segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A SÉRIE D(ESORGANIZADA) DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Série D de desorganização do Campeonato Brasileiro





Após o término da Série C do Campeonato Brasileiro no último mês, que decretou o América/MG como seu campeão e ainda promoveu o acesso à segunda divisão para ASA/AL (vice-campeão), Icasa/CE e Guaratinguetá/SP, estamos à porta de mais uma decisão de título de uma divisão inferior do nosso futebol. Trata-se da Série D, o 4º nível do nosso sistema de jogo, que definiram São Raimundo/PA e Macaé/RJ para a disputa do torneio após o último fim de semana, além dos acessos de Alecrim/RN e Chapecoense para a Terceirona de 2010.

Na verdade, a nossa estreante quarta divisão de 2009 teve a letra "D" bem a calhar. Seria uma idéia de "D"esorganização, nada que surpreenda partindo das "cabeças pensantes" da nossa CBF. Embora sem nenhum suporte logístico, midiático e financeiro da nossa entidade maior do futebol brasileiro, 40 clubes foram divididos em 10 chaves regionalizadas com 4 times cada, que tinham participação garantida de acordo com o posicionamento em seus respectivos campeonatos estaduais (obviamente excluindo-se os participantes da divisões superiores). A bagunça começa já daí, pois o regulamento previa os 40 participantes, mas o estado do Acre não inscreveu nenhuma equipe, o que reduziu o número de competidores para 39 e, consequentemente, fez com que um dos grupos tivesse seu número de agremiações reduzido para 3.

A competição teve seu início em 5 de julho até com times de alguma tradição no cenário nacional como Santa Cruz/PE, CSA/AL, Paulista/SP, Nacional/AM e Londrina/PR, mas também nobres desconhecidos como nos casos de Naviraiense/MS, Araguaia/MT, Ypiranga/RS, Atlético Roraima/RR, entre muitos outros. Desses 39 passariam 2 de cada grupo para a segunda fase, perfazendo-se 20 equipes que disputariam um "mata-mata" a partir de então. Só na genialidade das cabeças pensantes dos responsáveis pela edição do regulamento da competição essa matemática daria certo, pois chegou-se ao ponto de nas quartas-de-final ter apenas 5 times para a disputa que obtiveram a vaga dentro de campo. Daí a (im)perfeição da regra: 3 clubes seriam "beneficiados" pelo índice técnico (?) na terceira fase, ou seja, um derrotado nos cruzamentos poderia até mesmo ser campeão da Série D. Prêmio para quem foi incompetente no final das contas.

Dos 8 classificados, seja na bola ou seja por vias de regulamento, sobraram os 4 que foram promovidos para a Série C de 2010, conforme já citado no início da publicação. Neste fim de semana, Alecrim/RN e Chapecoense/SC sucumbiram diante de São Raimundo/PA e Macaé/RJ, respectivamente. Paraenses e cariocas disputarão o título de primeiro campeão da história da 4ª divisão brasileira a partir desta semana em dois jogos. A boa notícia é que nenhum dos 4 que ascenderam à terceira divisão se valeram da regra esdrúxula do índice técnico para avançar de fase. Ao menos justiça foi feita.

No atual torneio o meia Michel, do São Raimundo/PA, é o artilheiro com 9 gols até a rodada deste fim de semana (18 de outubro). O jogo decisivo, em Santarém/PA, será no dia 1 de novembro. Para 2010 o regulamento - e a matemática bisonha - serão mantidos e contando com o mesmo número de times previsto inicialmente para este ano. As vagas serão distribuídas de acordo com o RNF (Ranking Nacional de Federações), cujos 9 melhores colocados terão direito a 2 vagas na competição, enquanto que os demais, apenas uma - além dos 4 rebaixados da Série C de 2009, que foram Confiança/SE, Marcílio Dias/SC, Mixto/MT e Sampaio Corrêa/MA.

Apesar da falta de apoio, da precária estrutura e do quase amadorismo da competição, que sirva de pontapé inicial para a organização do futebol brasileiro, com oportunidades iguais aos clubes do país e motivação para o torcedor acompanhar seu clube do coração durante toda uma temporada.




Obs.: Perdoem-me a pouca qualidade da montagem das fotos, mas este que lhes escreve quase nada entende de edição de imagens.




Foto do Macaé/RJ: Blogols
Foto do Chapecoense: Blog Passando a bola

Nenhum comentário: