domingo, 11 de outubro de 2009

VOCÊ CONHECE... O CAMBRIDGE UNITED?


Calma, o escudo não é uma ofensa, é o modesto Cambridge United F.C.!





Gostaria de me desculpar com os amigos leitores pelo tempo em que fiquei sem publicar coisa alguma, mas por motivos familiares e de trabalho tive que me ausentar por uns instantes. Contudo estamos de volta aqui para mais histórias para contar.

Hoje vamos falar de um modesto clube do futebol inglês, cuja maior curiosidade é o seu escudo, que para nós soa até de mau gosto, mas é bom lembrar que para os britânicos tal sigla não quer dizer nada. E, sendo assim, seu conteúdo não pode ser, digamos, censurado.

Estamos falando do Cambridge United Football Club, pequeno time das divisões inferiores da Inglaterra situado na famosa cidade britânica por sua universidade. Fundado em 1912 como Abbey United (Abbey é um distrito da cidade de Cambridge e onde fica localizado o atual estádio do clube), iniciou-se no futebol nas divisões amadoras do país. Até 1932 não possuía campo próprio de jogo, quando atuava em vários locais ao redor da cidade. A partir de então passou a ter sua própria casa - o Abbey Stadium, com capacidade atual para 9617 pessoas. No ano de 1949 o time profissionalizou-se e passou a disputar a Eastern Counties Football League, atual Ridgeons Football League e equivalente à 10ª divisão nacional.

O United passou a utilizar seu atual nome em 1951 e continuava disputando a 10ª divisão, porém na temporada 1957/58 foi promovido para a Southern League, que engloba 3 divisões (
Division One Midlands, Division One South & West e Premier Division). Três temporadas mais tarde a equipe estava disputando a divisão principal da liga.

A afirmação do nome do U's foi na década de 70 quando alcançou a Second Division, à época o segundo nível do futebol inglês. Sua melhor participação foi na temporada 1979/80 com um honroso 8º lugar. Entretanto os anos 80 não fizeram muito bem ao clube - 4 anos depois foi relegado à terceira divisão com um recorde negativo de 31 derrotas durante toda a competição. Na Third Division novo vexame e mais um rebaixamento.

No ano de 1988 encerrava a carreira de jogador o meia John Beck no próprio Cambridge United e este nome entraria para a história do time a partir dos anos 90. Beck assume o comando técnico em Abbey e promove um grande desenvolvimento dentro de campo. Consegue conquistar o acesso à 3ª divisão na primeira temporada jogando um play-off no lendário estádio de Wembley. Além disso conseguiu chegar até às quartas-de-final da FA Cup por duas temporadas consecutivas (1990 e 1991). Ainda em 1991 fatura o título da 3ª divisão e retorna à Division Two depois de 7 anos.

Nesta época de ótimas campanhas vários nomes começaram a ter destaque dentro do clube e passaram a despertar a cobiça dos demais, tais como o atacante Dion Dublin (vendido ao poderoso Manchester United em 1992 por £ 1 milhão), o meia Liam Daish, o atacante Steve Claridge (que a título de curiosidade ainda atua aos 43 anos no semi-profissional Weymouth), o zagueiro Gary Rowett, entre outros. A temporada 1991/92 seria a última antes da criação da Premier League, a atual primeira divisão do futebol inglês. Os clubes que ali ascendessem fatalmente seriam considerados co-fundadores da competição, oportunidades esta perdida pelos comandados de John Beck com o 5º lugar na segunda divisão. Esta foi a sua última participação honrosa nas divisões de cima do sistema de futebol britânico.

Na temporada seguinte aconteceu a demissão do técnico John Beck e junto à ela a queda da qualidade do clube. Nos 3 anos posteriores foram 2 rebaixamentos até a então recém criada Division Three (quarta divisão). Até conseguiu retornar à Division Two em 2001, mas mal esquentou o lugar e voltou a cair em 2002. Finalmente na temporada 2004/05, após mais de 30 anos na divisão profissional da Inglaterra, o Cambridge United foi relegado à Football Conference, a Conferência Nacional, que envolve clubes semi-profissionais do Reino Unido.

Com o advento da queda de nível o clube começou a passar sérias dificuldades financeiras com a redução da receita. Tal dificuldade fez com que o United chegasse à bancarrôta e quase fosse à falência. Em 2005 a crise financeira da equipe foi minimizada com a intervenção do então ministro dos esportes britânico Richard Caborn, curiosamente torcedor do Sheffield United, que intermediou um acordo da dívida de impostos com a HRMC (Her Majesty's Revenue and Customs), instituição com funções semelhantes à nossa Receita Federal.

Atualmente o Cambridge United disputa ainda a Conferência e é treinado por Martin Ling. Possui em seu elenco apenas atletas nascidos na Inglaterra e aposta nas jovens promessas para retornar à Football League o mais rápido possível. Nomes como o do atacante Chris Holroyd, atual artilheiro da Conferência Nacional com 13 gols, podem tornar isso realidade. Porém nesta temporada as coisas andam meio complicadas para os lados do Abbey Stadium, que ocupa a modesta 9ª colocação do torneio com apenas 24 pontos, 15 a menos que o líder Oxford United depois de 16 rodadas.

Eu possuo uma camisa do clube, a que possuía listras verticais pretas, comprada em sua lojinha oficial (é verdade, clubes semi-profissionais ingleses ainda assim estão anos-luz à frente dos "profissionais" brasileiros em termos de estrutura e organização). Creio eu ser um dos raros donos de uma camisa oficial do time no país. Ao contrário do que seu escudo faz entender em nosso país, o futebol e os negócios lá em Abbey são levados muito a sério.

Abaixo, dados e estatíticas do clube da cidade mais conhecida por sua universidade que pelo futebol.


CAMBRIDGE UNITED FOOTBALL CLUB


* Fundação: 1912 (como Abbey United)

* Apelidos: United, The U's

* Presidente:
Paul Barry

* Treinador: Martin Ling

* Estádio: Abbey Stadium (9617 pessoas)

* Uniforme: Camisa amarela com faixa diagonal preta, calções amarelos e meiões pretos (titular); Camisas, calções e meiões azuis claros (reserva)

* Títulos (5): Southern League Cup (1968/69), Southern League Premier Division (1968/69 e 1969/70), Division Four (1976/77), Division Three (1990/91)

* Jogador que mais vestiu a camisa:
Steve Spriggs (416 jogos)

* Maior artilheiro: John Taylor (83 gols)




* Escudo: arquivo pessoal
* Foto: Site oficial do Cambridge United F. C.


Nenhum comentário: