quarta-feira, 15 de junho de 2011

O RETORNO APÓS 55 ANOS DE AUSÊNCIA


Novara Calcio: volta à elite italiana após mais de meio século 





Terminaram os principais campeonatos europeus e até a semana passada tivemos inúmeras decisões de playoffs para o rebaixamento ou para o acesso nas diversas divisões. Na Inglaterra o Swansea, que curiosamente é do vizinho País de Gales, assegurou sua vaga na Premier League 2011/12 ao bater o Reading em Wembley. Já na Espanha entrarão em campo no sábado (18/06) Granada e Elche para decidir a última equipe que fará companhia a Real Betis e Rayo Vallecano na primeira divisão da próxima temporada. Na Alemanha o Borussia Mönchengladbach assegurou sua permanência na elite ao bater o Bochum, da 2.Bundesliga, no jogo decisivo. E na Itália teremos um participante que há 55 anos não aparecia na festa principal do futebol no país – trata-se do Novara, que bateu o Padova na finalíssima por 2 a 0 e vai duelar com os tradicionais clubes do Calcio a partir de agosto deste ano.

Certamente poucos dos leitores deste blog já viram ou sequer ouviram falar do modesto Novara, que até bem pouco tempo penava nas divisões semi-amadorias da Itália. Por isso mesmo a partir de agora vamos conhecer um pouco da história no caçula da Serie A italiana.

O Novara Calcio SpA surgiu da idéia de oito jovens estudantes de um colégio da cidade de mesmo nome, situada na região do Piemonte no noroeste italiano, que pretendiam formar uma equipe de futebol. Daí então, em 22 de dezembro de 1908, esses adolescentes fundaram o clube que ficaria conhecido mais tarde como os Azzurri devido ao seu uniforme quase que da cor azul em sua totalidade.

No princípio o time atuava na província de Novara e alguns anos depois sempre perambulou pelas séries inferiores da Itália, num vai-e-vem entre as divisões, mas sem se fixar. Os "Azuis" finalmente deram o ar da graça na elite italiana na temporada 1947/48 e até que conseguiram bons resultados, mantendo-se por lá por oito anos consecutivos até cair para a segunda divisão. Porém, entre 1947 e 1954 o Novara trouxe um dos maiores atacantes da história do país e, sem dúvidas, o mais importante a vestir a camisa do clube - o atacante Silvio Piola, ex-Lazio e Juventus e campeão mundial em 1938 e autor de 2 dos 4 gols da Azzurra na final contra a Hungria. A aposentadoria de Piola coincidiu com a derrocada do time nos anos seguintes. A partir da edição 1955/56, sua última participação na Serie A, mais uma série de acessos e decessos até o inédito rebaixamento para a Serie C por envolvimento em um suposto escândalo por fraude com um atleta da Sambenedettese.

Na década de 80, mais precisamente em 1981, o time de Piemonte chegou ao seu pior momento com a queda para a Serie C2, equivalente à quarta divisão. A situação era essa, caótica, até a volta à terceira divisão na temporada 1995/96. Até os anos 2000 a torcida biancoazzurri não via nenhuma perspectiva de melhora para o Novara, que continuava seu calvário entre a C2 e a C1 ao longo do tempo.

A luz no fim do túnel se acendeu quando a família Di Salvo, proprietária de uma rede de clínicas médicas na região e fanática torcedora do Novara Calcio, resolveu investir no clube em 2006. As coisas começaram a melhorar com as honrosas participações na Serie C (Liga Pro Prima Divisione) nos anos seguintes. Até que em 2008 algumas mudanças na administração do clube foram preponderantes para a guinada rumo ao retorno à elite. O presidente Massimo Di Salvo demitiu o antigo diretor de futebol Sergio Borgo e trouxe para seu lugar Pasquale Sensible, vindo do Palermo. Sobrou também para o então treinador Egidio Notaristefano, que também perdeu seu cargo e foi substituído por Attilio Tesser.

As alterações no corpo diretivo e técnico começaram a surtir efeito já na temporada 2009/10, quando os Azzurri fizeram uma excelente campanha na Coppa Italia ao passar clubes da segunda divisão como Pescina e Modena, além de desbancar Parma e Siena, ambos da elite italiana. Nas oitavas-de-final sucumbiu diante do Milan, mas nada que estragasse a ótima temporada que estava por vir. Na Liga Pro Prima Divisione conseguiu seu acesso direto à Serie B após 33 anos de espera. Mas o melhor - e inesperado - estava por vir...

Iniciava-se a temporada 2010/11 e o primeiro objetivo da diretoria do Novara era conseguir todas as forças para se manter na segunda divisão. Mas aos poucos os resultados foram aparecendo, já que Tesser manteve a base que fez boa campanha de acesso em 2009/10. E contrariando todas as expectativas da família Di Salvo, após uma excelente campanha - principalmente em seus domínios, no estádio Silvio Piola, que tem capacidade para pouco mais de 10 mil pessoas, onde em 21 jogos a equipe venceu 11 vezes, empatou 9 e perdeu apenas uma vez para o Modena quando já estava classificado para os playoffs de acesso. Na disputa pela última das 3 vagas na Serie A, as outras 2 ficaram com Atalanta (campeã) e Siena (vice), o time de Piemonte passou pelo Padova e retornou à primeira divisão após uma ausência de 55 anos.

Na temporada 2011/12 com a companhia de gigantes do futebol italiano e europeu como Internazionale, Milan e Juventus, os Azzurri já entrarão como fortes candidatos ao rebaixamento, mesmo contando com um bom incremento em sua estrutura com base nos investimentos da família Di Salvo na casa dos 7 milhões de Euros num CT nas proximidades da cidade. Tal quantia, soberba para um clube pouco expressivo como o Novara, veio das negociações dos destaques da campanha do acesso, como o atacante argentino Pablo González, que foi vendido ao Palermo após ter feito 15 gols e dado 9 assistências para os companheiros.

Em 103 anos de existência o Novara jamais conquistou um título oficial, mas para quem até bem pouco tempo estava praticamente relegado ao ostracismo, o fato de figurar novamente entre os grandes do Calcio após mais de cinco décadas de ausência já é uma conquista histórica.

Abaixo, dados e estatísticas do clube que demorou, mas voltou à elite do futebol italiano. 


NOVARA CALCIO SpA

* Fundação: 22 de dezembro de 1908

*  Local: Novara/ITA

* Estádio: Stadio Silvio Piola (10106 pessoas)

* Apelido: Azzurri

* Presidente: Massimo Di Salvo

* Treinador: Attilio Tesser

* Uniformes: Camisas azuis, shorts e meiões pretos (titular); Camisas e meiões brancos e shorts azuis (reserva) 

* Títulos: nenhum 

* Principais jogadores: Silvio Piola, Pietro Rava, Fabio Gallo, Renato Zaccarelli, Helge Bronée, Pietro Ferraris, Pietro Pasinati, Attilio Demaría, Pablo González e Cristian Bertani 




Escudo: arquivo pessoal
Foto: Gazzetta di Novara

Nenhum comentário: