terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

JOGADORES DE UM TIME SÓ (PARTE II)

Paolo Maldini: recordista mundial de dedicação a um único time



No post de ontem peguei carona no texto do amigo Alexandre Perin em seu Almanaque Esportivo para pegar o gancho do anúncio da aposentadoria do zagueiro inglês Jamie Carragher. O defensor nunca foi uma estrela do futebol, mas ficou notabilizado por sua dedicação exclusiva de 17 anos ao Liverpool. O assunto em pauta foi jogadores brasileiro que em toda a carreira só vestiram uma única camisa - da base até pendurar as chuteiras.

Hoje é a vez de citar aqueles atletas que por toda suas trajetórias como profissionais somente envergaram um escudo no peito. Temos exemplos muito interessantes como são os casos do ex-lateral/zagueiro italiano Paolo Maldini, o meia galês Ryan Giggs, entre outros como veremos adiante. A história do futebol reserva fatos como esses que misturam paixão e respeito por uma agremiação e sua torcida.

Existem vários jogadores além dos citados no texto abaixo, contudo, muitos jogam em categorias inferiores e ficaria bastante complicado citá-los todos. A seguir a segunda postagem da série, extraído do blog do Perin.


---------------

Por: Alexandre Perin


Ontem contei a história dos doze jogadores brasileiros que atuaram por um só time ao longo de toda a carreira e por mais de dez anos. Hoje vamos citar os principais jogadores (das maiores ligas sul-americanas e européias) que atuaram por um só time por dez ou mais anos   que ainda estão em atividade. Esta história é repleta de craques, muitos deles conhecidos de todos nós, e outros jogadores surpreendentes. Mas, repetindo: só valem atletas que jamais defenderam dois times como profissionais, valendo empréstimos, times no início ou final de carreira.

Interessante ressaltar que o jogador que ficou mais tempo em um só clube e por toda a sua carreira é o supremo defensor italiano Paolo Maldini, que jogou por assombrosos 25 anos  pelo Milan. Ainda em atividade, o galês Ryan Giggs é o recordista. Ele está há 23 temporadas no Manchester United.

Apenas um time tem quatro atletas na lista: o Barcelona, que novidade né? Xavi, Iniesta, Puyol e Victor Valdés (que sairá desta lista pois vai trocar de clube em 2014). Com três atletas o Manchester United (Darren Fletcher, Ryan Giggs e Paul Scholes), o japonês Kashima Antlers (Masashi Motoyama, Hitoshi Sogahata e Takeshi Aoki).

Com dois jogadores: o escocês Kilmarnock (Garry Hay e James Fowler), o inglês Liverpool (Jamie Carragher e Steven Gerrard), a italiana Roma (Francesco Totti e Daniele de Rossi) e o russo Zenit (Vyacheslav Malafeev e Igor Denisov).

Ainda vou ressaltar alguns nomes e seus respectivos times: Gianpaolo Bellini (Atalanta-ITA), Gastón Turus (Belgrano-ARG), Carlos Gurpegi (Athletic Bilbao-ESP), Bastian Schweinsteiger (Bayern de Munique-ALE), Marc Planus (Bordeaux-FRA), Oka Nikolov (Eintracht Frankfurt-ALE), Héctor Reynoso (Chivas Guadalajara-MÉX), Tony Hibbert (Everton-ING), Steven Cherundolo (Hannover 96-ALE), Sabri Sarioglu (Galatasaray-TUR) e Iker Casillas (Real Madrid-ESP).





Foto: Yelena Rybakova (Soccer.ru)

Nenhum comentário: