segunda-feira, 1 de outubro de 2007

ERRATA


Hoje, dia 01/10/2007, tive a honra e o prazer de participar do programa TVU Esporte ao lado do meu amigo Fernando Amaral e da apresentadora Luísa para conversar sobre as coisas do futebol, notadamente o futebol potiguar (o programa é exibido pela TV Universitária, pertencente à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, todas as segundas, às 19:10h) e sobre histórias do futebol. Também tive o mesmo prazer em trabalhar nos bastidores desse programa durante seis meses em 2003.

Respondi também algumas perguntas de telespectadores a respeito de fatos históricos. Infelizmente o tempo foi curto e nem todas as curiosidades puderam ser levadas ao ar. Mas o blog está aqui justamente para tentar respondê-las, é só deixar um comentário.

Porém, como um ser humano qualquer, errei em um dado no fim do programa, quando Fernando Amaral me questionou sobre um grande mico das Copas do Mundo. Citei os "11" gols sofridos por El Salvador diante da já fraca Hungria na Copa de 1982, na Espanha, naquela que seria a maior goleada aplicada por uma seleção na história dos mundiais. Na verdade, 11 foi o total de gols da partida, que terminou em 10 a 1 para os húngaros. Gostaria de agradecer ao telespectador que ligou para a produção do programa e corrigiu a minha falha. Afinal, nossa memória às vezes é passível de lapsos com tantos dados armazenados ao mesmo tempo.

E para completar a informação, a histórica partida aconteceu no Nuevo Estadio, na cidade de Elche. Cerca de 23 mil pagantes viram os gols de Nyilasi, aos 4; Pölöskei, aos 11; e Fazekas, aos 23 minutos do primeiro tempo. Tóth, aos 5; Fazekas, aos 9; Ramirez (El Salvador), aos 19; Kiss, aos 25; Szentes, aos 26; Kiss, aos 28 e aos 33; e Nyilasi, aos 37 minutos do segundo tempo.

A Hungria entrou em campo com: Meszaros; Bálint, Martos, Garaba, J. Tóth; S. Müller (Szentes), Nyilasi, Sallai, Fazekas; Tórócsik (L. Kiss) e Pölöskei. Já El Salvador com: Guevara Mora; Castillo, Cruz Jovel, Rodriguez, Recinos; Huezo, Rugamas (Ramirez Zapata), Ventura, Rivas; Hernández e González.

O mais interessante é que, mesmo com a chuva de gols, os magiares sequer passaram da primeira fase. Coisas do futebol.

Foto: UOL Esporte

Nenhum comentário: