segunda-feira, 24 de maio de 2010

TAL PAI, TAL FILHO

Internazionale de Milão: pai e filho (ambos segurando a taça) campeões





O feito da Internazionale de Milão no último sábado em Madrid, quando derrotou o alemão Bayern de Munique e conquistou sua terceira Liga dos Campeões da Europa, não entrou para a história como apenas mais uma grande final do torneio em seus 55 anos de existência. Mas fora de campo um fato bastante curioso mereceu grande destaque.

Desde 1995 a Inter tem como seu presidente o magnata Massimo Moratti, controlador de empresas de exploração de petróleo no Mar Mediterrâneo no sul da Europa. De lá para cá Massimo tinha conseguido alcançar com os Neriazzurri cinco Scudettos, três Copas da Itália, três Super Copas e uma Copa da UEFA (hoje Liga Europa). Mas seu maior intuito era conquistar a Liga dos Campeões, algo que muitos pensavam ser pouco provável diante de equipes melhores tecnicamente como Barcelona, Chelsea e alguns outros mais.

E então, o que isso tem de tão relevante? O fato de que há 45 anos atrás, em 1965, o clube italiano conquistava seu segundo título europeu diante do Benfica de Eusébio e que por trás disso tudo estava o presidente Angelo Moratti, que nada mais é que o pai de Massimo.

Angelo nasceu em 5 de novembro 1909 na cidade de Somma Lombardo, província de Varese na Lombardia, região administrativa que fica no noroeste da Itália. Filho de um farmacêutico da Piazza Fontana em Milão, começou a trabalhar aos 16 anos como ajudante. Alguns anos mais tarde tornou-se representante de uma produtora de combustíveis, ramo no qual viria a se tornar um dos maiores do mundo furutamente. Em 1932 fundou a "Petrocargom", empresa que refinava e comercializava óleos combustíveis no qual fez fortuna e transformou-se num dos homens mais poderosos do país. Hoje esta empresa é regida pela "Saras", que são controladas desde seu falecimento em 1981 pelos seus filhos Gianmarco e Massimo Moratti.

Sua paixão pelo futebol começou em 1932 quando sua esposa, Erminia Cremonesi, o levou para uma reunião de adeptos da Inter de Milão. Desde então envergou a camisa do time como se fosse sua segunda pele e pouco a pouco passou a fazer parte do corpo diretivo até 1955 quando chegou ao cargo máximo de presidente. Sob sua administração a Internazionale montou uma equipe de respeito, conhecida como "Grande Inter", e que faturou diversos títulos nacionais e internacionais. Formou um lendário trio de ataque interista composto pelo italiano Benito Lorenzi, pelo sueco Lennart Skoglund e pelo argentino Valentin Agelillo. Trouxe também para Milão o treinador espanhol Helenio Herrera, que viria a ser o comandante do bicampeonato europeu nas temporadas 1963/64 e 1964/65. Além deles levou para casa ainda três campeonatos italianos e dois mundiais interclubes. Em 1968 deixou o cargo para Ivanoe Fraizzoli.

Além de herdar a fortuna e o amor pelos Neriazzurri, seu filho Massimo Moratti assumiu a presidência da equipe em 1995 e prometeu repetir o feito do pai de 3 décadas atrás. Demorou um pouco - 15 anos - mas que aconteceu no último sábado no estádio Santiago Bernabéu com toda a pompa e justiça.

Massimo praticamente seguiu a carreira do pai, exceto pelo início da vida profissional. Nasceu em 16 de maio de 1945 na cidade de Bosco Chiesanuova, na província de Verona, e desde jovem trabalhou nas empresas petrolíferas dos Moratti, nas quais assumiu o controle após a morte de Angelo.

Tal pai, tal filho. Hoje, aos 65 anos de idade, pode-se dizer que Massimo Moratti é realizado em todos os aspectos: financeiro, profissional, familiar (casado com a ambientalista Emília Bossi com a qual possui 5 filhos) e finalmente futebolístico, pois deu continuidade ao exitoso trabalho de Angelo.

Abaixo, curiosidades que envolveram a decisão da Liga dos Campeões da Europa entreInternazionale de Milão e Bayern de Munique.


* Quarenta e cinco anos atrás Angelo Moratti, pai do atual campeão europeu e também presidente da Inter, sagrava-se campeão do mesmo torneio.

* A Internazionale foi o primeiro clube da história da Liga a utilizar todos os seus 11 jogadores iniciais estrangeiros.


* Em 1982 a decisão da Copa do Mundo foi realizada no mesmo estádio Santiago Bernabéu e, curiosamente, envolveu Itália e Alemanha - com vitória para os italianos como no sábado.


* Naquela decisão, na vitória dos italianos por 3 a 1, o terceiro gol da Azzurra foi marcado por Alessandro Altobelli, então jogador da Inter, enquanto o de honra alemão foi anotado por Paul Breitner, atleta do Bayern.


* O argentino Javier Zanetti chegou ao jogo de número 700 em sua carreira no clube italiano.


* Diego Milito, com os 2 gols marcados de sábado, tornou-se o primeiro jogador da história a marcar em uma campanha completa de "tríplice coroa" (Campeonato Nacional, Copa e Liga dos Campeões)








Foto 1: Altervista
Foto 2:
Site oficial da Inter de Milão

Nenhum comentário: