terça-feira, 5 de outubro de 2010

ATENDENDO A PEDIDOS: O GOLEIRO QUE BATE UM BOLÃO NOS PALCOS


 Julio Iglesias e sua ficha de registro no Real Madrid: hoje, batendo um bolão nos palcos




Na postagem de hoje vou atender o pedido de dois amigos, o Paulo Ricardo de Mossoró/RN e o Carlos Júnior daqui de Natal/RN, que leram ou ouviram algo sobre a carreira de jogador de futebol do cantor espanhol Julio Iglesias. Eles recorreram a mim para tirarem essa dúvida e coincidentemente eu já havia postado neste blog algo sobre o ex-goleiro e hoje astro mundial da música.

Por isso estou republicando o material que foi disponibilizado em 18 de novembro de 2007.


O GOLEIRO QUE BATE UM BOLÃO NOS PALCOS


Por Carlos Henrique, em 18/11/2007


Estava em minha casa ouvindo músicas de Julio Iglesias, as quais aprecio bastante, e veio-me a lembrança de que o cantor fez parte da história do futebol. Poucos sabem que por trás do consagrado artista espanhol existe um grande desportista. Mais ainda: por pouco o mundo da música poderia sequer tê-lo conhecido, quando chegou a compor os quadros do poderoso Real Madrid. Sua trajetória no esporte teve que ser abreviada abruptamente como veremos a seguir.

Julio José Iglesias de la Cueva nasceu na cidade de Madrid, capital da Espanha, em 23 de setembro de 1943. Como quase todo garoto que se preze adorava jogar futebol com seus amigos e tinha o sonho de ser jogador. Só que, contrariando a maioria dos que seguem o caminho da bola, o jovem Julio Iglesias pegou gosto pela posição de goleiro. Levou tão a sério a escolha que foi tentar sua sorte no Real Madrid de ninguém menos que Puskas, Di Stéfano, Canário, Santamaría, Kopa e Cia Ltda.

No ano de 1960, aos 17 anos, Julio Iglesias ingressou nas categorias de base dos Merengues. De cara viu seu time sagrar-se campeão europeu e mundial, apesar de não ter participado de nenhuma das conquistas. Mas pode-se dizer perfeitamente que o cantor fazia parte da equipe campeã. Participou pouquíssimas vezes do time principal, mas o bastante para ter em casa as medalhas de campeão espanhol das temporadas 1960/61, 1961/62 e 1962/63.

Entretanto um desfecho quase trágico interrompeu sua promissora carreira futebolística. Na madrugada do dia 22 de setembro de 1963, Iglesias e um grupo de amigos estavam aproveitando a folga em uma festa nos arredores da capital espanhola, quando ao retornarem para casa sofreram um gravíssimo acidente automobilístico na rodovia Majadahonda de Madrid. Todos os ocupantes do automóvel saíram gravemente feridos e sem muitas perspectivas de salvação.

Julio Iglesias por pouco não ficou paralítico - chegou ao ponto de ser desenganado pelos médicos. Porém, com o grandioso trabalho de fisioterapia do hospital Eloy Gonzalo, o então jogador conseguiu recuperar-se quase por completo depois de um ano de tratamento, sem ter seus movimentos comprometidos. Contudo sua carreira no Real Madrid estava acabada, pois não reunia mais condições de suportar as exigências físicas que o esporte exigia. Hoje em dia está "batendo um bolão" em outro cenário: é dono de uma das mais sólidas trajetórias musicais do mundo, com incontáveis discos de ouro e platina, grande procura por suas apresentações e gravações e uma enormidade de admiradores ao redor do planeta (inclusive este que lhes escreve).

Com 20 anos de idade, Julio Iglesias deixava precocemente o mundo do futebol, mas o suficiente para ter seu nome para sempre gravado na história do esporte.





Ficha de registro: arquivo pessoal
Foto: Lycos.es

Nenhum comentário: