quarta-feira, 19 de maio de 2010

DA SÉRIE COPA DO MUNDO: HISTÓRICO DAS SELEÇÕES IV




Grupo D: presença da sempre forte Alemanha





Na publicação de hoje vamos continuar comentando sobre os históricos das 32 seleções participantes do próximo Mundial a ser realizado em menos de um mês. Abaixo as equipes da Alemanha, de Gana, da Sérvia e da Austrália, que são componentes do Grupo D.


Obs.: Dados atualizados até 18/05/2010


Grupo D - Alemanha, Gana, Sérvia e Austrália


- Alemanha


A segunda maior participante de Copas (17 vezes), a seleção que mais participou de finais de mundiais ao lado do Brasil (7 vezes), dona de 3 títulos e única no mundo da bola a ser campeã mundial tanto com homens quanto com mulheres. Esta é a Alemanha, sem dúvida uma das mais fortes, mais respeitadas e mais vitoriosas seleções do planeta, que irá para a Copa do Mundo da África do Sul com um elenco bem renovado e com grandes chances de emplacar uma boa classificação.

A Deutscher Fußball-Bund (DFB), entidade máxima do futebol germânico, foi fundada em 1900. Mas sua história gloriosa começa no distante ano de 1908, quando pisou no gramado pela primeira vez contra a Suíça na Basiléia. Aliás os suíços fazem parte da trajetória de vitórias da Alemanha, visto que a primeira partida oficial e as primeiras após as I e II Guerras Mundiais foram contra o time da terra dos relógios, sem contar que a conquista de seu primeiro título mundial veio também em solo suíço.

Ao todo são 17 participações em copas sendo que nas duas únicas em que a Alemanha não participou - 1930 e 1950 - foram por motivos econômicos ou políticos como veremos adiante. Mas dentro de campo sempre foi figurinha certa no torneio.

Em 1930, ano do primeiro Mundial realizado no Uruguai, os alemães ainda se encontravam severamente abalados financeiramentes com o advento da I Guerra Mundial anos atrás. Desta forma não puderam comparecer ao país sul-americano e recusaram o convite formal da FIFA.

Quatro anos depois veio a primeira mostra do que seria a seleção alemã. No torneio realizado na Itália um honroso 3º posto para uma equipe que estreava em mundiais e que ainda não tinha nenhuma grande estrela do futebol. Já em 1938, com a anexação da Áustria pelo nazismo alemão de Adolph Hitler, vários jogadores daquele país vestiram a camisa da Nationalelf (Onze Nacionais) na Copa realizada na França. Um deles, o lendário Matthias Sindelar, considerado o maior jogador austríacos de todos os tempos, recusou-se a jogar pela Alemanha e foi perseguido pelo regime ditatorial germânico até cometer suicídio junto com sua namorada um ano depois.

Logo após veio a II Guerra Mundial e outra vez os teutônicos tiveram seu país reduzido em frangalhos. Porém a não participação em 1950 no Brasil se deveu a uma punição imposta pela FIFA pelo confronto bélico que gerou um saldo de milhões de mortes na Europa. A pena estendeu-se também às seleções do Protetorado de Sarre e da Alemanha Oriental (que após a guerra desmembraram-se da Alemanha unificada - sendo que o primeiro estava sob administração da França e o segundo foi regido pelo comunismo soviético na época da Cortina de Ferro).

De lá para cá o Die Mannschaft (O time) se fez presente em todas as copas e levantou o troféu em 1954, 1974 e 1990. A primeira conquista foi de forma excepcional, quando derrotou os míticos húngaros de Puskas, Czibor, Hidegkuti e Cia. Ltda. na final, cuja partida vencida por 3 a 2 ficou conhecida como "O Milagre de Berna" e é considerada uma das maiores surpresas da história do certame. Em 1974 o mundo conheceu toda a classe e genialidade do Kaiser (Imperador) Franz Beckenbauer, reconhecido como um dos maiores defensores da história do esporte, que capitaneou os alemães à conquista de sua segunda taça diante dos favoritos holandeses de Cruijff. Já em 1990, também com Beckenbauer, mas no comando técnico, levou para casa seu terceiro troféu e elevou à categoria de grandes craques do esporte o então meia (depois líbero) Lothar Matthäus, que futuramente se tornaria o recordista de participações em mundiais - cinco - ao lado do mexicano Antonio Carbajal. Matthäus é ainda o jogador que mais vezes atuou pela seleção (150 vezes).

O sucesso alemão não se restringe aos mundiais. No continente europeu também demonstra todo seu poderio com 3 títulos e outros 3 vices da Eurocopa. Teve ainda em 1970, na Copa do Mundo do México, o artilheiro da competição, Gerd Müller, com 10 gols. Müller é até hoje o segundo maior goleador da competição com 14, atrás do brasileiro Ronaldo que tem 15 tentos. Porém nos Jogos Olímpicos e na Copa das Confederações em que a seleção participou há um paradoxo de insucessos sem nenhuma conquista. Mas nada que abale a fabulosa história e a condição de uma das favoritas à conquista do seu quarto triunfo no continente africano.


Obs.: Abaixo estão inclusas as estatísticas da Alemanha Oriental e do Protetorado do Sarre que foram herdadas pela atual Alemanha.


DEUTSCHER FUßBALL-BUND (ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL ALEMÃ)


* Fundação: 1900

* Apelidos: Die Mannschaft (O time), Nationalelf (Onze nacionais)

* Presidente: Theo Zwanziger

* Treinador: Joachim Löw

* Uniformes: Camisas brancas com detalhes pretos, shorts pretos e meiões brancos (titular); camisas pretas com detalhes vermelhos, shorts brancos e meiões pretos (reserva)

* Primeira partida oficial: Suíça 5 X 3 Alemanha, no dia 5 de abril de 1908 em Basiléia/SUI

* Maior vitória: Alemanha 16 X 0 Rússia, no dia 1º de julho de 1912 em Estocolmo/SUE

* Maior derrota: Inglaterra 9 X 0 Alemanha, no dia 13 de março de 1909 em Oxford/ING

* Jogador que mais vezes atuou: Lothar Matthäus (150 vezes entre 1980 e 2000)

* Maior artilheiro: Gerd Müller (68 gols entre 1966 e 1974)

* Atual capitão: a definir (Michael Ballack teria o posto, mas foi cortado da Copa por contusão)

* Ranking da FIFA:

* Títulos (6): Copa do Mundo (1954, 1974 e 1990) e Eurocopa (1972, 1980 e 1996)

* Jogadores de destaque na história: Franz Beckenbauer, Gerd Müller, Fritz Walter, Helmut Rahn, Uwe Seeler, Sepp Maier, Paul Breitner, Berti Vogts, Lothar Matthäus, Jürgen Klinsmann e Oliver Kahn

* Participações em Copas (17): 1934, 1938, 1954, 1958, 1962, 1966, 1970, 1974, 1978, 1982, 1986, 1990, 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010



- Gana



A seleção ganesa vai ao seu segundo Mundial na história com bem mais experiência e com jogadores mais rodados e com condições de fazer um bom torneio. Gana estreou bem em Copas em 2006 quando chegou às oitavas-de-finais e foi eliminada pelo Brasil.

Entretanto a maior fama dos Black Stars (Estrelas Negras) está nas categorias de base, tendo quase sempre feito ótimas campanhas nos campeonatos que disputaram com a garotada. Provas disso são o atual título de campeão mundial sub-20 ano passado e dois vice-campeonatos em 1993 e 2001.

A história dos ganeses no futebol começou em 1950 quando ainda eram colônia do Reino Unido e se chamavam Costa do Ouro. Entraram em campo pelo primeira vez contra a Nigéria, que também estava sob domínio britânico, para um amistoso e venceram por 1 a 0. Até 1957 o futebol era totalmente amador no local e não havia uma entidade oficial reguladora do esporte. Foi a partir de 1957 no advento da independência do país, que passou a se chamar República de Gana, que a prática futebolística passou a ter uma associação que a administrasse - fundou-se a Ghana Football Association (GFA).

Fora as conquistas nas categorias inferiores, Gana ainda não levou nenhum título fora de seu continente. Entretanto é a segunda maior vencedora da Copa Africana de Nações - quatro títulos -, atrás apenas do Egito, que tem sete. Já se tratando de jogadores, alguns bons nomes são provenientes do país africano na história. Podemos citar o ex-atacante Abédi Pelé como seu maior ídolo em todos os tempos (maior artilheiro e que mais vezes vestiu a camisa da equipe), que praticamente abriu as portas do futebol europeu para os seus conterrâneos. Outro que também fez grande carreira foi o igualmente ex-atacante Anthony Yeboah, que teve passagens notórias pelo inglês Leeds United e pelo alemão Hamburgo.



GHANA FOOTBALL ASSOCIATION (ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE GANA)


* Fundação: 1957

* Apelido: Black Stars (Estrelas Negras)

* Presidente: Kwesi Nyantakyi

* Treinador: Milovan Rajevac

* Uniformes: Camisas brancas com detalhes pretos, shorts e meiões brancos (titular); camisas vermelhas com listras verticais amarelas, shorts e meiões vermelhos (reserva)

* Primeira partida oficial: Costa do Ouro 1 X 0 Nigéria, no dia 21 de maio de 1950 em Accra/CDO

* Maior vitória: Quênia 0 X 13 Gana, no dia 12 de dezembro de 1965 em Londres/ING

* Maior derrota: Bulgária 10 X 0 Gana, no dia 2 de outubro de 1968 em León/MEX

* Jogador que mais vezes atuou:
Abédi Pelé (73 vezes entre 1982 e 1998)

* Maior artilheiro: Abédi Pelé (33 gols entre 1982 e 1998)

* Atual capitão: Stephen Appiah

* Ranking da FIFA: 32º

* Títulos (5): Copa Africana de Nações (1963, 1965, 1978 e 1982) e Copa do Mundo sub-20 (2009)

* Jogadores de destaque na história: Abédi Pelé, Anthony Yeboah, Stephen Appiah, Samuel Kuffour, Ibrahim Sunday, Charles Akunnor e Michael Essien

* Participações em Copas (2): 2006 e 2010



- Sérvia



A seleção Sérvia estará disputando sua 11ª Copa do Mundo a partir de junho na África do Sul. Você pode estar se perguntando agora como isso é possivel se o país surgiu há pouco tempo no cenário futebolístico mundial. Simples: como é sabido os sérvios antes pertenceram ao Reino da Iugoslávia entre 1918 e 1943, à República Federal Socialista da Iugoslávia entre 1943 e 1992, à República Federalista da Iugoslávia entre 1992 e 2003 e, finalmente, à União de Estado da Sérvia e Montenegro. Neste longo período várias transformações políticas, econômicas e geográficas se sucederam na região, menos no futebol, que sempre revelou jogadores com bastante qualidade técnica. Quando do desmembramento de Montenegro em 2006 assumiu definitvamente o nome de República da Sérvia. Dessa forma herdou todo o histórico da antiga Iugoslávia por ser a, digamos, "matriz futebolística" da nação que se dissolveu.

Os iugoslavos sempre foram taxados de "Brasileiros da Europa" dada a apurada habilidade de seus jogadores. A história desses técnicos atletas começou em 1920 da pior forma possível: com goleada diante da Tchecoslováquia por 7 a 0. A Fudbalski Savez Srbije (FSS) existe desde 1919 e foi fundada sob o nome de Associação de Futebol da Iugoslávia e tinha como sede a cidade de Zagreb, hoje capital da Croácia, ex-república iugoslava. Sua história nas Copas se iniciou já na primeira edição em 1930 e com um honroso 4º lugar. Depois daí foram mais outras 10 participações com destaque para mais um 4º lugar no Mundial do Chile em 1962. Devido à guerra nos Balcãs na década de 90 a FIFA suspendeu o país de todas as suas competições, inclusive da Copa do Mundo de 1994.

Jogadores dotados de muita qualidade saíram dos Balcãs. Podemos citar nomes aos montes que teriam vaga cativa em qualquer clube do mundo. Exemplos clássicos: Dražan Jerković (artilheiro da Copa de 1962), Robert Prosinečki, Davor Šuker (ambos depois viriam a jogar pela seleção da Croácia, o país natal), Dejan Savićević, Predrag Mijatović, Dragan Stojković, Srečko Katanec (que depois também jogou pela Eslovênia), Savo Milošević, entre muitos outros. Considerando-se a herança iugoslava o maior artilheiro da história é também o que mais vezes atuou: o ex-atacante Savo Milošević, que pendurou as chuteiras na temporada passada.

Título apenas um para os Beli Orlovi (Águias Brancas): a medalha de ouro olímpica em 1960, nos jogos de Roma na Itália. Além disso ainda levou a prata em 1948, 1952 e 1956 e o bronze em 1984 numa época em que o futebol nos paises socialistas era considerado amador a despeito de alguns jogadores já terem disputado copas e possuirem certa experiência e poderem atuar nas Olimpíadas. Na Eurocopa conseguiram dois vice-campeonatos - 1960 e 1968. Muito pouco para um país que é badalado como o mais talentoso com a bola nos pés da Europa.


FUDBALSKI SAVEZ SRBIJE (ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DA SÉRVIA)


* Fundação: 1919

* Apelido: Beli Orlovi (Águias Brancas)

* Presidente: Tomislav Karadžić

* Treinador: Radomir Antić

* Uniformes: Camisas vermelhas com detalhes brancos, shorts azuis e meiões brancos (titular); camisas brancas com detalhes vermelhos, shorts e meiões brancos (reserva)

* Primeira partida oficial: Tchecoslováquia 7 X 0 Iugoslávia, no dia 28 de agosto de 1920 em Antuérpia/BEL

* Maior vitória: Iugoslávia 10 X 1 Índia, no dia 15 de julho de 1952 em Helsinque/FIN

* Maiores derrotas: Tchecoslováquia 7 X 0 Iugoslávia, no dia 28 de agosto de 1920 em Antuérpia/BEL; Uruguai 7 X 0 Iugoslávia, no dia 26 de maio de 1924 em Paris/FRA; Tchecoslováquia 7 X 0 Iugoslávia, no dia 28 de outubro de 1925 em Praga/TCH

* Jogador que mais vezes atuou:
Savo Milošević (102 vezes entre 1994 e 2008)

* Maior artilheiro: Savo Milošević (37 gols entre 1994 e 2008)

* Atual capitão: Dejan Stanković

* Ranking da FIFA: 16º

* Título (1): Jogos Olímpicos (1960)

* Jogadores de destaque na história: Dražan Jerković, Dragan Stojković, Robert Prosinečki, Davor Šuker, Dejan Savićević, Predrag Mijatović, Savo Milošević e Srečko Katanec

* Participações em Copas (11): 1930, 1950, 1954, 1958, 1962, 1974, 1982, 1990, 1998, 2006 e 2010




- Austrália



Esta será a terceira participação da Austrália nos mundiais, entretanto será a primeira como membro asiático. Desde 2006 os Socceroos, ávidos por uma competição com maior nível técnico, deixaram de atuar pela Oceania e se filiaram à AFC (Confederação Asiática de Futebol). Dessa forma não só aumentou as suas chances de participar do torneio (pois é só se classificar entre as melhores seleções asiáticas, já que na Oceania ainda há uma respescagem contra o 5º lugar da Ásia) como também deixou o caminho aberto para um possível domínio neozelandês em seu continente de origem.

A Football Federation Australia (FFA) foi fundada como Australian Soccer Association em 1921, porém em 1960 foi suspensa pela FIFA por falta de pagamento de taxas. Um ano depois formou-se a Australian Soccer Federation, entretanto não foi readmitida pela entidade máxima pelos mesmos motivos. Somente em 1963 os dirigentes australianos colocaram fim ao "calote" e finalmente foram aceitos novamente como afiliados. A seleção australiana atua desde 1922 quando pisou no gramado pela primeira vez diante dos eternos rivais da Nova Zelândia.

Poucos jogadores são dignos de nota na terra dos cangurus, alguns obtêm até certo destaque como os atacantes Damian Mori (maior artilheiro), Mark Viduka, John Aloisi e Archie Thompson (este não pela qualidade, mas por ter sido o maior artilheiro de um jogo por seleção na história com 13 gols), os meias Tim Cahill, Harry Kewell, Lee Bowyer e Brett Emerton, os zagueiros Alex Tobin (recordista de atuações), Tony Vidmar e Craig Moore, e o goleiro Mark Schwarzer. Os australianos, diga-se de passagem, construíram a maior goleada em jogos oficiais entre seleções da história do futebol: foi pelas eliminatórias da Oceania para a Copa do Mundo de 2002 quando estraçalharam Samoa Americana por 31 a 0 em que o atacante Archie Thompson, como já dito, marcou 13 vezes.

As conquistas dos Socceroos se resumem ao seu continente com 4 troféus da Copa das Nações da Oceania, além de outros torneios não-oficiais. Ademais o máximo que obtiveram foi um surpreendente vice-campeonato da Copa das Confederações de 1997, quando perderam para o Brasil por 6 a 0.


FOOTBALL FEDERATION AUSTRALIA (ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DA SÉRVIA)


* Fundação: 1921 (como Australian Soccer Association)

* Apelido: Socceroos

* Presidente: Frank Lowy

* Treinador: Pim Verbeek

* Uniformes: Camisas amarelas com detalhes verdes, shorts verdes e meiões amarelos (titular); camisas azuis com detalhes amarelos, shorts e meiões azuis (reserva)

* Primeira partida oficial: Nova Zelândia 3 X 1 Austrália, no dia 17 de junho de 1922 em Dunedin/NZE

* Maior vitória: Austrália 31 X 0 Samoa Americana, no dia 11 de abril de 2001 em Coffs Harbour/AUS

* Maior derrota: Austrália 0 X 8 África do Sul, no dia 17 de setembro de 1955 em Adelaide/AUS

* Jogador que mais vezes atuou:
Alex Tobin (87 vezes entre 1988 e 1998)

* Maior artilheiro: Damian Mori (29 gols entre 1992 e 2002)

* Atual capitão: Lucas Neill

* Ranking da FIFA: 20º

* Títulos (4): Copa das Nações da Oceania (1980, 1996, 2000 e 2004)

* Jogadores de destaque na história: Damian Mori, Mark Viduka, John Aloisi, Archie Thompson, Tim Cahill, Harry Kewell, Paul Wade, Ray Baartz, Alex Tobin, Tony Vidmar, Craig Moore e Mark Schwarzer

* Participações em Copas (3): 1974, 2006 e 2010



Confira também: Histórico das Seleções I, Histórico das Seleções II, Histórico das Seleções III




Foto: Daily Mail

Nenhum comentário: