quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O ATAQUE DOS TUBARÕES AZUIS


Os Tubarões Azuis atacaram na CAN 2013




 O futebol é apaixonante em vários aspectos, não à toa é o esporte mais popular do planeta. E dentre eles estão as gratas surpresas e revelações que surgem ano após anos ao longo da história nas competições mundo a fora. E na Copa Africana de Nações (CAN) 2013 não podia ser diferente.

Na atual edição temos a participação da debutante Cabo Verde, país insular daquele continente constituído por dez ilhas localizadas no oceano Atlântico a aproximadamente 640 km da nação mais próxima – Senegal. Seu clima predominante é o semi-árido e sua economia se baseia praticamente na agricultura, na pesca e na prestação de serviços. É um dos países cuja língua oficial é o português, já que foi descoberto em 1460 e colonizado pelos portugueses até sua independência em 1975. Tem uma população de aproximadamente 500 mil habitantes segundo o último censo realizado, sua capital é Cidade Praia, seu regime político é o parlamentarismo republicano e sua moeda é o Escudo Caboverdiano.

Voltando ao futebol, a seleção de Cabo Verde atua oficialmente desde 1979 quando enfrentou Guiné Bissau fora de casa e perdeu por 3 a 0 em partida válida pelo torneio Amílcar Cabral. Entretanto, a Federação Caboverdiana de Futebol (FCF), a entidade que rege o futebol do país, só veio a ser fundada em 1982. A primeira vitória da história caboverdiana só veio 2 anos depois de sua estréia e com direito a vingança: devolveu os mesmos 3 a 0 sofridos para Guiné Bissau jogando no Mali pelo mesmo torneio Amílcar Cabral.

O campeonato nacional foi realizado pela primeira vez em 1953 e é disputado entre os times campeões das 9 ilhas que são habitadas no país (a de Santa Luzia é a única exceção). Após as disputas regionais os clubes vencedores se enfrentam em turno e returno para definir o campeão. O Clube Esportivo Mindelense, da cidade de Mindelo, é o maior detentor de títulos com 12 ao todo. Cabo Verde manda seus jogos no modesto Estádio da Várzea, em Cidade Praia, cuja capacidade é de aproximadamente 10 mil pessoas.

Já os Tubarões Azuis, como é chamada a seleção nacional, tem um histórico pequeno dentro das quatro linhas, muito em função de ter apenas 34 anos de existência. E nesse período jamais participou de grandes competições e, consequentemente, não conquistou títulos de relevância – tem apenas duas taças de campeonatos regionais. Porém, em 2012 esse panorama melhorou e a equipe se classificou para o torneio de seleções mais importante do continente, a CAN, ao passar pelo tradicionalíssimo selecionado de Camarões da estrela Samuel Eto’o no placar agregado de 3 a 2.

E logo na primeira participação no certame continental os Tubarões foram vorazes. Classificou-se para as quartas de final terminando em segundo lugar no Grupo A, atrás da anfitriã África do Sul e à frente de outra tradicional equipe africana: Marrocos. A adversária foi a fortíssima seleção de Gana, então candidata ao título desta edição. O resultado final foi de 2 a 0 pros ganeses, mas o que se viu em campo foi um time aguerrido e que vendeu muito caro essa derrota, deixando orgulhosos e muito satisfeitos os torcedores caboverdianos.

Dentre os nomes que mais se destacaram na seleção de Cabo Verde estão Dady, Lito (jogador que mais vezes atuou com 41 jogos), Nando, Babanco, Héldon, Marco Soares e Carlos Morais. Este último, inclusive, é o maior artilheiro da história da seleção com 10 gols (até a publicação deste post) e autor do primeiro gol da equipe em eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006 - contra a Suazilândia em 16 de novembro de 2003 no empate por 1 a 1. Curiosamente vários nomes importantes do futebol mundial nasceram ou têm descendência caboverdiana, como é o caso do ponta português Nani, do Manchester United/ING, do meia também português Eliseu, do Málaga/ESP, do ex-volante francês Patrick Viera, do ex-atacante sueco Henrik Larsson e outros.

Outra curiosidade acerca dos Tubarões é o fato de o atual treinador, Lúcio Antunes, dividir sua tarefa de técnico do selecionado com a de controlador de tráfego aéreo no aeroporto de Cidade Praia.

Em 12 anos a seleção subiu do 182º para o 70º lugar atual no ranking da FIFA. E a expectativa a partir de 2013 é que os Tubarões Azuis possam se desenvolver ainda mais no futebol com os recentes bons resultados, não ser apenas mais uma grata revelação e passar a atacar com voracidade as disputas em que participar.

Abaixo, dados e estatísticas do Tubarões do oeste africano (até a data deste post).


FEDERAÇÃO CABOVERDIANA DE FUTEBOL (FCF)

* Fundação: 1979

* Presidente: Mário Semedo

* Treinador: Lúcio Antunes

* Uniformes: Camisas, calções e meiões azuis com detalhes em vermelho e branco (titular); Camisas, calções e meiões brancos com detalhes em vermelho e azul (reserva)

* Títulos (2): Taça Amílcar Cabral (2000) e Jogos Lusófonos (2009)

* Maior artilheiro: Carlos Morais (10 gols entre 1998 e 2007)

* Jogador que mais vezes atuou: Lito (41 jogos desde 2002)



Escudo: arquivo pessoal
Foto: Reuters

Nenhum comentário: