quinta-feira, 2 de junho de 2011

UMA CARETA DE ALEGRIA



O ex-ponta Lela (1º agachado na foto 1 e foto 2) e seu filho Alecsando: caretas





Estão ficando famosas as caretas feitas pelo atacante Alecsandro, do Vasco da Gama, desde que marcou um gol contra o Atlético/PR pela semifinal da Copa do Brasil no mês de maio. No princípio parecia mesmo provocação ao rival paranaense para os desavisados. Tudo bem que teve mesmo uma pitadinha de “zoação” com os rubro-negros paranaenses. Mas para quem acompanha mais de perto a história do futebol tratou-se de uma justa homenagem ao seu pai Lela, ex-ponta do Coritiba que tinha como característica justamente a careta quando marcava seus gols. No entanto, a arbitragem não entendeu o recado e deu cartão amarelo ao jogador pelo ato.

Ontem, justamente contra o ex-clube de seu pai, o centroavante vascaíno repetiu a dose na comemoração ao marcar o gol da vitória de 1 a 0 em São Januário, agora pela finalíssima da competição. Então vamos conhecer um pouquinho da história do ex-campeão brasileiro que fazia careta?

Reinaldo Felisbino foi um ponta-direita que nasceu em Bauru/SP no dia 17 de abril de 1962. Com 15 anos já dava seus primeiros passos no futebol com a camisa do Noroeste de sua cidade natal. Era baixinho e logo foi apelidado de “Mentira” pelos colegas de profissão, já que possuía as pernas curtas. Mas a despeito disso era dono de uma grande velocidade, tanto que sua verdadeira marca registrada era o modo inusitado com a qual comemorava seus gols: fazendo careta.

Deixou o Noroeste em 1980 e passou por Inter de Limeira (onde teve ótimas atuações e chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira sub-23 para um torneio em Toulon, na França), Santo André e Fluminense até deslanchar definitivamente na carreira a partir de 1983 ao vestir a camisa do Coritiba. Numa troca com o Flu envolvendo o meia Leomir, Lela, como é conhecido, chegou ao Couto Pereira sem muito alarde, mas a transação se revelou muito boa para ambos os clubes algum tempo depois.

No Paraná foi conquistando seu espaço e em pouco tempo já era peça primordial na ponta-direita do Coxa Branca. Só que em 6 anos de carreira o ponteiro ainda não tinha levantado nenhum troféu oficial. Mas o ano de 1985 lhe reservaria grandes momentos.

Já considerado ídolo no alviverde curitibano, Lela foi fundamental com 6 gols na surpreendente conquista do Campeonato Brasileiro de 1985 - incluindo dois que foram vitais para o triunfo do Coxa no torneio: nas vitórias contra Santos e Corinthians. Na final contra o Bangu no Maracanã não marcou o seu, mas foi muito importante na partida, que terminou empatada em 1 a 1. Nas cobranças de pênalti foi eficiente e converteu a sua cobrança – a terceira. Entrava definitivamente para a história do futebol brasileiro as caretas de Lela após seus gols.

Como curiosidade, e que já foi assunto aqui no blog, o Coritiba foi o único campeão brasileiro da história a terminar o torneio com saldo negativo de gols – foram 25 gols feitos contra 27 tomados, saldo de -2.

Depois do título nacional, Lela ainda foi peça importante na conquista do Campeonato Paranaense de 1986, seu segundo e último troféu oficial da carreira. Em 1988, após 5 anos de êxito com a camisa do Coxa Branca, o ponta-direita dava adeus ao clube e começaria a rodar pelo país a fora. Teve passagens por Sampaio Corrêa/MA, novamente Noroeste, Central/PE, Lençoense/SP até encerrar a carreira em Rondônia no Palmares no ano de 1995, aos 33 anos.

Dizem que talento é um genético, e Lela, após pendurar as chuteiras, cuidar de escolinhas de futebol para garotos e tentar a vida de técnico, viu seus dois filhos progredirem na carreira futebolística: o volante Richarlyson, atualmente no Atlético/MG, e o já citado atacante Alecsandro, do Vasco da Gama. Este último, como também já comentado, vem dando prosseguimento à marca registrada do pai com as caretas após os gols, num justo gesto de alegria e homenagem a quem marcou história no esporte.

Abaixo, dados e estatísticas de Lela “Careta”, sem nenhuma “mentira”.


* Nome: Roberto Felisbino

* Nascimento: 17 de abril de 1962 em Bauru/SP

* Posição: ponta-direita

* Apelidos: Mentira, Lela

* Clubes como jogador (9): Noroeste (1977 a 1980 e 1989 a 1991), Internacional de Limeira (1981 a 1982), Santo André (1982), Fluminense (1982), Coritiba (1983 a 1988), Sampaio Corrêa (1988 a 1989), Central (1992), Lençoense (1993) e Palmares (1995)

* Títulos como jogador (2): Campeonato Brasileiro (1985) e Campeonato Paranaense (1986)

* Clubes como treinador (2): Atlético Araçatuba (2010) e CAL Bariri/SP (2011)

* Títulos como treinador: nenhum




Foto 1: Blog Futebol Clássico
Foto 2: Site oficial do Coritiba Football Club
Foto 3: UOL 

Nenhum comentário: