segunda-feira, 28 de outubro de 2013

OS 150 ANOS DE UMA PAIXÃO MUNDIAL

O livro original contendo as primeiras regras oficiais do futebol




Há 150 anos, mais exatamente no dia 26/10/1863, era dado - literalmente - o pontapé inicial para uma paixão que viria atrair multidões planeta a fora. Foi num pub em Londres, no Freemasons Arms Tavern, localizado em Great Queen Street, que 11 representantes de clubes amadores da capital inglesa se reuniram para redigir as regras oficiais do futebol e fundar a FA - a Football Association. Depois de um século e meio de vida pouquíssimas mudanças ocorreram nas regras e até hoje elas regem a nossa maior paixão esportiva.


Estiveram presentes à histórica reunião no bar londrino pessoas ligadas aos seguintes times: Barnes, Civil Service, Crusaders, Crystal Palace, Forest of Leytonstone (que posteriormente seria rebatizado como Wanderers), N.N. Club, Blackheath, Kensington School, Perceval House, Surbiton e Blackheath Proprietary School. O Charterhouse foi convidado para participar, mas seu representante declinou do chamado. A maioria desses clubes não existe mais ou apenas atua no rugby.

Vale salientar que o futebol já era praticado de forma amadora antes de 1863 em solo britânico, mas ainda sem uma regra oficial. O primeiro esboço de norma surgiu em 1848 nos pátios da Universidade de Cambridge. Outro surgiu em Nottingham em 1850. E ambos foram os alicerces para essa regra final criada pelos ingleses.

Na primeira foto, a edição original do livro de regras escrito naquela noite de 26 de outubro de 1863 escrito por Ebenezer Cobb Morley, que viria a ser o segundo presidente da FA 8 anos depois de sua criação.

A primeira partida da história sob as regras oficiais foi entre Barnes e Richmond, que não estava presente na reunião de fundação da FA. O placar foi de zero a zero no estádio de Mortlake em 19 de dezembro do mesmo ano.


Futebol no século XIX na Inglaterra



Desde então o futebol ganhou adeptos e admiradores até se tornar esse colosso que é hoje em dia. Além de um esporte apaixonante, virou um ótimo negócio que gera lucros cada vez mais exorbitantes. Mas a aprovação das regras, apenas, não era o bastante. Havia a necessidade de se distribuir cartilhas informativas nos clubes, nas escolas, nas livrarias e bancas de jornal, através de livros de regras. E essas regras foram sendo levemente modificadas, e novos manuais passaram a ocupar o lugar das primitivas instruções.

Em 1868 instituiu-se a figura do juiz. Em 1878, um ano depois de se adotar o travessão de madeira (do mesmo comprimento das portas dos salões da universidade de Cambridge), surgiu o apito, já que até então era na força do grito que o juiz anunciava suas decisões em campo. Em 1882, Inglaterra, Escócia, Pais de Gales e Irlanda fundaram a International Board, que até hoje regula as leis do jogo no mundo inteiro, já como órgão assessor da FIFA. 

Houve uma revisão total das regras em 1891, quando apareceram as redes nas balizas, para que não houvesse dúvidas quando da marcação do gol, e foi oficializado o pênalti - a falta dentro da grande área. Em 1896, cresce a autoridade do árbitro, que deixa de ser um simples tira-teima, e passa a se guiar pelo que mandam as regras.

Nos últimos anos do século fixam-se o numero de jogadores em onze, as dimensões do campo, o tamanho da bola e a duração da partida. Os limites das áreas datam de 1901, as leis do impedimento começaram a partir de 1907, definindo-se de vez em 1924. Uma nova revisão foi feita em todo o texto em 1938. A popularização se fez rápida e regularmente, com o apoio dos jornais, cartazes exibidos nas ruas, folhetos distribuídos em comércios, bares e teatros. Uma vez uniformizado, codificado e organizado, o futebol não tardaria a se transformar no mais popular e universal de todos os esportes. 

E hoje o futebol é o que é há 150 anos: uma paixão mundial!



Foto: Adrian Roebuck
Imagem: Newberry Library - Chicago 

Nenhum comentário: