sexta-feira, 10 de julho de 2009

ELES ENTRARAM PARA A HISTÓRIA

Cristiano Ronaldo: transferência que entrou para a história





Soaria para você, caro leitor, supresa em dizer que o Real Madrid entrou para a história do futebol devido a algum fato ocorrido? Lógico que não, afinal o clube espanhol é o mais rico do mundo atual, maior campeão de todos os tempos e dono de grandes façanhas desde sua fundação no início do século passado. Nesta semana os merengues mais uma vez cravaram seu nome nos arquivos do esporte com a contratação mais cara registrada desde a oficialização do futebol.

Depois do português Luís Figo, do brasileiro Kaká e do francês Zinedine Zidane foi a vez do português Cristiano Ronaldo ser incluso entre as maiores transações futebolísticas que se tem registro. Aliás, o luso está no topo das cifras gastas pelo time madrilenho. Antes de sua contratação o ex-jogador da seleção da França estava em primeiro lugar com 71 milhões de Euros em 2001 procedente da Juventus da Itália. O recorde agora é de estratosféricos 96 milhões de Euros pagos pelo Real Madrid ao Manchester United na aquisição do meia-atacante.

Fora tudo isso, Cristiano Ronaldo teve um recepção de gala no Santiago Bernabéu na última terça-feira. Cerca de 80 mil espectadores esperavam ansiosamente pelo novo astro de Madrid, enquanto quase 60 mil assistiram à apresentação do meia brasileiro na semana passada, apesar de Kaká ter demonstrado ao longo de sua carreira ter muito mais importância dentro de um time que seu novo companheiro da camisa número 9.

Outra curiosidade é que das 10 maiores transferências entre clubes da história 5 são do clube espanhol, sendo que as 4 maiores pertencem ao "Gigante Branco de Madrid". Mais ainda: todas essas milionárias transações aconteceram nas gestões do presidente Florentino Pérez, que está em seu segundo mandato. Uma coisa é certa: em se tratando de impacto mundial e deixar seu nome na história, os espanhóis do Real Madrid são imbatíveis - com todos os méritos.

Abaixo a lista das 10 maiores transações da história do futebol (em Euros).


1. Cristiano Ronaldo/POR (Manchester United/ING - Real Madrid/ESP) - 96 milhões em 2009
2. Zinedine Zidane/FRA (Juventus/ITA - Real Madrid/ESP) - 73,5 milhões em 2001
3. Kaká/BRA (Milan/ITA - Real Madrid/ESP) - 65 milhões em 2009
4. Luís Figo/POR (Barcelona/ESP - Real Madrid/ESP) - 61,5 milhões em 2000
5. Hernan Crespo/ARG (Parma/ITA - Lazio/ITA) - 51,2 milhões em 2000
6. Gianluigi Buffon/ITA (Parma/ITA - Juventus/ITA) - 46,8 milhões em 2001
7. Rio Ferdinand/ING (Leeds United/ING - Manchester United/ING) - 46 milhões em 2002
8. Christian Vieri/ITA (Lazio/ITA - Internazionale/ITA) - 45,3 milhões em 1999
9. Andriy Shevchenko/UCR (Milan/ITA - Chelsea/ING) - 45 milhões em 2006
10. Gaizka Mendieta/ESP (Valencia/ESP - Lazio/ITA) - 44,9 milhões em 2001




Foto: Maratimba

Um comentário:

Ela e americana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.