domingo, 19 de dezembro de 2010

QUANDO UM ATO NOBRE SUPERA QUALQUER RIVALIDADE

 
 
Espanyol X Barcelona: Iniesta homengeado pelo rival




Neste fim de semana tivemos mais uma rodada do Campeonato Espanhol e, pra variar, mais um espetáculo do Barcelona dentro de campo. O hoje melhor time do planeta não tomou conhecimento do rival Espanyol e, no campo do adversário, aplicou um sonoro 5 a 1, que o manteve na liderança isolada do torneio com 43 pontos em 16 rodadas, 2 à frente do outro arquinimigo - o Real Madrid.

Mas o que chamou a atenção, além do grandioso futebol jogado pelos comandados de Pep Guardiola, foi a bonita demonstração de agradecimento da torcida do Espanyol a um jogador do Barça antes do confronto. Foi muito bacana ouvir das arquibancadas a ovação dos Periquitos ao meia Iniesta, enquanto os demais eram solenemente vaiados quando do anúncio da escalação nos alto-falantes do estádio Cornellà-El Prat.

O motivo da demonstração de carinho dos torcedores do alvianil da capital catalã para com Iniesta, como se vê nas fotos acima, foi um gesto de agradecimento para com a sua atitude depois de marcar o gol do título da Espanha na final da Copa do Mundo em julho passado na África do Sul. Para quem não se recorda, o meiocampista da Fúria após colocar os espanhóis na frente do marcador diante da Holanda na prorrogação tirou a camisa e revelou uma camiseta por baixo com os dizeres "Dani Jarque, siempre con nosotros" (Dani Jarque, sempre conosco). Uma dedicatória ao zagueiro do Espanyol morto em agosto de 2009 vítima de ataque cardíaco durante treinamentos de pré-temporada na Itália.

Este blog, inclusive, já comentou sobre a trajetória do atleta, na qual você pode conferir clicando aqui. Além disso, o meia campeão mundial ainda doou a vestimenta para o próprio Espanyol no início desta temporada. Como retribuição ao gesto a torcida presente ao  confronto aplaudiu efusivamente o camisa 8 do Barcelona quando seu nome foi citado pelo locutor e levantou cartazes com as mesmas palavras que estamparam a camiseta usada na decisão do Mundial, mas com o nome de Iniesta em lugar de Dani Jarque (Foto 1). Também puderam ser vistas camisas do time da casa erguidas com o nome de Iniesta nas costas com o número 21, que era utilizado por Jarque (Foto 2).

As rivalidades mundo a fora são ferrenhas e muitas vezes extrapolam o limite do bom senso, como muito se vê infelizmente em vários lugares, notadamente aqui no Brasil, na Argentina, na Itália e na Sérvia. Mas a rivalidade entre outros clubes às vezes não se resume apenas às quatro linhas do gramado. Diferenças políticas, étnicas e religiosas também pontuam bastante dentro dos estádios e em algumas ocasiões acirram ainda mais os confrontos entre as equipes. Entretanto, ainda bem, na maioria deles impera a paz e o respeito pelas diferenças. Aqui também neste espaço já foi citada a maior rivalidade clubística da atualidade, e talvez a maior da história do futebol, entre os gigantes da Escócia: Rangers X Celtic. O clássico vai muito além de uma simples paixão futebolística...

Enfim, tal atitude dos torcedores do Espanyol não só mostra ao planeta que a rivalidade entre dois clubes importantes pode ser salutar e que pode até deixar o resultado final da partida, no caso negativo para os Periquitos, em segundo plano. Ou seja, um belíssimo exemplo de gratidão e civilidade entre adversários históricos dentro de campo, fazendo lembrar que ser rival não é ser inimigo, e que bem que poderia ser repetido nos quatro cantos desse nosso mundo tão envolvido em violência gratuita de hoje em dia, especificamente no futebol.




Fotos: EFE

Nenhum comentário: