segunda-feira, 17 de maio de 2010

CAMPEÕES ATÉ QUE ENFIM II

Bursaspor: mais um campeão inédito na Europa





O ano de 2010 parece mesmo que foi reservado às boas surpresas em alguns dos principais campeonato nacionais europeus. Como se já não bastasse o inédito título do holandês Twente, já citado pelo blog, a conquista da Copa da Escócia pelo Dundee United (deixando de lado a dupla de ferro Rangers e celtic) e o vice-campeonato da FA Cup por parte do Portsmouth (rebaixado à segunda divisão inglesa nesta temporada), foi a vez da Turquia ter conhecido neste fim de semana sua grata sensação.

Pela primeira vez na história do futebol no país o Bursaspor levantou o troféu de campeão nacional, desbancando o "trio de ferro de Istambul" Besiktas, Fenerbahçe e Galatasaray depois de 26 anos - na temporada 1983/84 o Trabzonspor tirou a taça da Süper Lig da capital ocidental turca pela última vez. Aliás, o clube era o único em toda a história da competição a ter "se intrometido" nas conquistas do campeonato afora os 3 já comentados acima até esta edição 2009/10.

Fundado em 1963 na cidade de Bursa, no noroeste da Turquia, o Bursaspor Külübü é fruto da fusão de outros 4 clubes: Acar Idman Yurdu, Akinspor Külübü, Çelikspor Külübü, Istiklal Külübü and Pinarspor Külübü. No mesmo ano inscreveu-se para participar da 2.Lig (atualmente Bank Asya 1. Lig), a segunda divisão local. Seu primeiro título veio justamente neste torneio 4 anos mais tarde. Na divisão de elite permaneceu 18 anos até ser rebaixado. Neste período conseguiu alguns bons resultados como dois vice-campeonatos da Türkiye Kupasi (Copa da Turquia), hoje Ziraat Turkish Cup, em 1971 e 1974 e ter chegado às quartas-de-finais da extinta Recopa Européia na temporada 1974/75.

Apesar de disputarem a segundona na temporada 1986/87, os Yesil Timsahlar (Crocodilos verdes) surpreenderam e conquistaram o título da Copa Turca. Tal feito inusitadamente ascendeu o clube de volta à Turkcell Süper Lig sem a necessidade de vencer o campeonato de acesso após decisão de um conselho diretor da Türkiye Futbol Federasyonu, a Federação Turca de Futebol. Até então este era sem dúvida o maior feito da curta história do Bursaspor.

Na temporada 2003/04 um novo drama: mais uma relegação à segunda divisão. A volta se deu dois anos mais tarde, desta feita dentro de campo sem a interferência de dirigentes. Era o segundo troféu dos "Crocodilos" na competição e o seu terceiro oficial em 41 anos de existência.

O que mais surpreende é que desde sua volta à elite em 2006 o Bursaspor não conseguiu emplacar nenhuma campanha digna de nota até a inédita conquista atual. A classificação máxima foi o 6º lugar na temporada passada. No caminho para o título de 2009/10 foram 23 vitórias, 6 empates e apenas 5 derrotas, ficando apenas 1 ponto à frente do gigante Fenerbahçe. O troféu mais importante da história do time valeu o passaporte para a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa 2010/11, na qual a equipe irá debutar.

O estádio do Bursaspor é o Bursa Atatürk Stadium e tem capacidade para 18590 pessoas. Por lá não passaram grandes nomes do futebol mundial, mas para a torcida atletas como o goleiro búlgaro Ivko Ganchev, os zagueiros Turan Þen (recordista de jogos com a camisa alviverde) e Adnan Ördnek, o lateral-direito Ömer Kýlýç, os meias Ali Nail Durmuþ e Tunahan Akdoðan, e os atacantes Elvir Baljiç (bósnio ex-Real Madrid) e Murat Sözkesen (maior artilheiro da história) serão sempre reverenciados, além logicamente dos atuais jogadores que finalmente levaram para Bursa o tão sonhado troféu de campeão turco.

Abaixo, dados e estatísticas do mais novo integrante do grupo dos campeões nacionais da Europa.


BURSASPOR KÜLÜBÜ


* Fundação: 1963

* Local: Bursa/TUR

* Apelido:
Yesil Timsahlar (Crocodilos verdes)

* Estádio:
Bursa Atatürk Stadium (18590 pessoas)

* Presidente:
İbrahim Yazıcı

* Treinador:
Ertuğrul Sağlam

* Uniformes:
Camisas com listras verticais verde e brancas, calções e meiões verdes (titular); Camisas brancas com listra vertical única no centro verde, calções e meiões brancos (reserva)

* Títulos (4):
Segunda Divisão Turca (1966/67 e 2005/06), Copa da Turquia (1986) e Campeonato Turco (2009/10)

* Jogador que mais vezes atuou:
Turan Þen (308 vezes entre 1986 e 2001)

* Maior artilheiro:
Murat Sözkesen (61 gols entre 1996 e 2003)





Escudo: arquivo pessoal
Foto:
Site oficial do Bursaspor Külübü

Nenhum comentário: