quinta-feira, 14 de maio de 2009

A CASA "CATÓLICA" DO CHILE

San Carlos de Apoquindo: casa "católica" chilena





Voltando ao meu itinerário de férias nesta publicação irei comentar sobre minha visita ao estádio San Carlos de Apoquindo, localizado na cidade de Santiago do Chile, no qual tive o prazer de acompanhar uma partida válida pelo Campeonato Chileno. Infelizmente por problemas em minha máquina fotográfica no dia só pude fazer um único registro pessoal (Foto 3). Ao menos os demais momentos irão ficar marcados na memória para sempre.

Situado no setor de mesmo nome, no subúrbio da capital chilena, na comuna de Las Condes, o Complexo Desportivo San Carlos de Apoquindo é bastante recente. Tem pouco mais de 20 anos de inaugurado, mais precisamente na data de 4 de setembro de 1988 e seu proprietário é o tradicional Universidad Católica. Sua capacidade é um pouco acanhada - apenas para 20 mil pessoas -, mas suficientemente confortável para o acompanhamento dos jogos ali realizados. Tem uma arquitetura bem simples, mas bonita, aliada à imponente paisagem da Cordilheira dos Andes ao fundo. Sua partida inaugural foi entre os donos da casa e o argentino River Plate, no mesmo dia da abertura do estádio.

Anteriormente o Club Deportivo Universidad Católica mandava seus jogos no estádio Independencia, situado nos arredores de Santiago, porém após sua venda em 1971 mudou-se para a atual casa em Las Condes. O San Carlos de Apoquindo possui 4 campos além do principal para as partidas de futebol profissional dedicados às categorias de base. Possui ainda centro de residências para os atletas, dos juvenis aos sêniores, um grande estacionamento para aproximadamente 3 mil veículos e mais 2 campos para a prática do rugby, um para o hockey na grama, diversas quadras de tênis, uma área para equitação e uma moderna pista de atletismo. Seu placar eletrônico é o único multicolorido do país e conta com moderna tecnologia. Ou seja, um grande complexo desportivo para todos os gostos e idades e um dos mais modernos da América do Sul, que não deixa a desejar a muitos similares europeus.

Na minha opinião os únicos "defeitos" do estádio são sua distância em relação ao centro de Santiago - de ônibus ou metrô se gasta quase 1h no trajeto saindo da estação Escuela Militar, que foi o roteiro que fiz - e sua pequena capacidade conforme já comentado. No mais é um ótimo espaço de entretenimento para quem gosta de futebol.

O dia era 08 de março deste ano e a partida que fui acompanhar era entre a UC e o tradicional Cobreloa, vice-campeão da Taça Libertadores de 1981 derrotado pelo brasileiro Flamengo, valia pela 7ª rodada do Torneo Apertura do Campeonato Chileno. Contudo de tradicional mesmo ficou só o nome, pois o placar terminou 4 a 0 para os donos da casa. O confronto começaria às 19h, cheguei ao campo por volta das 18:20h e lá percebi que minha máquina fotográfica sofreu um pequeno problema com o vazamento de uma das pilhas, que só pode ser solucionado no dia seguinte, o que infelizmente me proporcionou uma única fotografia e me privou de registrar minha passagem por lá e os principais momentos da partida.

Enfim, tive que me contentar em apenas acompanhar e gravar na memória as recordações e trazê-las até aqui. A torcida local fez bastante barulho e tremulava suas bandeiras bastante animada com o clube, apesar da campanha irregular na competição. O alambrado se situa bem próximo às arquibancadas e logo se entupiu com faixas dos torcedores. Assisti boa parte do jogo de pé devido ao movimento constante de uma das torcidas organizadas da Universidad Católica - a dos Los Cruzados, uma das mais fanáticas da equipe. Diferentemente das brasileiras, as hinchadas chilenas e argentinas cantam e gritam do começo ao fim do evento num ritmo contagiante.

A UC dominou amplamente o confronto e goleou o rival laranja por 4 a 0, com gols de Mirosevic (12 min do 1º tempo) - capitão e principal jogador da equipe -, Caggiano duas vezes (41 min do 1º e 25 min do 2º tempo) e Luna (40 min do 2º tempo).

Ao fim da jornada regressei para meu hotel bastante satisfeito após vivenciar mais uma grande experiência com o futebol internacional, assim como foi o espetáculo que presenciei no monumental estádio Santiago Bernabeu, em Madrid, ano passado (Real Madrid 7 X Real Valladolid).

Abaixo, dados da casa "católica" do futebol chileno.


COMPLEJO DEPORTIVO SAN CARLOS DE APOQUINDO

* Fundação: 04 de setembro de 1988

* Local: Santiago/CHI

* Proprietário: Club Deportivo Universidad Católica/CHI

* Capacidade: 20 mil pessoas

* Dimensões: 108m X 68m




Foto 1: Wordpress
Foto 2: World Stadiums
Foto 3: arquivo pessoal

Um comentário:

Ramon disse...

O time da Universidad Catolica sempre presente em Libertadores da América (vice-campeão em 1993 frente ao poderoso São Paulo de Telê Santana e cia...e depois de uma sonora goleada no primeiro jogo) com certeza é motivo de orgulho do futebol Chileno e merece respeito de todos os amantes do futebol. Gostaria de saber o nome de algum grande craque que foi prata da casa e teve uma significativa projeção internacional. Abraço!!!