quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O GOL MAIS RÁPIDO DA HISTÓRIA

Al Abed: gol com apenas 2 segundos de jogo




Em setembro um lance inusitado entrou para o rol das curiosidades históricas do futebol. Mais precisamente no dia 11 o meia Mikhail Osinov do FC Mitos Novocherkassk, clube da divisão federal (Oblast) de Rostov que disputa a terceira divisão russa, marcou um gol com somente 3,49 segundos de bola rolando numa partida diante do Olimpia Gelendzhik pelo torneio nacional. O vídeo da jogada relâmpago você pode conferir abaixo.




Na história do futebol, devidamente oficializado, consta como sendo o gol mais rápido de todos os tempos o do atacante saudita Nawaf Al Abed, jogador do Al-Hilal que em 2009 marcou aos dois segundos de partida contra o Al Shoalah, valendo pela Copa do Príncipe Faisal bin Fahad Sub-23. Al Abed recebeu a bola logo após o apito do árbitro e mandou pras redes. Confira no vídeo.





Também segundo os registros oficiais um atacante brasileiro está na lista dos artilheiros mais rápidos da história. Fred, hoje no Fluminense, anotou um gol quando defendia o América/MG pela Copa São Paulo de Juniores em 2003 contra o Vila Nova/GO aos 3 segundos. Veja o lance.




Outro gol marcado após o apito inicial aconteceu em 2004 na Wessex League inglesa, equivalente a 10ª divisão, quando o atacante Marc Burrows, então no Cowes Sports, repetiu o lance de receber a bola e chutar para marcar aos 2,5 segundos contra o Eastleigh. O vídeo infelizmente não está disponível, mas vale o registro.

Ainda no futebol inglês o atacante Colin Cowperthwaite, em 1979, também entrou na lista dos jogadores que balançaram as redes quase num "piscar de olhos". Com apenas 3,5 segundos Cowperthwaite fez o seu com a camisa do Barrow diante do Kettering Town em jogo válido pela Conference (5ª divisão nacional).

Por fim o atacante uruguaio Ricardo Oliveira, xará do brasileiro ex-São Paulo e Santos, em 1998, fez um gol pelo Rio Negro com apenas 2,8 segundos contra o Soriano em um amistoso entre as duas equipes, conforme podemos conferir abaixo.





Muitos outros gols foram marcados com menos de 5 segundos de jogo. Obviamente seria impossível citá-los todos aqui nesta publicação. Entretanto, estes acima comentados foram apenas exemplos de gols realmente rápidos com menos de 4 segundos de bola rolando. Por isso é bom o time adversário sempre estar atento, pois num simples piscar de olhos a bola já pode estar no fundo das redes.



Foto: Goal.com

Nenhum comentário: