domingo, 28 de outubro de 2007

O PRIMEIRO GOLEIRO DA SELEÇÃO BRASILEIRA


Marcos Carneiro (no meio), o primeiro goleiro da história da Seleção Brasileira



A segunda enquete do blog “Futebol: uma história para contar” perguntou sobre o primeiro goleiro da história da Seleção Brasileira. Gostaria de agradecer aos 16 votantes, que deram 06 votos para Marcos Carneiro, do Fluminense/RJ, consolidar-se na primeira posição. Mais uma vez a maioria dos leitores está bem informada e acertou a resposta. O primeiro arqueiro da equipe brasileira na história foi mesmo o ex-tricolor carioca.

Os demais também foram ex-participantes da Seleção, mas bastante tempo depois. Valter (04 votos), do Flamengo, foi o arqueiro brasileiro na Copa de 1938; Joel (03 votos), do América/RJ, foi o titular do primeiro mundial, em 1930; e Barbosa (03 votos), do Vasco/RJ, ficou bastante conhecido por ser o goleiro da fatídica Copa de 1950, no Brasil.

Marcos Carneiro de Mendonça, nascido em Cataguazes/MG na data de 25 de dezembro de 1894, foi o primeiro titular da Seleção Brasileira de futebol e, curiosamente, o mais novo da história a marcar presença na meta brasileira – aos 19 anos e 6 meses de vida. Foi contra o Exeter City, da Inglaterra, em julho de 1914, com vitória da equipe sul-americana por 2 a 0, com gols de Oswaldo Gomes e Osman. Outra curiosidade: a partida aconteceu na casa do time do jovem Marcos Carneiro – as Laranjeiras.

Carneiro começou muito cedo sua carreira futebolística no Haddock Lobo, antigo clube do bairro da Tijuca que logo viria a se fundir com o América Futebol Clube, com apenas 13 anos em 1907. Defendeu as cores americanas até 1913, quando conquistou o título carioca. Contudo, devido a divergências com os diretores do alvi-rubro, transferiu-se para o Fluminense no ano seguinte – o clube de seu coração -, de onde nunca mais sairia.

Dono de reflexos apurados, grande sentido de colocação, estilo clássico e refinado, Marcos Carneiro, com seus 1,87m de altura, também chamava atenção pelo modo elegante como trajava o uniforme tricolor. Sempre ao final das partidas, curiosamente, as roupas do goleiro (camisa e calção brancos, este último preso à cintura com uma fita roxa, como na foto) ainda estavam praticamente limpas pelo simples fato de estar sempre bem colocado, fato que fazia com que não se atirasse muito ao chão para defender as bolas. Muitos que acompanharam a carreira do atleta diziam que o mesmo arrasava os corações das mocinhas que iam acompanhar os jogos do tricolor carioca nas Laranjeiras. Com suas exibições primorosas, Marcos Carneiro de Mendonça acumulou fama e prestígio numa época em que jogar no gol era algo reservado aos menos hábeis com a bola nos pés.

E há de se perguntar: por que então Carneiro escolheu essa “espinhosa” posição em campo? Na sua infância o garoto foi acometido de febre amarela, sarampo e problemas pulmonares, o que inspirava muitos cuidados por parte de seus familiares. Mas como seu sonho era ser jogador de futebol escolheu a meta por não se exigir tanto esforço como um atleta de linha.

Em sua carreira pela Seleção Brasileira, o ex-goleiro atuou em 15 partidas entre 1914 e 1923. Já como jogador do Fluminense foram 127 jogos e 164 gols sofridos (a alta média de gols se deu pelo fato de os primeiros times da história primarem sempre pelo ataque, e não pela defesa, o que quase sempre resultava em resultados com grande quantidade de gols).

Ao abandonar o futebol precocemente, aos 29 anos devido a uma séria contusão, passou a dedicar-se à profissão de historiador. Porém, continuou participando das atividades do Fluminense, chegando a ser, curiosamente, um de seus presidentes, na época do bicampeonato de 1940 e 1941. Morreu em 19 de outubro de 1988, aos 94 anos, na cidade do Rio de Janeiro.

Abaixo, dados e estatísticas da carreira de Marcos Carneiro de Mendonça, o primeiro goleiro da história da Seleção Brasileira.

* Clubes (3): Haddock Lobo (1907), América/RJ (1907/1913), Fluminense/RJ (1914/1923).

* Seleção Brasileira: 15 convocações (1914/23).

*Títulos:

> Campeonato Carioca: 1913 (América), 1917, 1918 e 1919 (Fluminense).




Foto: Arquivo Fluminense Football Club

Um comentário:

o.cruz.filho disse...

Prezado amigo, Carlos Henriques, gostaria de lhe sugerir uma pequena correção (ajuda) da matéria publicada no seu Blog, excelente matéria, o 1* Goleiro da Seleção Brasileira de futebol, Mário Carneiro de Mendonça, nasceu na cidade de Cataguases- M.G. e realmente jogou no fluminense do R.J., sou Cruzeirense nato, mas também sou mineiro e Cataguasense, um abraço.

o.cruz.filho@bol.com.br | Histórico da web | Configurações ▼ | Sair
Configurações da pesquisa Configurações da Conta do Google
Google




Pesquisa avançada
Aproximadamente 75.100 resultados (0,45 segundos)
Exibindo resultados para existe a cidade de cataguases no estado do Rio de Janeiro. Ao invés disso, pesquisar por existe a cidade de cataguazes no estado do Rio de Janeiro
Resultados da pesquisa
1. Fábrica do Futuro
Uma equipe do Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho (Rio de Janeiro); ... O guia mostra a rica arquitetura produzida na cidade de Cataguases, ... para produzir interprogramas acerca da divercidade cultural do estado de Minas Gerais. ...
www.fabricadofuturo.org.br/ - 23 horas atrás - Em cache - Similares
2. vitruvius
Vista geral da cidade de Cataguases, na Zona da Mata de Minas Gerais ... Cataguases, município do Estado de Minas Gerais. Em dezembro de 1995, o Conselho do ... atraídas pela proximidade geográfica entre Rio de Janeiro e Cataguases, ... No mais não existe, apesar do seu riso, é uma cidade como tantas outras cidades ...
www.vitruvius.com.br/arquitextos/.../esp273.asp - Em cache - Similares
3. Distâncias de Rio de Janeiro / RJ para outras cidades brasileiras ...
Distâncias rodoviarias entre Rio de Janeiro e as principais cidades brasileiras, ... CIDADE. KM. Abaeté/MG. 642. Caldas Novas/GO. 1124. Guiricema/MG ... Cataguases/MG. 268. Itapevi/SP. 460A HERANÇA MODERNISTA DE CATAGUASES-MG: A GEOHISTÓRIA DO ESPAÇO ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida
de MM Netto
espacial, existe um elemento mediador que sao os .... Cataguases é um municipio da Zona da Mata no Estado de Minas Gerais, localizado na Depressäo do Paraíba do Sul, às margens do Rio Pomba, .... se pelo país: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto. Alegre. ..... trial da cidade, na margem sul do rio Pomba, conco- ...
www.sociedadenatureza.ig.ufu.br/include/getdoc.php?id=67&article...
Exibindo resultados para existe a cidade de cataguases no estado do Rio de Janeiro. Ao invés disso, pesquisar pelos termos originais: existe a cidade de cataguazes no estado do Rio de Janeiro
• Tudo
• Imagens
• Vídeos
• Mapas
• Notícias
• Livros
• Blogs
• Atualizações
• Discussões
Mais
Opções de pesquisa

o A Web
o Páginas em português
o Páginas de Brasil
Menos ferramentasMais ferramentas

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Mais





Pesquisar nos resultados Dicas de pesquisa Envie seus comentários
Página Inicial do GoogleSoluções de publicidadeSoluções empresariaisPrivacidadeTudo sobre o Google.
Esta minha pesquisa foi realizada no Buscador GOOGLE.com
Um abraço.