domingo, 23 de agosto de 2009

COLABORAÇÃO DO LEITOR


Sir Bobby Robson: os motivos de sua saída do Sporting Lisboa





A participação dos leitores é de suma importância para a continuidade do blog. Digo isso porque na publicação de hoje contei com a colaboração do leitor Duarte Temtem, que não mencionou o lugar em que vive, mas que suponho ser Portugal dado seu conhecimento sobre o Sporting de Lisboa e pelo seu texto possuir vocábulos originados daquela terra.

Bom, o Duarte acrescentou uma informação através do link de comentários a respeito de meu post sobre o falecimento de Sir Bobby Robson há duas semanas. O texto segue na íntegra a seguir:

"Caro Carlos

Venho apenas fazer uma ligeira correcção, aproveitando ainda para acrescentar mais alguma informação que considero pertinente.

Bobby Robson foi afastado do comando técnico do Sporting Clube de Portugal (SCP) no final do ano de 1993, mas não por divergências com a direcção relativamente a contratações. O que motivou a sua demissão foi a eliminação do SCP nos oitavos-de-final da Taça Uefa diante do Casino Salzburg (hoje chamado Red Bull Salzburg).

Curiosamente, esta equipa haveria de atingir a final nesse ano, perdendo-a para o Inter de Milão, num jogo em que o guarda-redes nerazzurri Walter Zenga fez uma exibição incrível.

Sousa Cintra, o então presidente do SCP, acalentava um velho sonho de ver Carlos Queiroz (que hoje lidera a selecção portuguesa) envergar a braçadeira de treinador leonino. Como tal, usou a eliminação frente ao Salzburg como subterfúgio para satisfazer este seu capricho (até porque a equipa estava em 1º lugar do campeonato, como o Carlos referiu).

A relação de Robson com os jogadores era de tal modo exímia, que estes organizaram um jantar de despedida para Sir Bobby aquando da sua demissão. Após o jantar, um promissor avançado sportinguista de 22 anos (Cherbakov) iria passar um sinal vermelho acabando por colidir com outra viatura a grande velocidade. Este acidente marcou indelevelmente a época 1993/1994 pois Cherba (como era carinhosamente tratado pelos adeptos de Alvalade) ficaria paraplégico.

Mas tanto Robson como Cherba ficarão para sempre nos corações leoninos."


Pois bem, caro Duarte, a informação que tenho das diversas fontes de minhas pesquisas até mencionaram esse jogo contra o Salzburg, pela Copa da UEFA, e a suposta preferência da alta cúpula leonina em contar com Carlos Queiroz para o comando técnico. Entretanto, como você bem frisou, a eliminação no torneio europeu foi apenas um mero pretexto para a saída de Robson, que já vinha com alguns atritos com a direção do clube. As contratações sem o consentimento do treinador de fato não aconteceram, mas só a intenção dos cartolas já foi um dos motivos pro desgaste entre estes dois setores do Sporting. E dada a lealdade de Bobby Robson aos jogadores do atual plantel sportinguista é que ocorreu essa despedida carinhosa por parte de seus comandados. Pelo menos é ao que se refere as fontes encontradas e ao meu conhecimento. Mesmo assim foi muito valioso seu comentário, agradeço desde já!

Façam como o Duarte, participem comigo através do e-mail ou do link comentários logo ao final das publicações. Será um imenso prazer!




Foto: BBC
Escudo: arquivo pessoal

Um comentário:

Alexandre Perin disse...

nao sabia desta história... que lástima
tb escrevi sobre Sir Bobby no meu blog, exemplo de fair play e amor ao esporte