terça-feira, 16 de abril de 2013

A LIGA FAROESA




HB Tórshavn: maior vencedor da Liga Faroesa




Depois de um longo e tenebroso inverno, eis que apareço novamente nesse espaço tão bacana com informação sobre a história de curiosidades do futebol. Recebi comentários, tweets e até e-mail questionando o porquê da não atualização periódica do blog. Então retorno hoje para contar um pouco mais sobre o esporte mais popular do planeta.

O futebol existe está presente nos quatro cantos do mundo, desde nas superpotências econômicas mundiais como EUA, Japão e Alemanha, até nos mais exóticas e remotas nações como Vanuatu, Taiti, Guam, entre outros. Cada lugar tem sua liga local com suas regras específicas – algumas simples e outras bem complexas e pouco inteligíveis. Nelas podemos ver times que certamente a esmagadora maioria dos amantes do esporte jamais ouviu falar, como FC Tobol Kostanay, FK Jedinstvo, Erakor Golden Star, Quality Distributors, Inter Moengotapoe, Mtibwa Sugar, entre outros. Como informação os clubes citados são respectivamente do Cazaquistão, de Montenegro, Vanuatu, Guam, do Suriname e da Tanzânia.

No post de hoje vamos falar sobre outro campeonato de nível técnico obscuro e praticamente desconhecido do restante do planeta, mas cujo país é um dos mais fascinantes no quesito paisagens naturais: o das Ilhas Faroe. Em 2009 este blog já teve publicada uma postagem sobre a seleção da região autônoma da Dinamarca, e você pode conferi-la clicando aqui.

Como dito, as Ilhas Faroe é um país pertencente à coroa dinamarquesa, entretanto é autônomo politica e economicamente falando. É um arquipélago situado entre a Noruega e a Islândia que tem aproximadamente 1400 km² de extensão e uma população de pouco mais de 50 mil pessoas segundo dados oficiais de 2012. É uma região com paisagens exuberantes com seu mar de águas azuis e montanhas verdejantes recobrindo boa parte do território. Sua capital é Tórshavn e sua moeda é a Coroa Dinamarquesa.

O desporto é bastante praticado nas Ilhas Faroe, entretanto os atletas têm que disputar modalidades olímpicas e paraolímpicas com a bandeira da Dinamarca. E como normalmente acontece na maioria dos paises pelo mundo a fora, o futebol é o esporte mais popular entre os faroeses. Sua seleção ocupa o 161º lugar no ranking da FIFA atualmente; já a liga nacional tem o 51º coeficiente pela UEFA. 

O campeonato nacional existe desde 1942, entretanto os clubes participantes só passaram a disputar competições europeias somente 50 anos depois. Entre o ano de estreia e 1975 a primeira divisão do torneio era chamada de "Divisão dos Campeões", ou Meistaradeildin em faroês. Na primeira edição apenas quatro times disputaram a taça: TB Tvøroyri, B36 Tórshavn, HB Tórshavn e KÍ Klaksvík - sendo este último seu primeiro campeão nacional. Muitas das equipes que participam da liga faroesa surgiram antes da criação da disputa, por isso disputavam o campeonato dinamarquês até seu início. A segunda divisão passou a ser disputada em 1943, contudo não havia acesso nem descenso. Até 1971 o certame envolvia apenas quatro clubes, quando a ISF, a Associação de Esportes das Ilhas Faroe, aumentou o número de participantes para 6. Cinco anos depois mais uma vaga foi aberta para a disputa e o nome da liga de elite mudou para 1.deildin (Primeira Divisão) e o sistema de rebaixamento e acesso foi introduzido - a segundona local passou a se chamar 2.deildin. O NSÍ Runavík teve o desgosto de ser o primeiro time rebaixado da história do futebol faroês, enquanto a honra da primeira promoção coube ao Fram Tórshavn.

Em 1979 foi criada a FSF, a Associação de Futebol das Ilhas Faroe, que passou a reger o campeonato faroês e, por conseguinte, já aumentou o número de equipes da primeira divisão para oito até 1988, quando finalmente o torneio passou a contar com 10 participantes, além de fazer com que dois times caíssem e subissem de divisão. Até 1992 os vencedores da 1.deildin não entravam nos torneios continentais, contudo, neste ano, a UEFA abriu vagas para os clubes faroeses disputarem tanto a Liga dos Campeões (o campeão nacional) e a Copa da UEFA (o campeão da Copa), atual Liga Europa, na primeira fase preliminar de ambos. KÍ Klaksvík e B36 Tórshavn foram os primeiros clubes da história das Ilhas Faroe a jogarem uma fase, respectivamente, da Liga e da Copa, porém sem passarem da primeira etapa.

A partir de 2006 o nome da competição sofreu algumas mudanças por motivos de patrocínios, passando a se chamar Formuladeildin entre 2006 e 2008, Vodafonedeildin entre 2009 e 2011, e Effodeildin desde então. A segunda divisão passou, então, a receber o nome de 1.deildin. A fórmula de disputa é simples e padrão na maioria das ligas europeias: jogos em turno e returno com os dez participantes em pontos corridos. O vencedor se habilita a participar da primeira fase eliminatória da Liga dos Campeões, enquanto o segundo e o terceiro lugares vão encarar a fase inicial de qualificação da Liga Europa. Os dois últimos colocados, como já visto, são relegados para a segundona nacional.

O maior vencedor da Liga Faroesa desde 1942 é o HB Tórshvan com 21 títulos, seguido do KÍ Klaksvík com 17. O atual detentor da taça é o EB Streymur. Já os maiores artilheiros de uma única edição são os ex-atacantes faroeses Uni Arge, pelo HB Tórshavn em 1997, e Fríði Johannesen, pelo B68 Toftir em 1995, ambos com 24 gols. Como não poderia ser diferente, a liga conta com alguns brasileiros, notadamente o atacante carioca Clayton Nascimento, de 34 anos, saído da base do Tigres do Brasil/RJ e desde 2002 no ÍF Fuglafjørður, artilheiro da última edição com 22 gols; e o zagueiro baiano Alex dos Santos, de 32, que começou a carreira na Portuguesa de Desportos em 2002 e hoje veste a camisa do HB Tórshavn.

Abaixo, dados e estatísticas da Liga Faroesa de futebol.


LIGA FAROESA - 1ª DIVISÃO (EFFODEILDIN)


* Fundação: 1942

* Organização: FSF - Associação de Futebol das Ilhas Faroe (Fótbólutssamband Føroya em faroês)

* Fórmula: pontos corridos com 10 clubes jogando entre si em turno e returno

* Clubes participantes em 2013 (10): 07 Vestur, AB Argir, B36 Tórshavn, EB Streymur, HB Tórshavn, ÍF Fuglafjørður, KÍ Klaksvík, NSÍ Runavík, TB Tvøroyri e Vikingur

* Campeões: HB Tórshavn (21), KÍ Klaksvík (17), B36 Tórshavn (9), TB Tvøroyri (7), GÍ Gøta (6), B68 Toftir (3), EB Streymur (2), NSÍ Runavík (1), SÍ Sørvágur (1) e VB Vágur (1)

* Maiores artilheiros de uma edição: Fríði Johannesen (pelo B68 Toftir em 1995) e Uni Arge (pelo HB Tórshavn em 1997) com 24 gols



Foto 1: UEFA.com

Nenhum comentário: