quinta-feira, 11 de junho de 2009

RESPOSTA AO LEITOR

Mark González: destaque das categorias de base da Universidad Católica





Na publicação de 16 de maio, sobre minha ida ao estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago do Chile para acompanhar a partida entre Universidad Católica e Cobreloa, o leitor João Ramon de Natal/RN me pergunta se algum jogador que iniciou sua carreira na UC e que tenha tido algum brilho no futebol mundial. A resposta segue abaixo.

Em todos os 72 anos de vida do Club Deportivo Universidad Católica poucos atletas formados em suas categorias de base alcançaram algum sucesso internacional. Mas nenhum deles pode ser considerado uma estrela do futebol mundial. Talvez o meia Mark González, que hoje atua no Bétis da Espanha, tenha sido o jogador prata-da-casa que mais jogou em clubes expressivos pelo mundo a fora, apesar de não possuir títulos de expressão em seu currículo. Vejamos um pequeno histórico de González.

Mark Dennis González Hoffman
nasceu em Durban, na África do Sul, em 10 de julho de 1984. Seu pai foi um ex-jogador que atuou muito tempo no país africano e só aos 10 anos de idade Mark González chegaria ao Chile. Durante sua infância, além do futebol obviamente, apreciava também a pesca. Começou a dar seus primeiro passos com a bola no Everton de Viña del Mar, depois tentou a sorte na capital e ingressou nos juvenis do Santiago Wanderers - sorte esta que acompanhou o habilidoso jovem meia esquerda. Após demonstrar toda sua capacidade pelo pequeno time de Santiago, Chico Mark ("Pequeno Mark", como é conhecido no Chile) assinou seu primeiro contrato profissional com a Universidad Católica em 2002.

Em apenas 2 temporadas começou sua trajetória pelo futebol europeu, quando o Albacete Balompié o contratou de olho em sua boa desenvoltura. Foi apenas 1 ano, mas com um bom saldo de 5 gols em 20 jogos disputados. Essa única participação no clube espanhol muito se deveu a uma grave contusão na cabeça sofrida pelo jogador no final da temporada, que o deixou todo o ano de 2005 no estaleiro. De volta aos gramados foi contratado pelo poderoso britânico Liverpool, porém foi emprestado ao espanhol Real Sociedad devido à não obtenção do visto de trabalho na Inglaterra (para obtê-la um jogador estrangeiro deve ter pelo menos participado de 70% dos jogos de sua seleção nacional nos último 2 anos ou ter sido campeão mundial). Nos Txuri-urdin, González foi considerado um herói por ter sido um dos grandes responsáveis pela fuga do rebaixamento da 1ª divisão na temporada 2005/06 com 5 gols em 16 partidas.

Já fazendo parte dos Reds na temporada seguinte não conseguiu muito sucesso, mas contribuiu no título da Community Shield (a Supercopa inglesa) em 2006 e no vice-campeonato do time inglês na Liga dos Campeões edição 2006/07, principalmente na fase eliminatória quando seu gol classificou a equipe para a fase de grupos diante do israelense Maccabi Haifa. Desde 2007 atua pelo espanhol Real Bétis, onde conquistou o tradicional troféu Ramón de Carranza neste mesmo ano, e nesta temporada sentiu o gosto amargo de ser rebaixado no Campeonato Espanhol.

Pela seleção chilena Mark González fez sua estréia em 2003 diante de Honduras. De lá para cá foram 27 partidas e 3 gols (até 11/06/2009) e tem grandes possibilidades de participar de sua primeira Copa do Mundo em 2010 curiosamente em seu país natal.

Espero ter acabado com sua curiosidade, meu caro Ramon. Sempre que tiver algum questionamento não hesite em deixar comentário ou enviar e-mail para futebolhistoria@st-davids.net. O mesmo serve para os demais leitores, será um prazer entrar em contato com todos!

Abaixo, dados e estatísticas de Chico Mark González, o grande nome da base da Universidad Católica.


* Nome:
Mark Dennis González Hoffman

* Nascimento: 10 de julho de 1984 em Durban/AFS

* Posição: meio-campo

* Clubes (5): Universidad Católica (2002/04), Albacete Balompié/ESP (2004/05), Real Sociedad/ESP (2006), Liverpool (2006/07) e Real Bétis (2007/...)

* Títulos (2): Community Shield (2006) e Troféu Ramón de Carranza (2007)

* Seleção Chilena: 27 jogos e 3 gols desde 2003




Foto: Wordpress

Um comentário:

Ramon disse...

Valeu CH!!! Realmente eu achei que tivesse tido algum que se sobressaísse mais, pois gosto da escola chilena. Abraço!!!