, hoje, dia 4 de fevereiro, é o aniversário do lendário arqueiro, que completa 83 anos de vida.

Grosics Gyula (forma nativa da escrita do nome) nasceu em Dorog, na Hungria, no dia 04 de fevereiro de 1926, como já dito. Iniciou sua brilhante carreira aos 19 anos no clube de sua cidade natal, o Dorogi Bányász. Desde jovem já demonstrava seu enorme talento debaixo das traves. Ele, ao lado de outro lendário goleiro, o russo "Aranha Negra" (Lev Yashin), foi o pioneiro no modo de jogar da posição, similar a um líbero com suas saídas do gol para interceptar as bolas alçadas à sua área. Não é à toa que muitos goleiros mundo a fora seguem o exemplo de Grosics até hoje. Tanto que, com apenas 21 anos, já estreava pela seleção húngara.

Em 1947 transferiu-se para o Mateosz Budapest, um dos clubes da capital do país, onde ficou mais duas temporadas. Em 1949 ainda teve uma rápida passagem pelo Teherfuvar quando, no ano seguinte, sua carreira deu o grande salto de qualidade. Em 1950 a Hungria vivia sob o regime comunista e no ano anterior o Ministério do Exército havia incorporado o clube Kispest FC e o transformou numa espécie de representação esportiva das Forças Armadas nacional. E coloque "força" nisso, pois o time, então rebatizado de Budapest Honvéd, montou um verdadeiro esquadrão com craques que fizeram história como Sándor Kocsis, Zoltán Czibor, László Budai, Gyula Lóránt, a estrela maior Férenc Puskas e Gyula Grosics - base dos "Magníficos Magiares" campeões olímpicos de 1952 e vice-campeões mundiais em 1954, na Suíça.

Estava formada uma verdadeira artilharia pesada o futebol mundial. E, como diz o velho jargão futebolístico, todo grande time começa por um grande goleiro. E essa máxima é comprovada com o dono da camisa 1 do Honvéd. Com a equipe dos militares foram 4 títulos do Campeonato Húngaro. Em 1957, enquanto ocorria a Revolução Húngara após a invasão da União Soviética em 56, Grosics e seus companheiros de clube participaram de uma excursão por vários paises - dentre eles o Brasil. E foi nessa passagem por nossa terra, após os amistosos contra Flamengo, Botafogo e um combinado carioca, que surgiu a possibilidade do Fekete Párduc ("Pantera Negra" em húngaro) atuar no futebol brasileiro - mais precisamente no rubro-negro. Em sua entrevista concedida no dia 24 de janeiro, título da última publicação, o ex-atleta afirmou que chegou a acertar sua vinda para o Flamengo, mas que problemas particulares o impediu de conceder esse brilho a mais ao nosso esporte brasileiro.

Depois dessa excursão a FIFA declarou o Budapest Honvéd ilegal e o baniu de competições oficiais. Dessa forma diversos jogadores optaram por não retornarem ao país, o que enfraqueceu bastante a equipe. Grosics permaneceu em sua terra natal e continuou sua brilhante carreira no Tatabánya Bányász SC até 1962. Neste ano surgiu a oportunidade de atuar pelo seu clube do coração, o Ferencvarósi Torma Club, entretanto foi impedido de assinar contrato, pois as "Águias Verdes" e o MTK Hungária FC estavam à época impedidos pela polícia do governo comunista húngaro de atuarem por serem considerados representantes de ideologia de extrema-direita. Tal decepção o levou a anunciar sua aposentadoria dos gramados aos 36 anos de idade.

Pela seleção, Gyula Grosics atuou em 86 oportunidades durante 15 anos (1947-62). Conquistou a medalha de ouro olímpica nos Jogos de Helsinki, na Finlândia, em 1952, além do vice-campeonato da Copa do Mundo de 1954, naquela que é considerada por muitos a maior injustiça da história dos mundiais, quando os magiares perderam para os alemães por 3 a 2 na final mesmo com uma equipe de longe bastante superior tecnicamente. Além das Olimpíadas de 52 e da Copa de 54 , o ex-arqueiro fez parte do selecionado nacional nas Copas de 58 e 62.

Em 2008 Grosics foi homenageado pelo Ferencváros com o pontapé inicial e alguns minutos no gol durante um amistoso contra o inglês Sheffield United até ser substituído e ovacionado pelos torcedores presentes. Obviamente não foi atacado em nenhum momento, pois quem no lado adversário se atreveria a atrapalhar a homenagem a uma lenda do esporte de 82 anos?

Esse simpático senhor que hoje completa 83 anos de vida é o único ainda vivo juntamente com o ex-defensor Jenő Buzánszky do Golden Team (Time de ouro) que encantou os aficcionados por futebol pelo mundo a fora.

Abaixo, dados e estatísticas do magnífico magiar "Pantera Negra".


* Nome: Grosics Gyula

* Nascimento: 04 de fevereiro de 1926 em Dorog/HUN

* Posição: goleiro

* Apelido: Pantera Negra (Fekete Párduc)

* Clubes (5): Dorogi Bányász (1945/47), Mateosz Budapest (1947/49), Teherfuvar (1949/50), Budapest Honvéd FC (1950/57) e Tatabánya Bányász SC (1957/62)

* Títulos (5): Campeonato Húngaro (1950, 1952, 1954 e 1955) e Jogos Olímpicos de Helsinki (medalha de ouro - 1952)

* Seleção Húngara: 86 jogos (1947/62)






Foto 1: ARD
Foto 2: Site oficial da Bundesliga

Nenhum comentário: