terça-feira, 16 de junho de 2009

OS MAIORES DE TODOS OS TEMPOS

Zico (1) e Pelé (2): os maiores em seus tempos





O futebol foi palco durante seus mais de 100 anos de existência oficial da passagem de verdadeiro gênios com as bolas nos pés. Certamente poucos remanescentes nos dias de hoje viram a grandeza do austríaco Matthias Sindelar, dos brasileiros Leônidas da Silva, Domingos da Guia e Artur Friedenreich, do monstro da raça uruguaio Obdulio Varela, do toque refinado do italiano Giuseppe Meazza, entre tantos outros. Mas com certeza muitos tiveram o privilégio de terem acompanhado o inglês Stanley Matthews, o húngaro Férenc Puskas, as argentinos Alfredo Di Stéfano e Diego Maradona, o holandês Cruijjf, o Kaiser alemão Franz Beckenbauer, os brasileiro Garrincha, Didi, Zico e Pelé, entre tantos outros astros dentro das 4 linhas.

Foi com base nesse pensamento que fiz um minuncioso apanhado a respeito dos grandes nomes do esporte na história divididos em jogadores que vi atuar e os que considero os melhores de todos os tempos (tendo acompanhado ao vivo ou não) pelo conjunto de suas obras e pelo que vi em todos os vídeos disponíveis a respeito. Os nomes possuem ainda um link para acompanhar um vídeo com momentos importantes de cada um - basta clicar neles. Esquemas táticos e estilo de jogo não importaram nessa compilação, e sim os grandes mestres por posição. Assim como qualquer um tem todo o direito de discordar do que penso, e achar que algum jogador não mereça estar aqui ou que faltou algum outro nas listas. Afinal, como já disse, este post se trata de uma opinião deste que lhes escreve. A saber:

Obs 1.: Entre parênteses o clube no qual cada jogador ficou mais marcado. E em destaque o maior jogador de todos em minha opinião em cada grupo.


* JOGADORES QUE VI JOGAR (Esquema 4-4-2 por ser o mais utilizado na atualidade)


Rodolfo Rodríguez/URU (Santos); Leandro (Flamengo), Franco Baresi/ITA (Milan/ITA), Carlos Gamarra/PAR (Paraguai) e Júnior (Flamengo); Falcão (Internacional), Gheorghe Hagi/ROM (Galatasaray/TUR), Diego Maradona/ARG (Napoli/ITA) e Zico (Flamengo); Marco Van Basten/HOL (Milan/ITA) e Romário (Barcelona/ESP).


* MAIORES JOGADORES DA HISTÓRIA (Esquema 4-3-3 por ter sido utilizado na época da maioria dos escolhidos)


Lev Yashin/URSS (Dinamo Moscou/URSS); Carlos Alberto (Santos), Franz Beckenbauer/ALE (Bayern de Munique/ALE), Domingos da Guia (Flamengo) e Nilton Santos (Botafogo); Johann Cruijjf/HOL (Ajax/HOL), Diego Maradona/ARG (Napoli/ITA) e Pelé (Santos); Garrincha (Botafogo), Alfredo Di Stéfano/ARG (Real Madrid/ESP) e Férenc Puskas/HUN (Real Madrid/ESP).


E então, o que acharam? Concordam, discordam? Mandem seus nomes para o e-mail futebolhistoria@st-davids.net ou deixe sua escalação nos comentários! Vamos ver o que pensam os amigos leitores!



Foto 1: Blog Súmulas Cariocas
Foto 2: Blog do Wladimir Miranda

Nenhum comentário: