terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ERRATA

 
Alemanha Ocidental, Oriental e Áustria envolvidas em resultados combinados




Antes de mais nada quero pedir novamente desculpas pela ausência, mas como todo fim de semestre na faculdade o tempo fica bastante escasso e corrido, o que inviabiliza atualizações como eu gostaria que tivesse no blog. Mas estou de volta para falarmos mais sobre a história do futebol. Entretanto não posso deixar de esquecer da série com o balanço geral da Liga dos Campeões da Europa (antiga Copa dos Campeões) que será retomada em breve.

Hoje quero apenas comentar sobre dois erros que cometi num texto que escrevi para o blog do meu amigo Fernando Amaral, o Fernando Amaral FC, a respeito da conquista do título brasileiro do Fluminense. O post é intitulado "Um título de segunda no futebol brasileiro".

Como esta página aqui não comenta especificamente o futebol no dia-a-dia, ou seja, o cotidiano dos clubes, comentários pós-jogos, pitacos, boatos e etc., solicitei o espaço para fazer um relato sobre o que sinto pelo que ocorreu nesse Brasileirão de 2010. Gentilmente como sempre Fernando cedeu-me o espaço, mas cometi dois erros lamentáveis que uma pessoa como eu, que preza muito pela pesquisa e pela história do futebol, não poderia cometer.

Os lapsos estão no seguinte trecho do texto em destaque: 

"Ao longo dos anos vimos exemplos no mundo inteiro de absurdos dentro das 4 linhas, tais como a eternamente duvidosa vitória da Argentina diante do Peru na Copa de 1978, que desclassificou o Brasil da final na ocasião, do empate entre austríacos e alemães no Mundial de 1982 para evitarem um possível encontro também com os brasileiros na segunda fase, dos constantes problemas entre máfia, loteria e resultados forjados no Campeonato Italiano, entre outros."

Tal qual o próprio Fernando me corrigiu no fim da publicação, cometi o que é popularmente conhecido como "troquei as bolas". Isso porque o que realmente ocorreu na Copa do Mundo de 1982 entre alemães ocidentais e austríacos (foto 1) foi uma vitória germânica por 1 a 0 para assim eliminarem a Argélia  O jogo foi válido pela última rodada do Grupo 2, em que os africanos haviam vencido o Chile no dia anterior por 3 a 2. Com o confronto já definido bastaria uma vitória por um ou dois gols da Alemanha Ocidental sobre a Áustria para que se classificassem ambos para a fase seguinte, tirando a equipe argelina, que surpreendentemente venceu a Alemanha no primeiro jogo. Aos 10 minutos do primeiro tempo, a os alemães fizeram 1 a 0 com o atacante Hrubesch. Com o desenrolar da partidas os dois selecionados pareciam se contentar com o resultado, dando a impressão de que selaram um acordo informal para jogarem por uma vitória por 1 a 0 em favor dos germânicos. A suposta armação não só irritou os mais de 40 mil torcedores presentes ao estádio El Molinón em Gijón, como também toda a crônica esportiva e as milhares de pessoas ao redor do mundo que acompanharam o episódio ao vivo pela TV. O confronto ficou conhecido como Nichtangriffspakt von Gijón para os alemães, ou Shame of Gijón para os ingleses, ou algo como o "Jogo da Vergonha de Gijón".

O meu primeiro equívoco foi justamente informar o empate como resultado, quando na verdade ocorreu a vitória alemã. Já o segundo foi o fato de ter afirmado que o objetivo era fugir de um possível confronto com o Brasil, quando na verdade, como já dito, a pretensão era desclassificar a Argélia. A "fuga" que era do grupo do Brasil se deu na verdade no Mundial de 1974, e também envolvia a Alemanha Ocidental, desta vez contra os vizinhos orientais. Na ocasião, em confronto válido pela primeira fase do torneio, os socialistas venceram os capitalistas por 1 a 0 com gol de Sparwasser em outro suposto jogo forçado pelos ocidentais para não enfrentarem os favoritos holandeses de Cruijff logo na fase seguinte, e não os brasileiros como eu citei no texto.

Enfim, importante deixar tudo bem esclarecido e pedir minhas sinceras desculpas ao Fernando Amaral e aos seus leitores pelos equívocos ocorridos. Espero que não aconteçam mais!



Foto 1: Divulgação
Foto 2: Deutsche-Welle

Um comentário:

Fernando Amaral disse...

Você ao escrever o que acabou de escrever, só comprova sua grandeza pessoal e seu rigor profissional...

Minha admiração e meu respeito.

Abraços,

Fernando Amaral