terça-feira, 26 de julho de 2011

A DIVISÃO FINAL DO CAMPEONATO BRASILEIRO


São Raimundo/PA (1) e Guarany/CE (2): campeões da Série D





A Série D do Campeonato Brasileiro começou na semana retrasada com vários jogos de norte a sul do país. Trata-se da quarta divisão do futebol nacional, ou seja, praticamente o fim da linha para algum clube que pretenda manter suas atividades de forma contínua na temporada. 

São 40 times divididos em 8 grupos regionalizados com 5 componentes cada, já que a CBF, entidade "organizadora" da competição, mesmo endinheirada (só tem olhos para a seleção e para os interesses financeiros e pessoais dos cidadãos que a administram) se nega a dar sequer alguma ajuda de custos a esses clubes, que em quase sua totalidade sofrem com as baixas receitas, a pouquíssima visibilidade, as péssimas estruturas e os prejuízos com folhas de pagamento, logística e outras despesas. A fórmula consiste em jogos de ida e volta dentro da chave com os dois melhores classificados passando às oitavas-de-finais, daí seguindo-se até a grande final no conhecido sistema de "mata-mata". Os quatro clubes classificados às semifinais terão vaga garantida à Série C de 2012. Obviamente por não existir uma divisão inferior no Brasil não há rebaixamento nesta competição.

O critério de participação na Série D deste ano é a participação das equipes nos seus respectivos estaduais mais os quatro rebaixados da "Terceirona" de 2010. Somados a estes, 18 times das 9 federações melhores colocadas no ranking nacional (2 melhores de cada campeonato estadual ou outro torneio organizado pelas entidades locais, excetuando-se, logicamente, aqueles que participam de divisões superiores). As demais têm direito a um indicado nos mesmos moldes para classificação. 

A quarta divisão foi criada em 2009 com o mesmo intuito da introdução da Série C há alguns anos - manter o maior número possível de clubes em atividade na temporada do calendário futebolístico nacional - e teve a letra "D" bem a calhar. Poderia ser uma idéia de "D"esorganização, nada que surpreenda partindo das "cabeças pensantes" da CBF. Embora sem nenhum suporte logístico, midiático e financeiro da nossa entidade maior do futebol brasileiro, 40 clubes foram divididos em 10 chaves regionalizadas com 4 times cada. A bagunça começou já daí, pois o regulamento previa os 40 participantes, mas o estado do Acre não inscreveu nenhuma equipe, o que reduziu o número de competidores para 39 e, consequentemente, fez com que um dos grupos tivesse seu número de agremiações reduzido para 3.

Desses 39 passaram 2 de cada grupo para a segunda fase, perfazendo-se 20 equipes que disputariam um "mata-mata" a partir de então. Só na genialidade das cabeças pensantes dos responsáveis pela edição do regulamento da competição essa matemática daria certo, pois chegou-se ao ponto de nas quartas-de-final ter apenas 5 times para a disputa que obtiveram a vaga dentro de campo. Daí a (im)perfeição da regra: 3 clubes seriam "beneficiados" pelo índice técnico (?) na terceira fase, ou seja, um derrotado nos cruzamentos poderia até mesmo ser campeão da Série D (menos mau que não foi caso). Seria um prêmio para quem foi incompetente no final das contas. O São Raimundo do Pará, ao bater o Macaé, sagrou-se o primeiro campeão da história do torneio.

A competição é bem recente com apenas duas edições realizadas. Como já dito, o São Raimundo de Santarém/PA foi o seu primeiro vencedor em 2009, enquanto o Guarany de Sobral/CE conquistou o troféu no ano passado ao derrotar na final o América/AM. Como não poderia deixar de ser diferente no futebol brasileiro mais uma vez criou-se um imbróglio no torneio em 2010, já que os amazonenses foram punidos pelo STJD com a desclassificação devido à escalação irregular de um jogador nas quartas-de-finais diante do Joinville/SC. Dessa forma a vaga para a Série C dos manauaras foi repassada aos catarinenses.

Na edição de 2011 alguns clubes de certa tradição no cenário futebolístico do Brasil figuram no limbo da Série D, como Santa Cruz/PE, Sampaio Corrêa/MA (ex-campeão da Série C), Gama/DF e Juventude/RS (campeão da Copa do Brasil de 1999). Há até times de enorme torcida e de quilate similar destes citados que sequer vão participar do campeonato, como CSA/AL e Remo/PA.

Apesar da falta de apoio, da precária estrutura e do quase amadorismo da competição, que sirva de pontapé inicial para a organização do futebol brasileiro, com oportunidades iguais aos clubes do país e motivação para o torcedor acompanhar seu clube do coração durante toda uma temporada.


Abaixo, os campeões, vices, demais clubes que foram promovidos e artilheiros das edições já realizadas da Série D.


* 2009

- Campeão: São Raimundo/PA

- Vice: Macaé/RJ
- Demais promovidos: Chapecoense/SC e Alecrim/RN
- Artilheiro: Michel (São Raimundo/PA) - 10 gols

* 2010

Campeão
: Guarany/CE
Vice: Madureira/RJ
Demais promovidos: Araguaína/TO e Joinville/SC
Artilheiro: Danilo Pitbull (Guarany/CE) - 11 gols



Foto 1: Diário do Pará
Foto 2: Jornal Correio da Semana

Nenhum comentário: