segunda-feira, 31 de maio de 2010

OS GUERREIROS AFRICANOS


Seleção do Zimbábue: guerreiros na luta por melhores dias





Em ritmo de preparação para a Copa do Mundo, a seleção brasileira tem agendado para a próxima quarta-feira, dia 2 de junho, um amistoso contra o Zimbábue em Harare, capital zimbabuana. O adversário brasileiro não figura sequer entre as 100 melhores equipes no ranking da FIFA e para muitos será difícil essa partida ser usada como parâmetro para o que poderemos ver do Brasil no Mundial. Além do mais pouquíssimas pessoas têm algum conhecimento a respeito do futebol da nação africana. Por isso vamos conhecê-lo um pouco a partir de agora.

O Zimbábue fica localizado no sul do continente africano e faz fronteira com Botsuana, Zâmbia, Moçambique e África do Sul. O país é ex-colônia britânica e obteve sua independência em 1965 quando ainda era chamada de Rodésia. Somente a partir de 1980 é que a nação mudou para o seu nome atual. Possui 3 línguas oficiais - o inglês, o shona e o ndebele (estas duas últimas dialetos locais) -, a moeda é o dólar e sua economia é baseada na exportação de minérios, na agricultura e no turismo, mas está em frangalhos com uma inflação colossal que ultrapassa os 230 milhões por cento ao ano. Seu presidente é Robert Mugabe, que apesar de governar um país cujo sistema político é o parlamentarismo, manda e desmanda desde 1980 como se fosse um ditador (o que na prática o é).

A seleção zimbabuana existe desde 1939. Naquela época atuava como Rodésia do Sul e assim foi até 1964, quando passou a simplesmente se apresentar como Rodésia no advento da independência da Rodésia do Norte, que a partir daí denominou-se Zâmbia. Por fim em 1980 assumiu o nome de Zimbábue que ostenta até hoje. A ZIFA (Zimbabwe Football Association) administra o futebol no país e foi fundada em 1965 sob o nome de Associação de Futebol da Rodésia. Há 71 anos atrás fez sua primeira aparição oficial na história diante dos colonizadores ingleses e foi presa fácil - 4 a 0.

No ranking da FIFA os Guerreiros ocupam a modesta 113ª posição e por possuírem pouca tradição no futebol até mesmo do seu continente não têm conquistas relevantes em seu currículo. O mais notável troféu do Zimbábue é o da COSAFA Cup em 3 ocasiões, a Copa das nações do sul da África - uma espécie de divisão inferior da Copa Africana de Nações. Veio a participar da CAN pela primeira vez apenas em 2004 e sequer passou da primeira fase - o mesmo ocorreu dois anos depois.

Assim como os títulos jogadores de qualidade são escassos na região. Alguns nomes tiveram - ou têm - certo destaque no cenário internacional como o ex-goleiro Bruce Grobbelaar, vice-campeão mundial em 1981 com o inglês Liverpool na derrota para o Flamengo de Zico por 3 a 0 e campeão europeu na temporada 1983/84; e os atacantes Peter Ndlovu (recordista de gols e de participações), atualmente sem clube e com passagem pelo futebol britânico, e Benjani Mwaruwari, do Sunderland da Inglaterra.

Os zimbabuanos nunca participaram de uma Copa do Mundo e as previsões não são as mais otimistas, tendo em vista a precariedade do futebol praticado no país e a péssima estrutura de treinamentos das categorias de base. O teste diante do Brasil pode ser, quem sabe, o início de um processo de soerguimento do país no mundo futebolístico. E que com a visibilidade que é dada em uma partida contra os brasileiros os jogadores possam ser verdadeiros "guerreiros africanos" em busca de um lugar ao sol.

Abaixo, dados e estatísticas dos Guerreiros do sul da África


ZIMBABWE FOOTBALL ASSOCIATION (ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DO ZIMBÁBUE)



* Fundação:
1965

* Apelido: Guerreiros

* Presidente: Cuthbert Dube

* Treinador: Sunday Marimo

* Uniformes: Camisas amarelas com detalhes verdes, shorts e meiões amarelos (titular); camisas, shorts e meiões verdes (reserva)

* Primeira partida oficial: Rodésia do Sul 0 X 4 Inglaterra, no dia 26 de junho de 1939 em Salisbury/ROD

* Maior vitória: Botsuana 0 X 7 Zimbábue, no dia 26 de agosto de 1990 em Gaborone/BOT

* Maior derrota: Rodésia do Sul 1 X 6 Inglaterra, no dia 29 de junho de 1939 em Salisbury/ROD

* Jogador que mais vezes atuou:
Peter Ndlovu (100 vezes entre 1991 e 2006)

* Maior artilheiro: Peter Ndlovu (38 gols entre 1991 e 2006)

* Atual capitão: Benjani Mwaruwari

* Ranking da FIFA: 113º

* Títulos (3):
COSAFA Cup (2000, 2003 e 2005)

* Jogadores de destaque na história:
Bruce Grobbelaar, Peter Ndlovu e Benjani Mwaruwari

* Participações em Copas:
nenhuma






Escudo: arquivo pessoal
Foto: Serviço de Informação do Egito

Nenhum comentário: