terça-feira, 30 de outubro de 2007

A TAÇA DO MUNDO É NOSSA!



Brasil escolhido sede da Copa do Mundo de 2014: 64 anos depois



O Brasil foi eleito hoje dia 30/10, como sede da Copa do Mundo de 2014. O anúncio foi feito na sede da FIFA, na cidade suíça de Zurique, pelo presidente da entidade Joseph Blatter. A cerimônia ainda contou com as presenças de vários governadores de estados brasileiros, do presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, do ministro dos Esportes Orlando Silva, do atacante Romário, do técnico da Seleção Brasileira Dunga e do escritor (!) Paulo Coelho. O ex-jogador francês e atual presidente da UEFA, Michel Platini, e o também ex-jogador e organizador da última Copa, o alemão Franz Beckenbauer, também se fizeram presentes.

Agora o Brasil terá 7 anos para se adequar ao que recomenda o órgão maior do futebol mundial no que diz respeito a infra-estrutura. Tarefa que não será nada fácil para os governantes que por aqui passarem.

A Copa de 2014 acontecerá 64 anos após o primeiro e único mundial realizado no Brasil. O torneio foi vencido pelos uruguaios, que derrotaram os brasileiros em pleno Maracanã. Vamos relembrar um pouco da história da nossa primeira Copa.

Devido a Segunda Guerra Mundial, a Copa do Mundo deixou de ser realizada entre os anos de 1938 e 1950. Além disso, a Europa, castigada pelos efeitos da guerra, não reunia condições de infra-estrutura - nem psicológicas - à época. Sendo assim, o Brasil apresentou sua candidatura ao Congresso da FIFA, a fim de sediar o evento esportivo (fato que já era previsto para acontecer para a Copa de 1942), em 1946. Brasil e Alemanha eram os principais candidatos à cancelada Copa de 1942, que não ocorreu como já citado. Como os torneios de 1934 e 1938 já haviam sido sediados na Europa, historiadores do futebol concordam que o torneio de 1942 provavelmente seria organizado por um país sul-americano. A proposta brasileira para 1950 era bastante parecida a primeira e foi aceita imediatamente.

Cerca de 33 países disputaram as Eliminatórias, com 16 classificados e 13 inscritos para a Copa (Turquia, Índia e França desistiram de suas vagas), que foram divididos em dois grupos com 4 seleções, um com 3 e outro com 2, como veremos adiante. Uma curiosidade: os ingleses, inventores do esporte, participariam apenas de sua primeira competição devido a divergências com a FIFA nas edições anteriores (mais detalhes na postagem sobre a Copa do Mundo). Seis capitais brasileiras receberam jogos: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Recife.

Um detalhe especial envolveu a cidade do Rio de Janeiro: o Maracanã foi construído especialmente para o evento, e foi inaugurado poucos dias antes da Copa. O estádio era o maior do mundo e chegaria a comportar 200 mil pessoas.

O mundial iniciou-se no 24 de junho, no Maracanã, com a vitória brasileira sobre o México por 4 a 0. Os grupos eram os seguintes:


* Grupo A: Brasil, México, Iugoslávia e Suíça.

* Grupo B: Espanha, Chile, Inglaterra e EUA.

* Grupo C: Suécia, Itália e Paraguai.

* Grupo D: Uruguai e Bolívia.


No Grupo A nenhuma surpresa - o Brasil ficou com o primeiro lugar. Já no B, os espanhóis passaram adiante, mas com um detalhe marcante: o jogo EUA 1 X 0 Inglaterra, no estádio Independência, em Belo Horizonte, ficou marcado como uma das maiores zebras da história das Copas. Na chave C a Suécia se deu melhor diante de uma enfraquecida Itália pós-guerra e de um Paraguai ainda pouco competitivo. Por fim, no D, o Uruguai passou com extrema facilidade pelos bolivianos – 8 a 0 em Belo Horizonte – neste curioso grupo de apenas 2 seleções.

A última fase contou, então, com Brasil, Uruguai, Suécia e Uruguai. Deste quadrangular sairia o vencedor da competição. Brasileiros e uruguaios rumaram tranqüilamente para o último jogo, com a vantagem do empate para os primeiros. Aproximadamente 200 mil pessoas presenciaram a vitória da Celeste Olímpica sobre os favoritos brasileiros por 2 a 1, de virada, no Maracanã, fato este que ficou conhecido como o Maracanazzo. Os carrascos do Brasil foram Schiaffino e Ghiggia; Friaça abriu o placar para os donos da casa.

Um acontecimento curioso aconteceu logo após o término da final: o então presidente da FIFA, o francês Jules Rimet, foi até o campo para premiar os vencedores, mas os organizadores da Copa do Mundo deixaram-no sozinho segurando a taça nas mãos. Com nenhum cerimonial à vista, o cartola teve que chamar pessoalmente o capitão uruguaio Obdulio Varela para entregar-lhe o troféu de campeão.

Abaixo, dados e estatísticas da Copa do Mundo do Brasil, de 1950. Em uma futura publicação veremos outros fatos e curiosidades.


> Período: 24 de junho a 16 de julho.

> Participantes: 13

> Sedes: Rio de Janeiro (Maracanã), São Paulo (Pacaembu), Belo Horizonte (Independência), Curitiba (Durival de Brito), Porto Alegre (Estádio dos Eucaliptos) e Recife (Ilha do Retiro).

> Gols: 88 em 22 partidas (média de 4 por jogo).

> Artilheiro: Ademir de Menezes (Brasil) – 9 gols

> Público total: aproximadamente 1.337.000 pessoas (média de quase 61 mil pessoas por jogo).

> Maior goleada: Uruguai 8 X 0 Bolívia, em 2 de julho, no estádio Independência, em Belo Horizonte.

> Maior público: Brasil 1 X 2 Uruguai (final, estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro) – 199.854 pessoas.

> Menor público: México 1 X 2 Suíça (Grupo A da 1ª fase, estádio dos Eucaliptos, em Porto Alegre) – 3.500 pessoas.



Foto: UOL Esportes
Imagem: arquivo pessoal

Nenhum comentário: