terça-feira, 2 de outubro de 2007

O PRIMEIRO JOGO INTERNACIONAL


Após o surgimento do futebol muitos clubes começaram a se enfrentar em campeonatos locais, notadamente os ingleses inventores do esporte. Só que faltava aquele time em que todos torcessem em uníssono, que lutassem bravamente pelo orgulho nacional como numa guerra. Daí surgiram as seleções nacionais.

Os primeiros selecionados surgiram no Reino Unido, como era de se esperar. Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda - lembrando que Irlanda e Irlanda do Norte ainda eram uma só no século 19. E então resolveu-se pela realização de amistosos periódicos entre os países até como forma de comparar o nível de desenvolvimento do esporte em cada região.

Dessa forma o primeiro confronto internacional foi disputado em 30 de novembro de 1863 entre Escócia e Inglaterra, em Glasgow, capital escocesa. E para tristeza da história do futebol, o debut entre selecionados internacionais terminou com um insosso 0 a 0. O árbitro que teve a honra de apitar o primeiro amistoso internacional foi Mr. Keay, da Escócia.

Os escoceses entraram em campo pela primeira vez na história com: Gardner; Ker e Taylor; Thompson, J. Smith, R. Smith, Leckie e Rhind; Mackinnon, Weir e Wotherspoon. Enquanto os ingleses se armaram com: Barker; Greenhalph, Welch, Chappell e Maynard; Brockbank, Clegg e Kirkesmith; Ottaway, Chenery e Morice.

Imagem: gardenal.org

Nenhum comentário: