sábado, 26 de junho de 2010

IRMÃOS SEPARADOS PELA COPA

Irmãos Boateng: Copa por países diferentes




Estamos de volta à ativa com visual novo no blog, tomara que esteja do agrado de vocês, amigos leitores. Bem, e neste retorno vamos tratar de um assunto bastante interessante que está acontecendo neste Mundial e que seria bastante improvável de acontecer dentro da normalidade. Mas como no futebol nada é impossível, aconteceu.

É normal dois irmãos se enfrentarem em nível de clubes, como já ocorreu com os holandeses Ronald e Frank de Boer, os dinamarqueses Michael e Brian Laudrup, e ocorre atualmente com os brasileiros Fernando, volante do Flamengo, e Carlos Alberto, meia do Vasco da Gama, entre muitos outros. Mas seria inimaginável dois irmãos nascidos no mesmo país, criados juntos, atuarem por duas seleções diferentes e se enfrentarem, concordam? Pois os irmãos Kevin-Prince Boateng e Jérôme Boateng se tornaram pioneiros nesta prática nesta Copa do Mundo da África do Sul. 

Ambos são nascidos em Wilmersdorf, vilarejo nos arredores da capital alemã Berlin, filhos de mãe alemã e pai ganês. Kevin-Prince nasceu em 6 de março de 1987, enquanto Jérôme, em 3 de setembro de 1988. O primeiro, meia, começou a dar seus primeiros passos no futebol nas categorias de base do amador Reinickendorfer Füchse e logo após ingressou nos juvenis do Hertha Berlin. Já o segundo, que é zagueiro, deu seus primeiros chutes no Tennis Borussia Berlin e logo depois juntou-se a Kevin nas escolinhas do Hertha.

A separação dos irmãos começou quando o mais velho foi contratado pelo inglês Tottenham Hotspur em 2007 após duas temporadas entre os profissionais do clube alemão. Jérôme permaneceu em Berlin por mais alguns meses até ser negociado com o Hamburgo. Pelo bom futebol apresentador pelos dois naturalmente foram convocados para a seleções de base da Alemanha. Kevin defendeu as cores sub-21 germânicas até 2007, enquanto seu irmão atuou até 2009 e conseguiu o título europeu na categoria.

Jérôme foi convocado para a seleção alemã principal pela primeira vez em outubro de 2009 para uma partida diante da Rússia - neste jogo foi expulso após receber dois cartões amarelos. Já Kevin havia sido preterido devido à forte concorrência no setor de meio-campo alemão, que já contava com nomes de bastante qualidade como Ballack, Schweinsteiger, Trochowski, Khedira e etc.

Em 2009, mesmo após conselhos de seu ex-treinador do Hertha Berlin Dieter Hoeneß de optar por defender seu país natal, Kevin-Prince comunicou ao atual técnico do selecionado Joachim Löw que vestiria a camisa de Gana para disputar a Copa do Mundo de 2010. Já seu irmão caçula, que acertou sua ida para o Manchester City a partir da  próxima temporada, continuava a disputar as partidas eliminatórias para o torneio pela Alemanha e foi convocado para a disputa da competição, assim como Kevin. Curiosamente, este último, atleta do Portsmouth, foi responsável pelo corte do capitão alemão Michael Ballack do Mundial, quando atingiu de forma violenta o "conterrâneo" do Chelsea, que teve os ligamentos de seu tornozelo lesionados, na decisão da FA Cup inglesa.

Quis o destino que alemães e ganeses caíssem no mesmo Grupo D da Copa e em 23 de junho, na cidade de Joannesburgo, pela primeira vez na história do futebol dois irmãos se enfrentassem por duas seleções distintas. Jérôme Boateng se deu melhor que Kevin-Prince Boateng e os alemães venceram os ganeses por 1 a 0.

Abaixo, dados e estatísticas dos irmãos separados pela Copa do Mundo.


* Nome: Jérôme Boateng

* Nascimento: 3 de setembro de 1988 em Wilmersdorf/ALE

* Posição: zagueiro

* Clubes (3): Hertha Berlin (2006/07), Hamburgo (2007 a 2010) e Manchester City/ING (desde 2010)

* Seleção alemã: 6 partidas e nenhum gol desde 2009

* Título (1): Campeonato Europeu de Seleções sub-21 (2009)


--------------------------------------------------


* Nome: Kevin-Prince Boateng

* Nascimento: 6 de março de 1987 em Wilmersdorf/ALE

* Posição: meio-campo

* Clubes (4): Hertha Berlin (2005 a 2007), Tottenham Hotspur/ING (2007 a 2009), Borussia Dortmund (2009) e Portsmouth/ING (desde 2009)

* Seleção ganesa: 5 partidas e 1 gol desde 2010

* Títulos: nenhum



Obs.: Dados atualizados até 24/06/2010 




Nenhum comentário: