quarta-feira, 14 de abril de 2010

ESCLARECENDO O LEITOR

Palermo (1), Cherro (2) e Varallo (3): os maiores artilheiros do Boca Juniors






O meu amigo Paulo Marques me indagou hoje sobre uma publicação que fiz a respeito dos maiores artilheiros do Boca Juniors (na verdade foi um post sobre o ex-jogador Francisco Varallo, maior artilheiro da era profissional da história boquense), em que cito o argentino Martín Palermo como novo goleador máximo do time e tendo ele ultrapassado Varallo no número de gols. O que o Paulo questionou-me foi que a mídia anunciou recentemente que Palermo assumiu a artilharia geral em La Boca ao anotar seu 220º tento na vitória sobre o Arsenal de Sarandi por 4 a 0, se já teria sido dito por mim e pela mesma imprensa que esse feito já havia sido alçado ano passado quando da marcação de seu 195º gol e ultrapassado a marca de Cañoncito Varallo, que era de 194. Nesta última vitória do Boca Palermo superou outra lenda do clube, Roberto Cherro, que tinha ido às redes em 218 ocasiões.

Expliquei ao Paulo pessoalmente e levo a informação ao conhecimento do público para que não haja mais nenhuma dúvida. Realmente o que foi noticiado ficou muito confuso, pois nenhum meio de comunicação citou a diferença entre ter alcançado Francisco Varallo e Roberto Cherro, que é bastante simples como já foi mencionado aqui mesmo no blog, mas que veremos novamente a seguir.

O Club Atlético Boca Juniors foi fundado no ano de 1905 e naquela época o futebol na Argentina ainda era totalmente amador. Nestes tempos vários grandes jogadores já desfilavam sua categoria nos campos portenhos, tais como os próprios Cherro e Varallo, além de Delfín Cáceres, Guillermo Stábile, entre outros. A contagem de gols dos atletas era feita de maneira precária durante o amadorismo. O futebol por aquelas bandas só se profissionalizou no ano de 1931. Desde então iniciou-se nova contabilidade de gols feitos, só que dessa vez partindo do zero. E aí é que mora a diferença dos dois casos da dúvida do Paulo Marques.

O ex-atacante Roberto Cherro é considerado o maior goleador da história boquense incluindo-se as eras amadora e profissinal do futebol argentino. Marcou 218 gols (contabilizados só os efetivamente registrados) entre os anos de 1925 e 1938 com a equipe auriazul. Ou seja, é o artilheiro em âmbito geral.

Já Francisco Varallo, curiosamente o único jogador ainda vivo a ter disputado a Copa de 1930 (completou recentemente 100 anos de vida, conforme publicado no blog), é considerado o maior marcador de gols da era profissional do esporte naquele país. Ou seja, quando a contagem passou a ser feita de maneira ininterrupta e oficial. Entre 1931 e 1940 foram 194 bolas nas redes adversárias.

Martín Palermo, com seu 220º gol marcado semana passada pode agora intitular-se oficialmente como o maior artilheiro dos 105 anos de história do lendário Boca Juniors.

Espero ter terminado com quaisquer dúvidas a respeito do assunto. E parabenizo o centroavante Martín Palermo pelo feito histórico, pois não é fácil ser ídolo e recordista em um clube tão gigantesco como o de La Bombonera.



Foto 1: Goal.com
Fotos 2 e 3: autores desconhecidos

Nenhum comentário: