quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O ESTREANTE DE 34 ANOS

Sendoa Agirre (de frente para a bola), estréia na elite aos 34




O sonho de todo jogador de futebol que se preze é brilhar no esporte mais popular do planeta, ser ídolo das massas, vestir a camisa de um grande clube e participar e conquistar todos os títulos possíveis, seja com clubes ou seleções - isso é óbvio. Mas o que se vê na realidade é que a imensa maioria desses atletas que se aventuram com a bola nos pés passa longe do estrelato e entram e saem dos gramados como "simples mortais". No caso da postagem de hoje vamos falar de um jogador cuja carreira está mais para esta segunda descrição dada e que chegou ao auge de sua carreira tardiamente. Vejamos.

Na temporada 2010/11 um jogador espanhol finalmente conseguiu estrear na primeira divisão. Até aí nada demais a não ser pela sua idade: 34 anos! Isso mesmo, após 18 anos de carreira um meiocampista atuava pela primeira vez em uma partida oficial na divisão principal do país. Foi no dia 28 de agosto que Sendoa Agirre conseguiu tal marco em sua trajetória futebolística ao participar do jogo diante do Athletic Bilbao em Alicante pela primeira rodada de La Liga.

Sendoa Agirre Basterretxea é natural de Erandia, localizada na comunidade de Vizcaya e que pertence ao País Basco, e nasceu no dia 31 de dezembro de 1975. Sua carreira se iniciou nas categorias de base do modesto Romo Fútbol Club da cidade de Getxo e sua boa qualidade técnica chamou a atenção de olheiros do Athletic Club de Bilbao, o mais tradicional clube da região. Porém como chegou muito jovem em San Mamés não teve muitas chances no time de cima comandado por Luís Fernández. Logo foi cedido ao pequeno C.D. Sondika em 1994 e ano após ano foi sendo emprestado para equipes de divisões inferiores como Balmaseda, Zorroza e Gernika Club até retornar ao Athletic Bilbao. Ainda sem conseguir se firmar no grupo principal atuou pelo time B entre 1998 e 2000.

Já com 26 anos e não vendo sua carreira deslanchar, Sendoa decidiu então mudar de ares e tentar a sorte no S.D. Eibar da segunda divisão espanhola. Na temporada 2001/02 nova mudança e endereço e o Barakaldo C.F. era seu destino na Segunda Divisão B (terceiro nível local). Sua carreira nômade deu uma estabilizada entre 2002 e 2006 quando atuou pelo Alicante CF. Lá conseguiu seu primeiro título - e único título até hoje - em mais de 10 anos futebol com a conquista do Grupo 3 da terceira divisão e, consequentemente, seu acesso à segunda. Depois de muitos anos quase no ostracismo, Sendo, como também é conhecido, teve atuações em bom nível e recebeu um convite para vestir a camisa do clube mais popular da cidade: o Hércules C.F.

Com os Herculanos Sendoa Agirre voltou a jogar como nos seus tempos de Romo e logo tornou-se ídolo dos torcedores blanquiazules. Entretanto o início com a nova equipe foi um pouco difícil, visto que passou por uma pubialgia e jogou em muitas oportunidades à base de infiltrações. Mesmo assim, demonstrando muita disposição e garra e jogando fora de sua posição original quase como ponta-esquerda, deu retorno ao investimento feito em sua contratação com a artilharia da Segunda Divisão na temporada 2008/08 com 18 gols.

Tamanha empatia com os fãs alicantinos que na temporada seguinte foi nomeado como um dos capitães do time pelo então treinador Juan Carlos Mandiá. Porém aos 33 anos de idade tudo indicava que Sendoa seria mais um daqueles jogadores que passariam despercebido pelos campos sempre atuando em clubes pouco expressivos.

Mas no ano passado com muita perseverança o meia finalmente chegou ao seu auge da carreira quando ajudou o Hércules a se classificar para a primeira divisão espanhola com o vice-campeonato da Segundona. Não só foi peça chave para o retorno do time à divisão de elite após 13 anos de ausência como também finalmente estrearia no topo do futebol espanhol.

Como já dito no último dia 28 de agosto pisou no gramado do estádio José Rico Pérez em Alicante para jogar pela primeira vez em La Liga somente aos 34 anos, curiosamente contra seu ex-clube na juventude Athletic Bilbao. Porém não debutou da melhor maneira e seu time saiu derrotado por 1 a 0. Ainda neste ano conseguiu um feito histórico ao contribuir com a espetacular vitória diante do poderoso Barcelona em pleno Camp Nou por 2 a 0, em confronto válido pela segunda rodada do Campeonato Espanhol.

Sendoa Agirre, do alto de seus quase 35 anos de vida, é mais uma prova de que por mais que se trabalhe duro em qualquer área nunca será tarde para chegar aos seus objetivos.

Abaixo, dados e estatística do novo "velho" estreante da primeira divisão espanhola.


* Nome: Sendoa Agirre Basterretxea 

* Nascimento: 31 de dezembro de 1975 em Erandia/ESP

* Posição: meia

* Apelidos: Sendo e El vasco Sendoa

* Clubes (9): Athletic Bilbao (1994 a 2000), C.D. Sondika (1994/95), Balmaseda F.C. (1995/96), Zorroza F.C. (1996/97), Gernika Club (1997/98), S.D. Eibar (2000/01), Barakaldo C.F. (2001/02), Alicante C.F. (2002 a 2006) e Hércules (desde 2006)

* Título (1): Segunda Divisão B (2004/05)

* Honra pessoal: artilheiro da Segunda Divisão B em 2004/05



Foto: Tatono

Nenhum comentário: