terça-feira, 21 de junho de 2011

TRÊS ANDALUZES NA LIGA ESPANHOLA 35 ANOS DEPOIS



Granada CF: na elite espanhola depois de 35 anos

  


Após comentar sobre o acesso depois de 55 anos do italiano Novara Calcio, nesta publicação será a vez de falar sobre outro clube pouco conhecido que conseguiu retornar à elite do futebol de seu país após um longo período de tempo. Vamos conhecer a história do Granada, clube que venceu o playoff de acesso à Liga Espanhola neste final de semana ao passar pelo Elche e que está de volta à primeira divisão nacional após 35 anos de ausência. O time subiu lado de outro time andaluz, o Real Bétis, e o Rayo Vallecano. Aliás, na temporada 2011/12 haverá três equipes da região da Andaluzia – o Sevilla e os dois já citados anteriormente Granada e Bétis – fato este que não se repetia desde 1976, justamente quando os próprios granadinos foram rebaixados à segunda divisão.

A história do Granada Club de Fútbol começou em 1931, mais precisamente no dia 06 de abril, quando Julio López Fernández (que tornou-se o primeiro presidente) e mais um grupo de apaixonados por futebol possuindo apenas algumas camisas e calções, cinco pares de chuteiras e três bolas criaram o Club Recreativo Granada, como era o nome original do time. A primeira partida da nova agremiação aconteceu diante do Deportivo Jaén com vitória de 2 a 1 no Campo de las Tablas, o primeiro estádio onde o grupo atuou. Já o primeiro título oficial veio 3 anos após sua criação com a conquista da Tercera División, o quarto nível do futebol espanhol. Ainda em 1934 inaugurou sua nova casa, o Estádio Municipal Los Cármenes.

Até 1941 o Granada estava sempre nas divisões inferiores da Espanha, quando neste ano ficou com o troféu de campeão da Segunda División e, consequentemente, com o primeiro acesso à elite do futebol nacional. Daí até a temporada 1944/45 os granadinos conseguiram posições intermediárias até serem rebaixados. Mesmo com o decesso os Rojiblancos fizeram uma excelente campanha na Copa del Rey, chegando na semifinal do torneio. Até o retorno passaram-se mais 12 anos.

Na temporada 1958/59 pode-se dizer que os Granás, já como Granada Club de Fútbol desde 1947, tiveram sua melhor época no futebol espanhol, visto que conseguiram chegar à final da Copa del Generalíssimo (atual Copa del Rey) sendo derrotados pelo tradicional Barcelona por 4 a 1 no estádio Santiago Bernabéu em Madrid.

Do final dos anos 60 até meados dos 70, o Granada conseguiu manter-se na Liga Espanhola sempre em posições intermediárias, salvos dois honrosos sexto lugares nas edições 1971/72 e 1973/74. Mais dois anos adiante e a Andaluzia perdia seu terceiro clube novamente rebaixado para a segunda divisão para não mais voltar até 2011.

No ano de 1993 deu-se início à construção de seu novo estádio, que continuaria com o mesmo nome do antigo Municipal Los Cármenes, mas que passou a ser também chamado de Nuevo Los Cármenes, atualmente com capacidade para 16200 pessoas e que foi aberto ao público em 1995 com a partida de reinauguração entre Real Madrid e Bayer Leverkusen da Alemanha em 16 de maio com vitória dos espanhóis por 1 a 0.

Entre 1976 e 2011 foram várias idas e vindas entre as segunda e quarta divisões, culminando até com um rebaixamento por problemas administrativos em 2001. Em 2009, com o clube passando por dificuldades financeiras na Segunda B (equivalente à terceira divisão), a diretoria resolveu entrar em sociedade com Gino Pozzo, também proprietário da italiana Udinese. A negociação resultou no empréstimo de jogadores poucos utilizados no Calcio em troca da cessão de valores que porventura surgissem e despertassem interesse da equipe de Udine. Tal negociação rendeu bons frutos na temporada seguinte e o Granada estava de volta à segunda divisão.

Em 2011, ainda mantendo a parceria com a Udinese, veio finalmente o retorno à elite do futebol da Espanha com a vaga garantida nos playoffs de acesso diante do Elche no último sábado, após dois empates – 0 a 0 na ida e 1 a 1 na volta, o que garantiu sua classificação por ter vantagem de dois resultados semelhantes por ter feito melhor campanha na competição.

Tal qual o Novara Calcio na Itália, o Granada deverá entrar na próxima edição de La Liga como forte candidato ao rebaixamento. Porém, com a parceria firmada com a Udinese – agora rival dos Azzurri na Serie A – que tem dado resultado, os Granás podem mostrar que a evolução nos últimos tempos não é apenas digna de uma rápida visita à elite depois de 35 anos de ausência.

Abaixo, dados e estatísticas do terceiro time andaluz integrante da elite do futebol espanhol.


GRANADA CLUB DE FÚTBOL

* Fundação: 06 de abril de 1931 como Club Recreativo Granada

* Local: Granada/ESP

* Apelidos: Granás e Rojiblancos

* Estádio: Estadio Municipal “Nuevo” Los Cármenes (16200 pessoas)

* Presidente: Quique Pina

* Treinador: Fabriciano “Fabri” González

* Uniformes: Camisas vermelhas com listras horizontais brancas, calções azuis e meiões brancos (titular); Camisas azuis com uma listra branca vertical à esquerda, shorts e meiões azuis (reserva)

* Títulos (9): Tercera División (1933/34, 2003/04 e 2005/06), Segunda División (1940/41, 1956/57 e 1967/68) e Segunda División B (1982/83, 1999/2000 e 2009/10)

* Jogador que mais vezes atuou: Lina García (371 partidas)

* Maior artilheiro: Rafa Delgado (97 gols)

* Principais jogadores: Lina García, Rafa Delgado, César Rodríguez, Ladislao Mazurkiewicz, Julio Montero, Gustavo Benítez, Aguirre Suárez e Carlos Gomes 




Escudo: arquivo pessoal
Foto 1: Spanish Football
Foto 2: Moiceleste

Nenhum comentário: