quarta-feira, 24 de março de 2010

DA SÉRIE COPA DO MUNDO: O PRIMEIRO "HAT-TRICK DUPLO"

Keller (seta vermelha) e Wetterström (seta azul): os primeiros hat-tricks das Copas





Dando continuidade à nossa série "Copa do Mundo", hoje eu respondo a pergunta do amigo leitor Reinaldo Castro, de Natal/RN, através do e-mail. O Reinaldo, após ler a publicação anterior, questionou-me se já houve em algum jogo de Copa um caso de mais de um jogador marcar 3 gols numa mesma partida. E eu digo que sim, tenho a informação do primeiro feito feito histórico desta natureza que vamos conhecer adiante e que foi alcançado por dois jogadores da mesma seleção.

Os autores da façanha que entrou para história são os ex-atacantes suecos Tore Keller, nascido em Norrköping a 04 de janeiro de 1905, e Gustav Wetterström, que nasceu em 15 de outubro de 1911 no mesmo local.

Keller começou e encerrou sua carreira no Idrottsklubben Sleipner, ou simplesmante IK Sleipner, de sua cidade natal entre 1924 e 1940, com um total de 305 jogos e 150 gols - um número muito bom em uma época em que não existiam tantos jogos e tantos torneios diferentes como na atualidade. Em sua trajetória conquistou apenas um título, o de campeão sueco na temporada 1937/38, e conseguiu a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 1924 realizados em Paris, na França.

Tore Keller possuía um ótimo faro de gol e sempre se posicionava bem para receber as bolas dos companheiros - era um especialista da grande área como bom centroavante. Foi convocado pela primeira vez para a seleção da Suécia no mesmo ano em que estreou pelo time principal, em 1924, justamente para a disputa das Olimpíadas. Além disso com a camisa amarela nacional disputou as Copas de 1934 e 1938. Curiosamente, em um tempo em que o futebol ainda não era totalmente profissionalizado e não rendia essa fábula em dinheiro como na atualidade, Keller dividia o tempo com a bola nos pés com a profissão de eletricista.

Já Gustav Wetterström, assim como seu parceiro de ataque, também fez toda sua carreira no IK Sleipner entre 31 e 38. Da mesma forma conquistou o Campeonato Sueco na temporada 1937 e 1938. Tinha as mesmas características de Keller de ser referência na grande área e um exímio goleador. Participou apenas da Copa do Mundo de 1938, na França, e terminou a competição justamente com os três gols da partida diante de Cuba.

Os ex-jogadores entraram para os registros históricos das copas por terem sido os primeiros a marcarem um hat-trick (expressão inglesa que significa 3 gols numa mesma partida) na goleada sueca sobre Cuba por 8 a 0 válida pelas quartas-de-final da competição. Os cubanos não impuseram resistência alguma aos nórdicos, mesmo após a surpreendente vitória sobre a Romênia no jogo-desempate na primeira fase por 2 a 1 (no primeiro jogo empate em 3 a 3 após a prorrogação e, como citado no post anterior, as decisões por pênaltis não eram oficializadas nas competições, fazendo com que um outro jogo fosse marcado). A Suécia trucidou os caribenhos e a dupla Keller-Wetteström foram os nomes da partida anotando seus três tentos.

Vale lembrar que ambos eram considerados os primeiros atletas a marcarem 3 gols num só jogo de Mundial até 2006, quando a FIFA reconheceu um gol do norte-americano Bert Patenaude na Copa de 1930 contra o Paraguai, que já tinha oficializado 2 tentos neste confronto. Durante décadas o segundo gol do jogo ficou em dúvida entre o companheiro de Patenaude Tom Florie ou feito contra pelo paraguaio Aurelio González e foi finalmente reconhecido pela entidade como de Bertrand Arthur Patenaude.

Voltando ao assunto do post, após a goleada histórica os suecos foram parados pelos húngaros - que viriam a perder para a Itália na grande final - por 5 a 1 e ainda sucumbiram diante do Brasil na disputa pelo terceiro lugar por 4 a 2.

Espero ter contribuído para acabar com sua curiosidade, caro Reinaldo. E desde já reitero o convite aos demais internautas para participarem com suas críticas, sugestões e perguntas através do endereço eletrônico futebolhistoria@st-davids.net ou do link "chute" ao final de cada publicação. Na medida do possível vou respondendo a todos.

Abaixo, dados e estatísticas do jogo em que a dupla de ataque sueca entrou para a história das Copas do Mundo.


Copa do Mundo de 1938 - França

SUÉCIA 8 X 0 CUBA

* Data: 12 de junho de 1938
* Local: Stade du Fort Carré - Antibes/FRA
* Público: aprox. 6000 pessoas
* Gols: Keller/SUE (9' do 1º t., 35' e 36' do 2º t.), Wetteström/SUE (32, 37 e 44 do 1º t.), Nyberg/SUE (39' do 2º t.) e Andersson (45' do 2º t.)
* Formações:

SUÉCIA: Abrahamsson; Eriksson e Källgren; Almgren, Jakobsson e Svanström; Nyber, Andersson, Keller, Watteström e Jonasson - Josef Nagy/HUN (técnico)

CUBA: Carvajales; Barquin e Chorens; Rodríguez, Berguez e Ferrer; Fernández, Arias, Socorro, Tunas e Alonzo - José Tapia (técnico)

* Árbitro: Augustin Krist/TCH





Foto: Site oficial do
Idrottsklubben Sleipner

Nenhum comentário: