quinta-feira, 29 de outubro de 2009

VOCÊ CONHECE... O A. D. ALCORCÓN???



A. D. Alcorcón: fez Real Madrid cair de 4 literalmente





Que o futebol é um esporte apaixonante todos sabemos, mais ainda por acontecimentos inusitados como o desta semana quando o inexpressivo Alcorcón fez o ultra-poderoso Real Madrid cair literalmente de 4 pela Copa do Rey da Espanha no último dia 27. Mas, como diz a gíria popular, quem é Alcorcón no "jogo do bicho"? Vamos conhecê-lo a partir de agora.

A Agrupación Deportiva Alcorcón é uma modesta equipe que disputa a Segunda División B espanhola, equivalente à nossa 3ª divisão nacional. Situa-se na cidade de mesmo nome, que faz parte da grande Madrid e está distante 13 km da capital da Espanha. Foi fundada em 1971 por Dionisio Muñoz Jerez e desde então permabula pelas divisões inferiores do país. Iniciou sua trajetória na Regional Preferente de Madrid, ou seja, na 5ª divisão do país e desde a temporada 2000/01 joga a "terceirona". Atua no também modesto estádio Santo Domingo, que tem capacidade para 3000 pessoas.

O clube é tão inexpressivo que em seus 38 anos de história não conquistou um único título, mesmo em competições de nível mais baixo como a 5ª e a 4ª divisões. Seu maior feito em relação à classificação em torneios nacionais foi ter disputado a final do playoff de acesso à segunda divisão na temporada 2008/09 depois de ter ficado em 3º em seu grupo na competição - o que lhe garantiu uma vaga na Copa do Rey 2009/10.

O estádio Santo Domingo foi palco de um vexame para os comandados de Manuel Pellegrini, mas por outro lado foi a redenção de um atacante que é um verdadeiro carrasco do Real Madrid na Copa do Rey: Francisco de Borja Pérez-Peñas Díaz-Mauriño, ou simplesmente Borja, de 27 anos . Em 5 partidas contra a equipe que hoje conta com Kaká e Cristiano Ronaldo, foram 6 gols - 2 neste último confronto. Complementaram o placar Ernesto e Arbeloa contra. Mesmo sem boa parte das estrelas, grandes jogadores como Raúl, Benzema e Nilsterooy estavam em campo e tinham totais condições de vencer o confronto.

Este foi o primeiro encontro do modesto clube da terceira divisão com um time que está na La Liga. Tudo isso fez com que a goleada de 4 a 0 sobre os gigantes de Madrid pelos 16 avos de final da competição a tornasse ainda mais vexatória para os Merengues e fosse considerada a maior conquista do Alcór em toda a sua história. Está aí mais uma história de superação, onde o fraco vence o forte, e faz do futebol um esporte que aficciona milhões de pessoas ao redor do planeta.

Abaixo, dados do A. D. Alcorcón.


AGRUPACIÓN DEPORTIVA ALCORCÓN


* Fundação:
1971

* Local: Alcorcón/ESP

* Presidente: Esteban Márquez Ponce

* Treinador: Juan Antonio Albacete Anquela

* Estádio: Santo Domingo (3000 pessoas)

* Títulos: nenhum

* Principais jogadores: Borja (atacante), José Capdevilla (meia), Victor (meia), Chupe (atacante)




Escudo: arquivo pessoal
Foto 1: Site oficial do A. D. Alcorcón
Foto 2: Marca

Nenhum comentário: