segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

JOGADORES DE UM TIME SÓ

Jamie Carragher: exemplo de dedicação a um só clube em toda a carreira




Na semana passada o zagueiro inglês Jamie Carragher, do Liverpool/ING, anunciou sua aposentadoria dos gramados para o final da temporada. Com 35 anos de idade, o defensor, que também atuou pela seleção inglesa, poderia até passar sem grandes holofotes da mídia, já que se trata de um atleta que tem suas qualidades, mas que não chega a ser uma estrela mundial. Entretanto, um ponto chama a atenção na carreira do jogador e faz chamar a atenção dos que acompanham o futebol: seus 17 anos de trabalho exclusivo no time de Anfield Road.

São vários os aspectos que tornam um jogador de futebol ídolo de determinada torcida em qualquer time do planeta. Seja por sua qualidade, por sua honradez à camisa, por seus recordes, gols, liderança, títulos e dedicação. Esta última qualidade é um "artigo" cada vez mais raro no esporte.

Podemos citar vários exemplos no mundo da bola em relação à longevidade dentro de uma única equipe. Aqui no Brasil temos Rogério Ceni, Marcos (ex-goleiro do Palmeiras), Zico, Leandro (ex-lateral do Flamengo), Roberto Dinamite, Reinaldo (ex-atacante do Atlético/MG), Pelé, Garrincha, Nilton Santos, entre tantos outros. No exterior temos Totti (Roma/ITA), Del Piero (Juventus/ITA), Gerrard (Liverpool/ING), Terry (Chelsea/ING), Raúl (Real Madrid/ESP), e etc.

Mas existem também aqueles jogadores que só vestiram uma única camisa de time por dez ou mais temporadas seguidas, sem direito à empréstimos mesmo que relâmpagos. Que saíram direto das categorias de base para se tornarem astros de seus clubes até o encerramento de suas carreiras. São bem poucos na história do futebol.

Por isso hoje pego carona no texto do meu grande amigo gaúcho Alexandre Perin no seu sempre excelente Almanaque Esportivo. Perin postou justamente sobre esse assunto, tratando de profissionais que dedicaram toda sua trajetória a um único escudo. Como ele mesmo citou em seu post"de jogadores brasileiros que atuaram em um só clube por dez ou mais temporadas. Ou seja, atletas que começaram a jogar profissionalmente e encerraram suas carreiras defendendo uma agremiação de maneira oficial (e, em alguns casos, a Seleção Brasileira)."

As sugestões do fim do texto também podem ser deixadas aqui no blog via comentários, e-mail (contato@futebolhistoria.net) ou pelo twitter (@ch_rn). Conforme a postagem cita, a próxima publicação trará os nomes dos atletas estrangeiros que atuaram por apenas um time em suas carreiras.

Confiram o post a seguir!


------------------------

Por: Alexandre Perin



Doze. Este é o número de jogadores brasileiros que atuaram em um só clube por dez ou mais temporadas. Ou seja, atletas que começaram a jogar profissionalmente e encerraram suas carreiras defendendo uma agremiação de maneira oficial (e, em alguns casos, a Seleção Brasileira).

O recordista é o lendário goleiro Kafunga, do Atlético-MG, que defendeu por assombrosos 20 anos o gol do time de Belo Horizonte, de 1935 até 1955. Com um ano a menos, o goleiro palmeirense Marcos, campeão mundial pela Seleção Brasileira em 2002, com 19 temporadas. Com 16 anos, temos o zagueiro Altair, lenda do Fluminense e que também ganhou uma Copa do Mundo, em 1962, ao lado do bicampeão mundial Nilton Santos, talvez um dos maiores laterais-esquerdos da história do futebol e ídolo eterno do Botafogo.

Nenhum deles está em atividade, boa parte já faleceu e o mais jovem da lista encerrou a carreira em 2011. São 2 goleiros, 2 zagueiros, 3 laterais, 1 meia e 4 atacantes. O que jogou há mais tempo foi Preguinho, que iniciou a carreira em 1928. E o mais recente, o goleiro Marcos, que encerrou em 2011.O atacante Pepe, com 15 anos pelo Santos de Pelé vem a seguir, assim como o zagueiro Junqueira (Palmeiras, 14 anos). Os atacantes Carlitos(Internacional) e Jarbas Batista (Flamengo), defenderam estes clubes por 13 anos. Com 12 anos como profissionais por um só time, dois laterais-direito do Flamengo: Biguá (dos anos 40) e Leandro (dos anos 70 e 80), e o atacante Preguinho (Fluminense). Finalizando esta longa lista, o único meia: Carlinhos, que desfilou seu futebol clássico por 11 anos no Flamengo.

O Almanaque Esportivo está aberto a novas inclusões, sobretudo de jogadores de futebol do interior, inclusive jogadores que ainda estão em atividade! Aguardo indicações, seguindo as regras:

Jogou profissionalmente em um, e apenas um, time.
Jogou pelo menos 10 ou mais anos por este time.




Foto: Blog Mersyreds

Nenhum comentário: