terça-feira, 21 de setembro de 2010

FUTEBOL NEM TANTO, MAS IRREVERÊNCIA É COM ELES MESMO!



Stjarnan FC: potência mundial nas comemorações de gol





O melhor momento do futebol, sem a menor sombra de dúvida, é o gol juntamente com o êxtase provocado por este gesto tão comemorado mundo a fora. Alguns jogadores fazem deste espaço de tempo um verdadeiro estardalhaço nas comemorações, mas também existem aqueles mais comedidos. Cada um do seu modo.

Pois bem, nos últimos meses um minúsculo time do norte da Europa deixou de lado a pouca visibilidade por fazer parte de um campeonato de escalão inferior no continente para ocupar as manchetes e paradas de sucesso nos sites informativos e de vídeos do mundo todo, justamente por fazer do momento mais sublime do futebol uma atração a mais para o torcedor. Estamos falando do Stjarnan FC, da Islândia, no qual vamos conhecer um pouco a partir de agora.

O Stjarnan FC é o clube da pequena cidade de Garðabær, pertencente à região da Grande Reykjavík, a capital islandesa, e com pouco mais de 10500 pessoas, de acordo com o último senso. Foi fundado em 1960 por jovens ávidos pela prática do esporte ainda pouco profissionalizado no país àquela época.

Em 50 anos de história a equipe alvianil jamais levantou um troféu muito pelo fato de ser de uma cidade minúscula de um país em que o futebol não é o ponto forte no âmbito esportivo. Começou sua trajetória disputando os torneios amadores da região e até bem pouco tempo por lá permaneceu. Estamos falando apenas da categoria masculina, já que nos quadros do clube do sudoeste islandês as mulheres também marcam presença.

Aos poucos o Stjarnan foi ascendendo de divisões até aportar na 1. deild karla, a segundona da Islândia. Em 2008 terminou a competição em segundo lugar, atrás do Íþróttabandalag Vestmannaeyja - ou simplesmente ÍBV -, e assegurou sua participação na Úrvalsdeild, ou Pepsi-deildin por questões de patrocínio, que é a divisão de elite do futebol islandês no ano seguinte.

Na temporada 2009 - vale lembrar que devido ao rigoroso inverno na região os campeonatos de futebol seguem o calendário solar, ou seja, de janeiro a setembro - o time de Garðabær terminou num honroso 7º lugar. Já no atual campeonato, que se encerra no próximo fim de semana, ocupa o oitavo posto em 21 partidas disputadas com 24 pontos.

O estádio da pequena agremiação é o Stjörnuvöllur, com capacidade tão diminuta quanto as tradições do clube e a cidade em que está localizado: apenas 1000 espectadores. Alguns jogadores de certo destaque internacional já vestiram a camisa azul e branca, tais como o atacante Veigar Páll Gunnarsson, hoje no norueguês Stabæk, o veterano goleiro Árni Gautur Arason, ex-Manchester City e atualmente defendendo as cores do Odd Grenland também da Noruega, e Arnór Guðjohnsen, atacante com passagem pelo futebol belga e conhecido também por ser o pai do astro islandês ex-Chelsea e Barcelona Eiður Guðjohnsen - todos eles com passagem pela seleção nacional.

Se por um lado os resultados da equipe não são os mais animadores, por outro o Stjarnan FC está dando um show em campo. Após cada gol marcado os jogadores resolveram promover uma série de coreografias representando vários momentos da vida das pessoas, entre simples atos de pescar, andar de bicicleta e dançar valsa, até representações de filmes famosos como foi o caso de Rambo, protagonizado por Sylvester Stallone. São situações tão hilárias e de uma criatividade tão sem tamanho que por alguns instantes o gol que não foi tão bem trabalhado tecnicamente ou o momento apenas discreto no campeonato viram meros detalhes. Com certeza tudo é ensaiado nos treinamentos, visto a precisão e o timing com que os movimentos são realizados durante as comemorações. Toda a movimentação, analisando-se os vídeos disponíveis, é capitaneada pelo meia-atacante Halldór Orri Björnsson.

Confira um vídeo com as principais peripécias dos "coreógrafos" do Stjarnan FC, que se não dão uma aula de futebol, dão um show de bom humor em campo. Logo após os dados e estatísticas da potência mundial da irreverência nos gramados. 





STJARNAN FC


* Fundação: 1960 em Garðabær/ISL 

* Presidente:  Snorri Olsen 

* Treinador: Bjarni Jóhannsson 

* Estádio: Stjörnuvöllur (1000 pessoas) 

* Uniformes: camisas azuis, shorts brancos e meiões azuis (titular); camisas, shorts e meiões brancos (reserva) 

* Títulos: nenhum 

* Principais jogadores: Veigar Páll Gunnarsson, Árni Gautur Arason, Arnór Guðjohnsen, Bjarni Sigurdsson, Halldór Orri Björnsson, Ólafur Karl Finsen e Garðar Jóhannsson




Escudo: arquivo pessoal
Foto 1: Busk
Foto 2: Sports Illustrated

Nenhum comentário: