sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A PIONEIRA - MAS ÚNICA - PARTICIPAÇÃO NA COPA

Índias Holandesas (foto 2): a primeira e única participação da Indonésia (foto 1) nas Copas




Com a proximidade da Copa do Mundo de 2010 este blog recebeu um e-mail através do endereço futebolhistoria@st-davids.net bastante interessante e muito pertinente com uma pergunta do leitor Armando Rodrigues, brasileiro residente em Berna, na Suíça, a respeito da participação da Indonésia em um Mundial.

Transcrevo a dúvida do Armando (sic): "Me intriguei com a Indonésia tendo participado da copa de 38 e quando fui pesquisar não encontrei nada ao seu respeito. Vc poderia me esclarecer isso?"

Esclarecendo o amigo internauta, a Indonésia "como Indonésia" realmente não participou de nenhuma Copa do Mundo, entretanto em 1938 suas terras eram colônias da Holanda e ostentavam o nome de Índias Orientais Neerlandesas (Dutch East Indies), ou simplesmente Índias Holandesas.

Seu território abrangia todo o espaço que hoje é o da Indonésia. Desde o século XV as terras eram disputadas entre holandeses e portugueses, que pretendiam ter controle do principal porto da região situado na Ilha de Java. Em 1605 barcos mercantes da Holanda aportaram nas ilhas Molucas e capturaram o forte português de Amboyna, que foi o marco para a colonização local pelos Países Baixos.

Até 1949 sempre figurou como Índias Holandesas, quando teve sua independência reconhecida pela comunidade internacional (a declaração de emancipação foi feita em 1947). Sua capital era Batávia, atual Jacarta, que alterou seu nome também em 1949.

Agora futebolisticamente falando a Indonésia herdou todo o passado esportivo das Índias Holandesas, inclusive sua solitária participação na Copa do Mundo de 1938, na França. Foi um feito que entrou para a história, pois tornou-se a primeira nação asiática a participar da competição. Não havia eliminatórias e a seleção foi meramente convidada pela FIFA.

Como era de se esperar o futebol não era algo muito desenvolvido naquela região, como hoje ainda não o é, e a empreitada indiana não foi bem sucedida - derrota por 6 a 0 perante os húngaros, que viriam a ser os futuros vice-campeões mundiais (os italianos faturaram o bi). Vale salientar que sua primeira partida internacional acontecera apenas 4 anos antes diante das Filipinas e com derrota por 3 a 2 na casa do adversário.

Foi a primeira e única participação do país em Copas do Mundo, mas que serviu para a história do futebol como porta de entrada para as seleções asiáticas no torneio. Tudo bem que os indonésios só foram a título de aprendizado para a Europa, entretanto deram uma imensa contribuição para o esporte no oriente com seu pioneirismo.

Espero ter contribuído com o fim de sua dúvida, meu caro Armando. Agradeço a sua participação e convido desde já os demais amigos que acompanham o blog a interagirem como ele - através do e-mail ou do link "chute" com seu comentário ao final de cada publicação.

Abaixo, dados e estatísticas da participação solitária, mas pioneira, dos indianos/indonésios:


Copa do Mundo de 1938 - França

HUNGRIA 6 X 0 ÍNDIAS ORIENTAIS HOLANDESAS

* Data: 05 de junho de 1938
* Local: Velodrome Municipale - Reims/FRA
* Público: 9000 pessoas
* Gols: Kohut (13' do 1º t.), Toldi (15' do 1º t.), Sárosi (25' do 1º t. e 43' do 2º t.) e Zsengellér (30' do 1º t. e 22' do 2ºt.)

* Formações:

HUNGRIA: Hada; Bíró e Koranyi; Balogh, Lázár e Turay; Toldi, Zsengellér, Sárosi, Kohut e Sas - Alfred Schaffer (técnico)

ÍNDIAS HOLANDESAS: Mo Tan; Hong Tan e Sutan; Samuels, Meeng e Nawir; Pattiwael, Taihuttu, Soedarmadji, Sommers e Hukon - Johannes Van Mastenbroek (técnico)

* Árbitro: Roger Conrie/FRA


Obs.: Na próxima publicação falarei um pouco sobre a seleção indonésia, sucessora das Índias Holandesas.



Foto 1: Zooomr
Foto 2: Chris Hunt

Um comentário:

Barbara Góes disse...

Gostei do blog. Texto que prende a atenção, gostoso de ler.

Parabens..

=D