quinta-feira, 19 de novembro de 2009

MAIS VÍTIMAS DO FUTEBOL MODERNO

De Nigris e Saad: mais duas vítimas da "modernização" do esporte





Nos últimos dias o esporte se deparou mais uma vez com casos de morte entre seus praticantes profissionais. Houve o caso do falecimento do goleiro alemão Robert Enke, mas que não foi resultante de treinamentos excessivos ou durante uma partida de futebol - tratou-se de um suicídio.

Nesta semana os atacantes Antonio De Nigris, do Larisa da Grécia, e Salem Saad, do Al-Nassr dos Emirados Árabes Unidos, sofreram de mal súbito e vieram a perder a vida durante ou após treinamentos de suas respectivas equipes.

O mexicano Antonio De Nigris Guajardo, nascido na cidade de Monterrey/MEX, tinha 31 anos e desde o início desta temporada estava atuando pelo clube grego - teve também uma passagem frustrada pelo brasileiro Santos em 2006. Pela seleção do México foram 17 partidas e 4 gols entre 2001 e 2008. Faleceu de ataque cardíaco durante a madrugada em sua residência em Larisa, na Grécia. Há alguns meses o jogador havia sido alertado por médicos que seu coração possuía uma má formação genética. Porém o atleta ignorou o aviso e seguiu atuando por sua conta e risco que culminou em sua morte em 15 de novembro passado.

Já Saad tinha a mesma idade de De Nigris, 31 anos completados em 01 de julho. Nascido em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, começou sua carreira no Al-Shabab, atual campeão nacional, até se transferir para o rival Al-Nassr nesta temporada. Enquanto treinava no estádio Al Maktoum nesta quinta-feira (19/11) com sua equipe sofreu um colapso cardíaco que resultou em seu falecimento horas depois, apesar do rápido socorro e de ainda ter chegado com vida ao hospital mais próximo.

Em uma publicação de dezembro de 2007 este blog discutiu sobre os diversos casos de morte causados pelo excesso de carga física imposto pelo "futebol moderno" e relembrou os casos que ficaram mais conhecidos na história. Para acessá-la clique aqui.




Foto 1: ESPN Deportes
Foto 2: Site oficial do Al-Nassr Club

Nenhum comentário: