quarta-feira, 9 de junho de 2010

DA SÉRIE COPA DO MUNDO: HISTÓRICO DAS SELEÇÕES VIII




Espanha: uma das favoritas está no Grupo H





Hoje vamos finalizar a série de históricos das seleções que irão disputar a Copa do Mundo a partir da próxima sexta-feira. Desde então você teve um breve apanhado de todas as 32 equipes que brigarão pelo troféu FIFA em Johanesburgo no dia 11 de julho. Acompanhe agora o Grupo H, que tem Espanha, Chile, Suíça e Honduras.


Obs.: Dados atualizados até 09/06/2010



Grupo H - Espanha, Chile, Suíça e Honduras



- Espanha



Vem para o seu 13º Mundial como uma das favoritas pela primeira vez em sua história. Também pudera, possui uma equipe recheada de grandes talentos como Iker Casillas, Xavi Hernandez, Andrés Iniesta, Cesc Fábregas, David Villa e Fernando Torres; e vem credenciada pelo título europeu de 2008. Mesmo com a inesperada desclassificação na última Copa das Confederações para os Estados Unidos, nada parece abalar a equipe que classificou-se com "os pés nas costas", como se fala na gíria futebolística, para a Copa com 100% de aproveitamento em seu Grupo 5 e a série de 12 vitórias consecutivas nos últimos 12 jogos.

Em 1909 a Real Federación Española de Fútbol (RFEF) foi fundada, mas apenas 11 anos depois é que a Fúria estreou nos gramados diante da Dinamarca. Foi neste ano que disputou sua primeira competição internacional e com o pé direito - os Jogos Olímpicos da Antuérpia e conquistando a medalha de prata após perder a decisão do torneio para os donos da casa belgas. Sua primeira participação em copas se deu em 1934 na Itália e chegou até as quartas de final. Devido à Guerra Civil que assolou a Espanha na década de 30 a FIFA, como punição, não aceitou a participação do país no Mundial de 1938 na França. Em 1950, na edição do Brasil, conseguiu sua melhor colocação em todos os mundiais que atuou até hoje - 4º lugar.

Até os anos 60 a seleção espanhola era mera coadjuvante nos torneios em que participava. Com a chegada do treinador José Villalonga Llorente a condição de figurante mudaria. Em 1964, ano em que a Espanha sediou a Eurocopa, faturou seu primeiro título. Porém 2 anos mais tarde na Copa do Mundo de 1996 na Inglaterra sequer passaram da primeira fase, em detrimento de ter mantido a base e o técnico campeões continentais.

Os anos se passaram e o estigma de time coadjuvante e "amarelão" nas horas decisivas voltaram a assombrar a Fúria. Mesmo sediando a Copa em 1982 não conseguiu passar da segunda fase com uma campanha aos trancos e barrancos. Contudo uma faísca de esperança se acendia para a torcida espanhola. Nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992 mais uma vez fez valer o fator casa e faturou a medalha de ouro. No restante da década ficou apenas nisso mesmo.

Já os anos 2000 foram o da reviravolta total na história do futebol espanhol. Começava a surgir talentos do calibre dos já citados Xavi, Casillas, Iniesta, Torres e Cia Ltda. A despeito de sua liga nacional ser conhecida pelo excesso de craques estrangeiros, que contava contra a formação das "canteras" (categorias de base) nos clubes locais. Entretanto esse quadro começou a mudar e uma seleção bastante talentosa conquistou seu terceiro título internacional com a Eurocopa de 2008. O primeiro lugar no ranking da FIFA após a competição foi a consagraçao definitiva de uma ótima geração de jogadores que tenta mais uma vez acabar com a alcunha de "amarelar" na hora "H".

Na história da Fúria Espanhola diversos jogadores tiveram - ou ainda têm - destaque no cenário futebolístico internacional. Além dos já comentados anteriormentes podemos citar o atacante Raúl (maior artilheiro), os goleiros Ricardo Zamora e Andoni Zubizarreta (jogador que mais atuou), o lendário Alfredo di Stéfano, Emílio Butragueño, Fernando Hierro, Telmo Zarra, Luis Suárez e Luís del Sol.



REAL FEDERACIÓN ESPAÑOLA DE FÚTBOL (REAL FERDERAÇÃO ESPANHOLA DE FUTEBOL)


* Fundação: 1909

* Apelido:
Fúria Espanhola

* Presidente:
Ángel María Villar

* Treinador:
Vicente del Bosque

* Uniformes:
Camisas vermelhas com detalhes amarelos, shorts azuis e meiões vermelhos (titular); camisas azuis com detalhes amarelos e vermelhos, shorts e meiões azuis (reserva)

* Primeira partida oficial:
Espanha 1 X 0 Dinamarca, no dia 28 de agosto de 1920 em Bruxelas/BEL

* Maior vitória:
Espanha 13 X 0 Bulgária, no dia 21 de maio de 1933 em Madrid/ESP

* Maiores derrotas:
Itália 7 X 1 Espanha, no dia 4 de junho de 1928 em Amsterdã/HOL; Inglaterra 7 X 1 Espanha, no dia 9 de dezembro de 1931 em Londres/ING

* Jogador que mais vezes atuou:
Andoni Zubizarreta (126 vezes entre 1985 e 1998)

* Maior artilheiro:
Raúl (44 gols entre 1996 e 2006)

* Atual capitão:
Iker Casillas

* Ranking da FIFA:


* Títulos (3):
Eurocopa (1964 e 2008) e Jogos Olímpicos (1992)

* Jogadores de destaque na história:
Ricardo Zamora, Andoni Zubizarreta, Alfredo di Stéfano, Telmo Zarra, Luis Suárez, Luís del Sol, Emílio Butragueño, Raúl, Fernando Hierro, Iker Casillas, Xavi Hernandez, Andrés Iniesta, Cesc Fábregas, David Villa e Fernando Torres

* Participações em Copas (13):
1934, 1950, 1962, 1966, 1978, 1982, 1986, 1990, 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010



- Chile


Os chilenos vêm se consolidando como uma das forças do futebol sul-americano. O respaldo é devido às campanhas consistentes e ao bom nível técnico dos jogadores que têm revelado ultimamente. Além disso vem brigando com o Paraguai pelo posto de terceira força continental em detrimento do declínio do outrora poderio uruguaio. No torneio eliminatório para o Mundial da África do Sul terminou em segundo lugar juntamente com os paraguaios e há apenas um ponto do líder Brasil.

O Chile tem uma das mais antigas federações da América do Sul. Fundada ainda no século XIX, mais precisamente no ano de 1895, a Federación de Fútbol de Chile (FFC) administra o futebol no país desde as categorias amadores até a profissional e é membro fundadora da CONMEBOL, entidade máxima do esporte no continente. Porém foi apenas 15 anos depois de sua criação que a seleção chilena pôs os pés em campo pela primeira vez em sua história num derrota por 3 a 1 para a Argentina.

La Roja foi uma das 13 seleções presentes à Copa de estréia em 1930, no Uruguai. Lá não conseguiu seguir além da primeira fase. Até os dias atuais foram 7 participações em copas e um 3º lugar em 1962, atuando nos seus domínios, como melhor resultado. Não participou dos mundias de 1990 e 1994 por banimento imposto pela FIFA após o incidente envolvendo o então goleiro Roberto Rojas, que chegou a atuar pelo São Paulo nos anos 90, em uma partida contra o Brasil no estádio do Maracanã válida pelas Eliminatórias para a Copa de 1990, em que simulou ter sido atingido por um morteiro jogado das arquibancadas. A farsa foi descoberta dias depois e o futebol do Chile foi punido severamente pelo ocorrido conforme comentado.

Apesar de todo o crescimento dos últimos anos do futebol chileno, títulos faltam na galeria de troféus da FFC. Em seus 95 anos de existência os melhores resultados do Chile foram o já citado 3º lugar na Copa de 1962, quatro vice-campeonatos da Copa América e uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sidney, na Austrália, em 2000. Esta última, aliás, consagrou definitivamente a carreira do atacante Iván Zamorano, um dos mais importantes jogadores da história do país que ficou com a artilharia da competição.

Já que falamos em Zamorano, este fez uma parceria de muito sucesso com Marcelo Salas nos anos 90 e início dos 2000 que ficou bastante conhecida como a dupla Za-Sa. Ao todo ambos marcaram 71 gols com a camisa chilena, sendo que Salas é o goleador máximo da seleção com 37 anotados.

Outros jogadores de destaque foram Elías Figueroa, um dos maiores zagueiros da história do futebol e que foi campeão brasileiro pelo Internacional na década de 70;
Leonel Sánchez, que foi um dos artilheiros da Copa de 1962 juntamente com outros 5 jogadores e o que mais vezes atuou pela equipe; e Carlos Caszely, que foi um grande artilheiro no Chile e que detem o feito de ter sido o primeiro jogador expulso da história dos mundiais.



FEDERACIÓN DE FÚTBOL DE CHILE (FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DO CHILE)


* Fundação: 1895

* Apelido:
La Roja

* Presidente:
Harold Mayne-Nicholls

* Treinador:
Marcelo Bielsa

* Uniformes:
Camisas vermelhas com detalhes brancos, shorts azuis e meiões brancos (titular); camisas brancas com detalhes vermelhos, shorts azuis e meiões brancos (reserva)

* Primeira partida oficial:
Argentina 3 X 1 Chile, no dia 27 de maio de 1910 em Buenos Aires/ARG

* Maiores vitórias:
Chile 7 X 0 Venezuela, no dia 29 de agosto de 1979 em Santiago/CHI; Chile 7 X 0 Armênia, no dia 1º de abril de 1997 em Viña del Mar/CHI

* Maior derrota:
Brasil 7 X 0 Chile, no dia 17 de setembro de 1959 no Rio de Janeiro/BRA

* Jogador que mais vezes atuou:
Leonel Sánchez (84 vezes entre 1955 e 1968)

* Maior artilheiro:
Marcelo Salas (37 gols entre 1994 e 2007)

* Atual capitão:
Claudio Bravo

* Ranking da FIFA:
18º

* Título:
nenhum

* Jogadores de destaque na história:
Leonel Sánchez, Carlos Caszely, Elías Figueroa, Roberto Rojas, Iván Zamorano e Marcelo Salas

* Participações em Copas (8):
1930, 1950, 1962, 1966, 1974, 1982, 1998 e 2010



- Suíça


O "Ferrolho Suíço" está de volta! É assim que é conhecido o esquema de jogo que é normalmente usado pelos suíços ao longo do tempo. Com a tática de prezar muito mais a combatividade que o ataque a seleção da Suíça irá participar de sua nona Copa do Mundo. Não à toa conseguiu a proeza de em 2006 ser eliminado nas oitavas-de-final sem levar um gol sequer em todo o torneio - empataram sem gols com a Ucrânia no tempo normal e na prorrogação e foram eliminados nos pênaltis. Para 2010 classificaram-se em primeiro lugar no Grupo 2 das Eliminatórias européias.

A seleção atua desde 1905 quando estrearam em partidas oficiais diante da França. Já a federação nacional, a Schweizerischer Fußballverband ou Association Suisse de Football ou Associazione Svizzera di Football (SFV-ASF) devido às línguas alemã, francesa e italiana serem as oficiais do país, começou a atuar em 1895 e foi uma das fundadoras da FIFA.

No aspecto histórico pouco pode se falar da
Schweizer Nati, já que participou de oito mundiais e obteve resultados modestos. Estreou no torneio em 1934 na Itália e alcançou a fase de quartas de final, feito que repetiu 4 anos depois e em 1954, quando era anfitriã da competição - estes os melhores resultados de sua história. O mesmo pode-se dizer nos campeonatos europeus, já que esteve presente em apenas 3 edições, sendo que em uma delas como país-sede. Nas Olimpíadas de 1924 está a melhor performance da Suíça no futebol profissional: a conquista da medalha de prata.

Porém foi nas categorias inferiores que os suíços puderam sentir o sabor dos títulos. Foram campeões do Campeonato Europeu e da Copa do Mundo Sub-17 em 2002 e 2009, respectivamente.

Poucos atletas da Suíça tiveram alguma projeção internacional na história. Podemos citar recentemente os atacantes Stéphane Chapuisat, campeão europeu pelo alemão Borussia Dortmund, Kubilay Türkyılmaz, com passagem pelo futebol italiano e turco, e Alexander Frei, que também passou pela Alemanha e é o maior artilheiro da equipe em todos os tempos; os meias Alain Sutter, ex-Bayern de Munique, e Heinz Hermann, jogador com mais atuações pela seleção; e no passado os irmãoS Max e André Abegglen, que juntos marcaram 63 gols entre as décadas de 20 e 30 e são dois dos maiores goleadores do selecionado da terra do relógio.


SCHWEIZERISCHER FUßBALLVERBAND / ASSOCIATION SUISSE DE FOOTBALL / ASSOCIAZIONE SVIZZERA DI FOOTBALL (ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DA SUÍÇA)


* Fundação: 1895

* Apelido:
Schweizer Nati

* Presidente:
Ralph Zloczower

* Treinador:
Ottmar Hitzfeld

* Uniformes:
Camisas vermelhas com detalhes brancos, shorts brancos e meiões vermelhos (titular); camisas brancas com detalhes vermelhos, shorts brancos e meiões vermelhos (reserva)

* Primeira partida oficial:
França 1 X 0 Suíça, no dia 12 de fevereiro de 1905 em Paris/FRA

* Maior vitória:
Suíça 9 X 0 Lituânia, no dia 25 de maio de 1924 em Paris/FRA

* Maior derrota:
Hungria 9 X 0 Suíça, no dia 9 de outubro de 1911 em Budapeste/HUN

* Jogador que mais vezes atuou:
Heinz Hermann (117 vezes entre 1978 e 1991)

* Maior artilheiro:
Alexander Frei (40 gols desde 2001)

* Atual capitão:
Alexander Frei

* Ranking da FIFA:
24º

* Títulos (2):
Campeonato Europeu Sub-17 (2002) e Copa do Mundo Sub-17 (2009)

* Jogadores de destaque na história:
Heinz Hermann, Max e André Abegglen, Stéphane Chapuisat, Kubilay Türkyılmaz, Alexander Frei, Alain Sutter, Alain Geiger e Jacques Fatton.

* Participações em Copas (9):
1934, 1938, 1950, 1954, 1962, 1966, 1994, 2006 e 2010



- Honduras


Certamente os hondurenhos irão ao próximo Mundial como figurantes dada a pouca expressão no futebol internacional. Entretanto para quem obteve seu passaporte para a África do Sul de forma dramática a participação no principal torneio de futebol do planeta já valeu como uma conquista histórica. Até os 50 minutos do 2º tempo na partida contra El Salvador, pela última rodada das Eliminatórias da CONCACAF, Honduras estava desclassificada apesar da vitória por 1 a 0, mas um gol salvador dos Estados Unidos contra Costa Rica nos acréscimos colocou a seleção hondurenha na competição. Confira neste vídeo o quão emocionante foi a classificação do país caribenho em uma rádio local.

Em 1951 foi criada a
Federación Nacional Autónoma de Fútbol de Honduras (FENAFUTH), o órgão administrador do futebol de Honduras, contudo o selecionado atua desde 1921 quando debutou contra Guatemala e curiosamente sofreu sua maior derrota na história: 10 a 1.

Esta será a segunda participação dos Catrachos em copas - a primeira foi na Espanha em 1982 e não somou nenhum ponto. O ano anterior entrou para a história do país com a surpreendente conquista da Copa da CONCACAF, que é o único título de expressão hondurenho. Em 2001 curiosamente participaram da Copa América a convite da CONMEBOL e conseguiram uma proeza ao vencerem o Brasil por 2 a 0 e chegarem às quartas de final, onde foram eliminados pelos futuros campeões colombianos.

Assim como o inexpressivo futebol hondurenho, pouquíssimos jogadores tiveram passagens dignas de nota no cenário futebolístico internacional. Podemos destacar o veterano atacante e maior artilheiro da seleção Carlos Pavón, que jogou na Itália e na Espanha e estará presente na próxima Copa, os também centroavantes
Milton Núñez e David Suazo, que atua na Internazionale de Milão, os meias Amado Guevara (maior artilheiro) e Wilson Palacios, e o defensor Maynor Figueroa (estes dois últimos atuando no futebol inglês).


FEDERACIÓN NACIONAL AUTÓNOMA DE FÚTBOL DE HONDURAS (FEDERAÇÃO NACIONAL AUTÔNOMA DE FUTEBOL DE HONDURAS)


* Fundação: 1951

* Apelido:
Los Catrachos

* Presidente:
Rafael Callejas

* Treinador:
Reinaldo Ruedaa

* Uniformes:
Camisas brancas com detalhes azuis, shorts e meiões brancos (titular); camisas, shorts e meiões brancos (reserva)

* Primeira partida oficial:
Guatemala 10 X 1 Honduras, no dia 14 de setembro de 1921 na Cidade da Guatemala/GUA

* Maior vitória:
Honduras 13 X 0 Nicarágua, no dia 13 de março de 1946 em San José/CRI

* Maior derrota:
Guatemala 10 X 1 Honduras, no dia 14 de setembro de 1921 na Cidade da Guatemala/GUA

* Jogador que mais vezes atuou:
Amado Guevara (134 vezes desde 1994)

* Maior artilheiro:
Carlos Pavón (57 gols desde 1993)

* Atual capitão:
Amado Guevara

* Ranking da FIFA:
38º

* Título (1):
Copa da CONCACAF (1981)

* Jogadores de destaque na história:
Carlos Pavón, Milton Núñez, David Suazo, Amado Guevara, Wilson Palacios, Maynor Figueroa e Julio Cesar de León

* Participações em Copas (2):
1982 e 2010



Confira também: Histórico das Seleções I, Histórico das Seleções II, Histórico das Seleções III, Histórico das Seleções IV, Histórico das Seleções V, Histórico das Seleções VI, Histórico das Seleções VII




Foto: Maraoonline

Nenhum comentário: