quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

MAZURKIEWICZ: O GOLEIRO QUE NÃO LEVOU DOIS GOLS ANTOLÓGICOS DE PELÉ


Mazurkiewicz: além de grande goleiro, famoso por não tomar gols de Pelé





O ano de 2013 começou triste para o futebol mundial. Hoje, 02 de janeiro, faleceu no Uruguai um dos maiores goleiros da história, ídolo daquele país debaixo das traves: Ladislao Mazurkiewicz, aos 67 anos de idade.

Mazurkiewicz foi um vencedor em sua carreira, mas o que o tornou bastante conhecido mundo a fora foi o famoso lance em que Pelé lhe deu um drible da vaca, na semifinal da Copa de 1970, e por pouco não marcou o gol – que certamente teria sido um dos mais bonitos da história de todos os mundiais. Neste mesmo jogo, vencido pelos brasileiros por 3 a 1, o mesmo Pelé ainda chutou de primeira uma reposição feita pelo uruguaio que o obrigou a fazer uma grande defesa. Foi ainda eleito o melhor arqueiro da competição.

Ladislao Mazurkiewicz Iglesias nasceu em Piriápolis, cidade localizada no departamento de Maldonado e distante 97 km de Montevidéu, no dia 14 de fevereiro de 1945. De descendência polonesa, logo ganhou o apelido de Polaco. Bastante jovem chegou ao Racing, clube da capital uruguaia – aos 18 anos. Por lá ficou apenas um ano depois de demonstrar toda sua habilidade debaixo das traves e ser convocado para a seleção uruguaia sub-20, onde ganhou um título sulamericano em 1964. Foi a deixa para chamar a atenção do gigante Peñarol.

Nos Carboneros, Mazurkiewicz pode desfrutar momentos de glória em sua carreira e entrar para os registros dos grandes nomes do futebol mundial. Nas suas duas passagens pelo time aurinegro – uma de 5 anos e outra de 1 ano – foram 6 títulos, média de um por ano. Ao todo, três conquistas nacionais, uma Libertadores, um Mundial e uma Supercopa dos campeões intercontinentais.

Foi convocado para a Celeste Olímpica pela primeira vem em 1965, aos 20 anos, e um ano depois já estava presente na Copa do Mundo da Inglaterra. Participou ainda com o Uruguai do Mundial de 1970, quando foi 4º lugar, e do torneio de 1974 na Alemanha. Com os Charrúas foram 36 partidas em 9 anos. Levantou um título com o selecionado nacional: o Campeonato Sulamericano (atual Copa América) de 1967.

Polaco ainda mostrou seu brilho no Brasil defendendo as cores do Atlético/MG entre 1972 e 1974, fazendo parte do elenco do então campeão brasileiro em seu primeiro ano em Belo Horizonte. Em 1971 teve a honra de participar do jogo de despedida do arqueiro russo Lev Yashin, considerado o melhor da posição em todos os tempos, e receber de suas mãos suas luvas no 2º tempo da partida, quando foi substituí-lo. Recebeu ainda do Aranha Negra as palavras de que seria seu sucessor como melhor goleiro do mundo.

Depois do Galo Mineiro, Mazurkiewicz seguiu para o Granada da Espanha, sua única incursão no futebol europeu em 17 anos de carreira. Foram 4 anos no clube espanhol até retornar para a América do Sul, mais precisamente para o futebol chileno para defender as cores do Cobreloa em 1979. Um ano depois estava na Colômbia assinando com o América de Cali. Por fim, em 1981, encerraria sua brilhante carreira no clube que o consagrou para o mundo, o Peñarol, não sem antes conquistar mais uma taça para a sua coleção – o campeonato uruguaio.

Depois de sua aposentadoria dos gramados, Ladislao Mazurkiewicz não abandonou o futebol. Seguiu como treinador de goleiros até bem recentemente. No final de dezembro passado teve um grave problema respiratório que o levou a ser internado em estado grave em um hospital de Montevidéu. Com o passar dos dias sua situação só se agravou, culminando com seu falecimento na madrugada desta quarta, dia 2.

Abaixo, dados e estatísticas do brilhante goleiro uruguaio que ficou marcado por não levar dois gols antológicos de Pelé. Esses dois "quase gols" você pode conferir no vídeo a seguir.





* Nome: Ladislao Mazurkiewicz Iglesias

* Nascimento: 14 de fevereiro de 1945 em Piriápolis/URU

* Posição: goleiro

* Clubes (6): Racing de Montevidéu (1964 a 1965 e 1981), Peñarol (1965 a 1970), Atlético/MG (1972 a 1974), Granada/ESP (1974 a 1978), Cobreloa (1979), América de Cali/COL (1980)

* Títulos (8): Campeonato Sulamericano Sub-20 (1964), Copa Libertadores (1966), Campeonato Uruguaio (1967, 1968 e 1981), Copa Intercontinental (1966), Campeonato Sulamericano (1967) e Supercopa dos campeões mundiais (1969).

* Seleção uruguaia: 36 partidas entre 1965 e 1974

* Honraria pessoal: Melhor goleiro da Copa do Mundo de 1970



Foto: La Nación

2 comentários:

Bruno Melo disse...

Apenas corrija uma informação: Mazurkiewicz não foi campeão brasileiro pelo Atlético. Ele chegou ao time em 1972, depois do título.

Carlos Henrique disse...

Caro Bruno,

Informação corrigida, é verdade. Obrigado pela informação!