quarta-feira, 17 de março de 2010

DA SÉRIE COPA DO MUNDO: A PRIMEIRA DECISÃO POR PÊNALTIS

Copa do Mundo de 1982: a primeira decisão por pênaltis






A partir de hoje, faltando pouco menos de 90 dias para a realização da Copa do Mundo da África do Sul, passarei a publicar fatos históricos e curiosidades que marcaram todas as 18 edições do Mundial, numa série de posts que se estenderá sempre que possível (sem periodicidade fixa) até a data do pontapé incial da competição. Para iniciar, vamos começar com uma espécie de desempate não muito bem visto pelos mais críticos amantes do futebol: a decisão por pênaltis. E você, amigo leitor, sabe qual foi o primeiro confronto decidido por esse métido na história das Copas? Se não vamos conhecê-lo agora.

Antes um pequeno histórico das decisões por pênaltis. Esse modelo de decisão de jogos teve início em 1952, na Copa da Iugoslávia. Entretanto não era ainda oficializado pela FIFA como parte das regras do esporte. Até 1970 todas as partidas que não tivessem vencedor teriam um jogo desempate a ser marcado posteriormente ou sorteio. Porém em 1968 o israelense Yosef Dagan, membro da Federação de futebol de seu país, enviou uma carta à FIFA através do presidente de sua entidade, Michael Almog, sugerindo a criação da decisão por pênaltis segundo ele mais justa. Tal ação deveu-se à eliminação de Israel dos Jogos Olímpicos daquele ano diante da Bulgária, nas quartas-de-finais, através de sorteio após o empate por 1 a 1. Dois anos mais tarde a IFAB (International Football Association Board), entidade que regula o esporte, oficializou as cobranças de pênaltis como forma de se obter um vencedor após um confronto empatado.

Pelos registros da FIFA, a primeira decisão nas penalidades máximas de forma oficial ocorreu em uma partida entre os ingleses Manchester United e Hull City, válida pela extinta Watney Cup, competição amistosa que precedia as temporadas, em 1970. O primeiro gol da história foi marcado pelo lendário George Best, já o primeiro pênalti perdido foi o do escocês Dennis Law, ambos dos Red Devils. O goleiro Ian McKechnie, do Hull, com o desperdício de Law consagrou-se como o primeiro a defender uma cobrança. Contudo o United eliminou os Tigres da competição.

Depois de muita história vamos ao que interessa. Demorou cerca de 12 anos para que um confronto de Copa do Mundo viesse a ser resolvido nas cobranças da marca penal. Em 1982 Alemanha Ocidental e França fizeram um jogo eletrizante pelas semifinais do torneio, que terminou 1 a 1 no tempo normal e 2 a 2 na prorrogação. Os gols foram marcados por Littbarski, Rummenigge e Fischer para os alemães, e Platini, Trésor e Giresse para os franceses. Na primeira decisão por pênaltis da história das Copas os germânicos saíram vencedores por 5 a 4, e nem nas cobranças o jogo deixou de ter emoção. O alemão Stielike teve sua cobrança - a terceira da série - defendida por Ettori. Já Six e Bossis falharam pelo lado francês.

Depois disso, como sabemos, a Alemanha Ocidental foi derrotada na final pela Itália, que faturou seu tricampeonato mundial, enquanto a França foi novamente derrotada (desta vez no tempo normal) pela Polônia e amargou a quarta colocação no torneio.

Clique aqui para ver um vídeo com os melhores momentos e abaixo os dados deste memorável embate que entrou para a história das Copas.


Copa do Mundo de 1982 - Espanha

ALEMANHA OCIDENTAL 3 X 3 FRANÇA (PÊNALTIS: 5 X 4 )

* Data: 08 de julho de 1982
* Local: Estádio Ramon Sanchez Pizjuan - Sevilla/ESP
* Público: 70.000 pessoas
* Gols: Littbarski/ALE (17' do 1º t.), Platini/FRA (Pen. - 26' do 1º t.), Trésor/FRA (02' do 1º t. da prorrogação), Giresse/FRA (08' do 1º t. da prorrogação), Rummenigge/ALE (12' do 1º t. da prorrogação) e Fischer/ALE (03' do 2º t. da prorogação)

* Decisão por pênaltis (na ordem das cobranças): Alemanha Ocidental - Kaltz, Breitner, Stielike (x), Littbarski, Rummenigge e Hrubesch; França - Giresse, Amoros, Rocheteau, Six (x), Platini e Bossis (x)

Obs.: (x) = pênalti desperdiçado

* Formações:

ALEMANHA OC.: Schumacher; Bernd Förster, Briegel (Rummenigge aos 7' do 1º t. da prorr.) Karl-Heinz Förster, Kaltz e Breitner; Dremmler, Stielike, Magath (Hrubesch aos 28' do 2º t.) e Littbarski; Fischer - Jupp Derwall (técnico)

FRANÇA: Ettori; Amoros, Bossis, Janvion e Trésor; Genghini (Battiston aos 5' do 2º t. e Lopez aos 15' do 2º t.), Giresse, Tigana e Platini; Six e Rocheteau - Michel Hidalgo (técnico)

* Árbitro: Charles Corver/HOL




Fotos: FIFA

Nenhum comentário: