domingo, 14 de outubro de 2007

A COPA DO MUNDO




Copa do Mundo: Uruguai, em 1930, primeiro campeão; Itália, em 2006, o atual ganhador



Começou a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul... Bom, o leitor pode até me questionar que estamos ainda há quase 3 anos da realização do próximo mundial. Entretanto, a competição começa com suas eliminatórias continentais. A Copa do Mundo em si, aquela em que conhecemos com os grupos e a sede fixa, é apenas a fase final do torneio. A largada foi dada na América do Sul e na Oceania.

A Copa é o segundo maior evento esportivo do mundo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos. Com a realização da Copa da Grã-Bretanha e, pouco tempo depois, da Copa América, ficou evidenciada a necessidade de uma difusão maior do futebol, e da expectativa de confrontos pela hegemonia além-mar.

O embrião do mundial começou com a Olimpíada de 1900, em Paris, onde o football ainda era disputado de forma amadora e sem direito a medalhas. Apenas como espetáculo. Somente em 1908 é que tornou-se uma competição para valer, com direito a disputa pelo ouro olímpico. Em 1914 a FIFA reconheceu o torneio olímpico como uma competição mundial de futebol amador, quando começou a arcar com a responsabilidade de organizá-lo. Com isso, na edição de 1924, novamente na capital francesa, houve a primeira disputa de futebol intercontinental. O Uruguai foi campeão e repetiu a dose em 1928, em Amsterdã. Com o sucesso estrondoso do torneio, em 28 de maio do mesmo ano a FIFA, então presidida pelo francês Jules Rimet (grande precursor da realização das Copas), decidiu fazer a competição de forma separada, não sendo mais um esporte exclusivo dos Jogos Olímpicos. Dois anos mais tarde realizou-se a primeira Copa do Mundo, no Uruguai - país escolhido sede como forma de celebração de seu centenário de indepedência.

Apenas 13 seleções optaram por participar da primeira Copa - Uruguai, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru, Bélgica, França, Iugoslávia, Romênia, México e EUA. Muitas equipes européias desistiram da competição devido à longa e cansativa viagem de navio para cruzar o Atlântico. As duas primeiras partidas da Copa ocorreram simultaneamente, sendo vencidas pela França e EUA, que venceram 0 México por 4 a 1 e a Bélgica por 3 a 0, respectivamente. O primeiro país a erguer a taça de campeão foi justamente o anfitrião Uruguai, então campeão olímpico.

Os problemas que atrapalhavam as primeiras edições do torneio eram as dificuldades da época para uma viagem intercontinental. Nas Copas de 1934 e 1938, realizadas na Europa, houve uma pequena participação dos países sul-americanos. Apenas a seleção brasileira esteve presente nessas duas competições. Como curiosidade, a Inglaterra - "inventora" do esporte - apenas começou sua participação em Copas na edição de 1950, realizada no Brasil, por se recusarem a jogar com países que tinham guerreado anteriormente e por um protesto da influência estrangeira no futebol, já que o esporte era uma "invenção" britânica, e consideravam que o mesmo tinha sido deturpado pelo modo de jogar dessa nações estrangeiras .

Como já tratado, em 1930 houve a participação de 13 seleções nacionais. Na edição seguinte, em 1934, 16 eram as equipes disputando o título (com uma ou outra rara exceção por desistência), número esse que perdurou até a Copa de 1982, na Espanha, onde 24 países entraram na disputa. Por fim, a partir de 2002, 32 selecionados brigavam pelo troféu Copa do Mundo FIFA até os dias atuais.

A partir da Copa de 1934 as eliminatórias têm sido feitas para diminuir o tamanho da fase final. Os jogos são disputados nas seis zonas continentais da FIFA (África, Ásia, América do Norte/Central/Caribe, Europa, Oceania e América do Sul) organizadas por suas respectivas confederações. Antes de cada edição do torneio a FIFA decide quantas vagas cada zona continental terá direito, levando em conta fatores como número de seleções e força de cada confederação. Já a fase final do torneio reúne as seleções classificadas, onde competem por um mês no país anfitrião. O certame é dividido em duas etapas: a de grupos e a eliminatória, que leva até a grande final.

O maior vencedor é o Brasil, com 5 conquistas, seguido da Itália, com 4. Já o maior artilheiro da história da competição é o atacante brasileiro Ronaldo, com 15 gols. O goleiro mexicano António Carbajal e o meia/líbero alemão Lothar Matthäus são os recordistas de participações - 5 edições cada. Outros dados, fatos e curiosidades veremos em uma publicação futura. E o resultado da enquete do blog será comentando na postagem de amanhã, dia 14.

Abaixo todos campeões, vices, sedes (entre parênteses) e seus respectivos artilheiros.

* 1930 (Uruguai)
Campeão: Uruguai - Vice: Argentina - Artilheiro: Guillermo Stábile (Argentina, 8 gols)

* 1934 (Itália)
Campeã: Itália - Vice: Tchecoslováquia - Artilheiro: Oldřich Nejedlý (Tchecoslováquia, 4 gols)

* 1938 (França)
Campeã: Itália - Vice: Hungria - Artilheiro: Leônidas da Silva (Brasil, 8 gols)

* 1942 e 1946 não foram realizadas devido à Segunda Guerra Mundial

* 1950 (Brasil)
Campeão: Uruguai - Vice: Brasil - Artilheiro: Ademir (Brasil, 9 gols)

*1954 (Suíça)
Campeã: Alemanha - Vice: Hungria - Artilheiro: Sándor Kocsis (Hungria, 11 gols)

* 1958 (Suécia)
Campeão: Brasil - Vice: Suécia - Artilheiro: Just Fontaine (França, 13 gols)

* 1962 (Chile)
Campeão: Brasil - Vice: Tchecoslováquia - Artilheiro: Dražan Jerković (Iugoslávia, 5 gols)

* 1966 (Inglaterra)
Campeã: Inglaterra - Vice: Alemanha Ocidental - Artilheiro: Eusébio (Portugal, 9 gols)

* 1970 (México)
Campeão: Brasil - Vice: Itália - Artilheiro: Gerd Müller (Alemanha Ocidental, 10 gols)

* 1974 (Alemanha Ocidental)
Campeã: Alemanha Ocidental - Vice: Holanda - Artilheiro: Grzegorz Lato (Polônia, 9 gols)

* 1978 (Argentina)
Campeã: Argentina- Vice: Holanda - Artilheiro: Mario Kempes (Argentina, 6 gols)

* 1982 (Espanha)
Campeã: Itália - Vice: Alemanha Ocidental - Artilheiro: Paolo Rossi (Itália, 6 gols)

* 1986 (México)
Campeã: Argentina - Vice: Alemanha Ocidental - Artilheiro: Gary Lineker (Inglaterra, 6 gols)

* 1990 (Itália)
Campeã: Alemanha Ocidental - Vice: Argentina - Artilheiro: Salvatore Schillaci (Itália, 6 gols)

* 1994 (EUA)
Campeão: Brasil - Vice: Itália - Artilheiros: Oleg Salenko (Rússia) e Hristo Stoitchkov (Bulgária, ambos com 6 gols)

* 1998 (França)
Campeã: França - Vice: Brasil - Artilheiro: Davor Šuker (Croácia, 6 gols)

* 2002 (Coréia do Sul/Japão)
Campeão: Brasil - Vice: Alemanha - Artilheiro: Ronaldo (Brasil, 8 gols)

* 2006 (Alemanha)
Campeã: Itália - Vice: França - Artilheiro: Miroslav Klose (Alemanha, 5 gols)



Fotos:
1ª e 3ª - arquivo pessoal
2ª - World Cup Museum

Um comentário:

Felipe da Cunha de Moraes Sarmento - Redator Publicitário disse...

Fala, meu amigo Alambique!

Queria deixar aqui uma sugestão de um assunto para ser tratado no seu blog. Seria legal se vc explicasse com detalhes os eventos ocorridos no campeonato brasileiro no ano de 1987 cuja polêmica ao redor do pentacampeonato do mengão dura até os dias de hoje.