quinta-feira, 10 de setembro de 2009

UMA ESPERA DE 5 ANOS


Ilhas Faroe: vitória após 5 anos de jejum





A Seleção Brasileira empolgou sua torcida com a impressionante marca de 11 jogos seguidos com vitória e mais de um ano sem saber o que é uma derrota. Não à toa a equipe comandada pelo ex-capitão Dunga já está de passaporte carimbado para a Copa do Mundo da África do Sul em 2010 e continua sendo a única nação a participar de todos os mundiais até aqui realizados.

Entretanto algumas nações vêem uma participação em uma Copa como um sonho quase impossível de ser realizado. Outras vão mais longe ainda: quando uma simples vitória já é suficiente para festejar durante um bom tempo - até mesmo pelos próximos 5 anos!

Aqui no blog já destacamos a pior seleção de futebol da Europa, "honra" pertencente ao principado de San Marino, que jamais viu um ponto sequer em torneios oficiais, e o calvário das mais de 100 partidas perdidas em pouco mais de 100 anos de história do futebol luxemburguês. Desta vez vamos destacar uma seleção que até tem um pouco mais de sucesso dentro de campo que as duas anteriormente citadas, mas que não deixa de ser outro saco de pancadas. Vale salientar que este selecionado conseguiu sua primeira vitória em uma competição oficial após 5 anos de longa espera.

Estamos falando da seleção das diminutas Ilhas Faroe (Føroyar em farôes, ou a "Ilha das ovelhas"), que venceu em casa ontem (09/09/2009) a Lituânia por 2 a 1 em partida válida pelas Eliminatórias Européias para a Copa do Mundo de 2010, com gols de Hansen e Olsen. Este arquipélago paradisíaco constituido de 18 ilhas é uma província autônoma da Dinamarca desde 1948, ou seja, possui independência política, entretanto ainda é regido pelas leis e pelas Forças Armadas do reino dinamarquês. Tem 1399 km² de extensão, possui uma população de 48.940 habitantes (dados de julho de 2009), situa-se entre o Mar da Noruega e o Oceano Atlântico Norte e faz fronteira marítima com a Escócia e a Islândia. De relevo bastante rochoso, o país, cuja capital é Tórshavn, tem como principais atividades econômicas a pesca, a agricultura e a prestação de serviços e sua moeda é a Faroese Króna (Coroa Faroesa).

No esporte a principal modalidade praticada no arquipélago, como na maioria dos países do planeta, é o futebol. Desde o século 19 que se tem notícia da prática futebolística na região, contudo a primeira partida disputada seleção local é datada de 9 de junho de 1930, realizada em Lerwick nas Ilhas Shetland (pertencente à Escócia), e o placar foi de 5 a 1 para o selecionado anfitrião. Porém os jogos ocorridos até 1988 não são computados como "oficiais" pela FIFA e pela UEFA. Oficialmente a primeira aparição da seleção faroesa se deu em 24 de agosto de 1988 em Akranes, na Islândia, na derrota por 1 a 0 para os donos da casa. A Fótbóltssamband Føroya, ou Associação das Ilhas Faroe de Futebol (FSF), foi fundada em 1979, mas apenas filiou-se à FIFA em 1988 e à UEFA 2 anos mais tarde. O selecionado atua em dois estádios: o Tórsvøllur, situado na capital Tórshavn e com capacidade para 6 mil espectadores, e o Svangaskarð, localizado em Toftir e capaz de receber 7 mil pessoas.

A seleção faroesa, assim como as já citadas de Luxemburgo e San Marino, nunca obteve classificação para qualquer torneio oficial. Os resultados são bastante inexpressivos, desde sua primeira participação em uma competição continental - as Eliminatórias para Euro 1992. A FSF organiza o campeonato nacional desde 1949, a Premier League, que hoje é denominada Vodafonedeildin desde fevereiro deste ano por razões de patrocínio. O certame é composto por 10 equipes que jogam entre si em turno e returno. O campeão ganha o direito a disputar as fases preliminares da Liga dos Campeões da Europa, enquanto os outros 3 melhores colocados vão tentar a sorte nas eliminatórias da Liga Europa (antiga Copa da UEFA). Os 2 últimos colocados são rebaixados à 1. deild - a segunda divisão de lá. Seu maior vencedor é o Havnar Bóltfelag Tórshavn (HB) com 19 troféus, seguido do Klaksvíkar Ítróttarfelag (KÍ Klaksvík) detentor de 17 títulos. O atual campeão faroês é o EB/Streymur.

A maioria dos jogadores das Ilhas Faroe são semi-amadores, ou seja, possuem outra ocupação além da de atleta de futebol. São marceneiros, bombeiros, encanadores, professores, entre outros que se aventuram no mundo da bola muitas vezes pelo puro prazer de praticar o esporte. Esse dado reflete diretamente no rendimento da seleção, com jogadores com pouquíssima rodagem internacional e dada a baixa qualidade do futebol praticado. Para se ter uma idéia de sua fragilidade a última vitória em um campeonato oficial havia sido há distantes 8 anos nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002 diante da também fraca seleção de Luxemburgo por 1 a 0 atuando em seus domínios. Se contarmos as partidas amistosas, o último sucesso dos faroeses havia sido em 18 de abril de 2004 diante da não mais brilhante seleção de Malta com vitória por 3 a 2 atuando no estádio Tórsvøllur. Um hiato de 5 anos entre uma vitória e outra que deixa bem nítida a pouca competitividade da equipe nórdica. Sem falar que o maior placar aplicado pelos faroeses em uma partida oficial foi um 3 a 0 diante da inócua seleção samarinense em 1995. Houve algumas outras com mais de 3 gols, mas contra equipes amadoras e sem qualquer representatividade.

Poucos são os jogadores com algum destaque dentro e fora do país. Talvez possamos citar o zagueiro Oli Johannesen, o que mais vezes atuou pela seleção; ou o atacante Rógvi Jacobsen, maior goleador da história (?) do país com 10 gols; ou o meia Julian Johnsson, com passagem pelo futebol inglês. Mas nenhum com relevantes serviços prestados ao futebol. Enfim, assim como as ilhas são terras das mansas e pacíficas ovelhas, o futebol da seleção faroesa também é manso e inofensivo como os caprinos.

Abaixo, dados e estatísticas do "time das ovelhas".


ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DAS ILHAS FAROE (Fótbóltssamband Føroya)

* Fundação: 1979

* Presidente: Óli Holm

* Treinador: Brian Kerr

* Títulos: nenhum

* Primeira partida: Ilhas Shetland 5 X 1 Ilhas Faroe em 09 de julho de 1930 em Lerwick/ESC

* Maior vitória: Ilhas Faroe 7 X 1 Åland Islands em 12 de julho de 1989 em Tórshavn (partida não-oficial) e Ilhas Faroe 3 X 0 San Marino em 25 de maio de 1995 em Toftir (partida oficial)

* Maior derrota: Islândia 9 X 0 Ilhas Faroe em 10 de julho de 1985 em Keflavík/ISL

* Maior artilheiro: Rógvi Jacobsen (10 gols até 09 de setembro de 2009)

* Jogador que mais vezes atuou pela seleção: Óli Johannesen (83 jogos entre 1992 e 2007)






Escudo: arquivo pessoal
Foto: Site oficial da Faroe Islands Football Association

Nenhum comentário: