domingo, 25 de julho de 2010

TRAJETÓRIA METEÓRICA NA SELEÇÃO BRASILEIRA

Mano Menezes: trajetória meteórica até a Seleção





Neste sábado foi anunciado o nome do novo treinador da Seleção Brasileira em coletiva realizada no estádio Parque São Jorge. Mano Menezes aceitou o convite feito pela CBF para ser o novo treinador do Brasil já a partir desta segunda após a recusa do Fluminense em liberar Muricy Ramalho, o primeiro a ser chamado pela entidade.

A julgar pelo currículo e pela pessoa que Mano é, creio que trata-se de uma boa escolha. É polido no trato com os profissionais, tem seu trabalho reconhecido e bons serviços prestados aos futebol brasileiro recente. Mas não cabe ao blog fazer prognósticos sobre a contratação desse ou daquele profissional, e sim comentar sobre a trajetória os fatos curiosos e marcos  históricos dos que fazem parte do esporte.

A partir desta segunda-feira será dado início a uma nova era na Seleção Brasileira. Luís Antônio Venker de Menezes, nascido em 11 de junho de 1962 na cidade gaúcha de Passo do Sobrado, já terá a tarefa de convocar os jogadores para um amistoso contra os Estados Unidos em agosto. Seu passado como jogador é ínfimo, pois somente atuou de forma amadora por clubes do interior do seu estado.

Tão discreta sua passagem como atleta que atuou nos três setores de campo (ataque, meio e defesa) em toda sua carreira. Começou atuando no Rosário na década de 70 como atacante, equipe administrado por seu pai à época. Logo foi recuado para atuar como volante e, por fim, na zaga. Fez até uma boa campanha com o clube e transferiu-se para o Fluminense de Mato Leitão. No começo dos anos 80 passou a vestir a camisa do Guarani de Venâncio Aires e lá viveu seu melhor momento. Na decisão do Campeonato Gaúcho Amador de 1988 foi de Mano, capitão da equipe, o gol decisivo do Guarani para o título da competição na disputa por pênaltis. O troféu garantiu ao rubronegro gaúcho uma vaga na disputa da Segunda Divisão estadual na temporada seguinte.

Dois anos antes Mano Menezes já havia começado um curso de treinador, vislumbrando o seu fim de carreira dentro de campo. Formado em Educação Física, começou a estagiar como técnico das categorias de base do próprio Guarani, time no qual se aposentara há pouco tempo, Caxias e Internacional no início da década de 90. Em 1997 estagiou no Cruzeiro com Paulo Autuori até ser convidado para assumir o time profissional do clube de Venâncio Aires.

Começava ali no Time Índio do Rio Grande do Sul sua trajetória como comandante técnico. Em 2002 conseguiu seu primeiro triunfo ao conquistar o 2º turno do Campeonato Gaúcho da divisão principal, que o classificou para a 2ª fase da competição - naquele ano Grêmio, Internacional, Pelotas e Juventude não disputaram a 1ª fase do torneio por estarem participado da extinta Copa Sul-Minas.

Em 2003 foi contratado para treinar o tradicional Brasil de Pelotas e no ano seguinte dirigiu o Iraty do Paraná. Em 2004 conseguiu seu primeiro grande resultado em nível nacional ao levar o modestíssimo XV de Novembro de Campo Bom/RS ao supreendente 3º lugar da Copa do Brasil, após surpreender o Vasco da Gama com uma vitória incontestável por 3 a 0 na 2ª fase do certame e sucumbir diante do Santo André - futuro campeão - nas semifinais. Na mesma temporada dá mais um salto em sua carreira ao ser contratado pelo Caxias.

Finalmente em 2005 assume um time de grande expressão ao ser nomeado o responsável por liderar o Grêmio na Série B do Brasileirão. E lá conseguiu o primeiro título de sua história como treinador ao conquistar a Segundona após uma partida épica nos Aflitos contra o Náutico, em que o clube gaúcho venceu o Timbu por 1 a 0 jogando com 4 jogadores a menos e tendo 2 pênaltis desperdiçados pelo adversário. O episódio ficou conhecido como "A batalha dos Aflitos" e virou até filme 2 anos depois.

O primeiro Campeonato Gaúcho veio em 2006 assim como no ano seguinte conseguiu o bi. Ainda em 2006 fez ótima campanha no Campeonato Brasileiro da Série A e garantiu o time gremista na Libertadores de 2007, quando foi vice-campeão ao ser derrotado pelo Boca Juniors. Era a consagração de um novo nome de competência no cenário futebolístico brasileiro.

O Corinthians seria seu novo desafio em 2008 com o mesmo propósito de quando assumiu o Grêmio 3 anos antes - levar a equipe paulista de volta à elite do Brasileirão. E cumpriu à risca a missão com uma campanha invejável do Timão na Segundona, que culminou não só no acesso como no seu 4º troféu da carreira - o segundo na Série B. Ainda em 2008 perdeu na final da Copa do Brasil para o Sport apenas nos critérios dos gols marcados fora de casa e perdeu a chance de disputar mais uma Libertadores.

Porém 2009 foi bastante produtivo para Mano Menezes e a torcida corintiana. Neste ano não só conseguiu o título estadual invicto em São Paulo como levou a Copa do Brasil para casa ao bater o Internacional de Porto Alegre na finalíssima. 

Mano começou 2010 de forma claudicante ao não fazer uma boa campanha com o Corinthians no Paulistão, mas tinha o álibi de fazer, paradoxalmente, um excelente trabalho na Libertadores com a melhor campanha dentre todos os 32 clubes na 1ª fase. Entretanto o Flamengo foi mais competente e brecou o caminho corintiano rumo ao título inédito da competição nas oitavas de final. No Brasileirão o time é o atual vice-líder até a data e hora desta publicação. E em 24 de julho de 2010 chega ao topo da carreira com o convite aceito para dirigir a Seleção Brasileira, até de forma meteórica para quem realmente "apareceu" para o mundo em menos de 10 anos como técnico.

Só nos resta desejar a Mano Menezes ótima sorte e um grande trabalho à frente da Seleção Brasileira. Talento à diposição para formar um grande grupo ele terá, assim como capacidade para exercer a função seu currículo mostra mesmo com o pouco tempo na profissão em relação a profissionais mais, digamos, tarimbados.

Abaixo, dados e estatísticas do novo treinador da seleção do Brasil.


* Nome: Luís Antônio Venker de Menezes

* Nascimento: 11 de junho de 1962 em Passo do Sobrado/RS

* Apelido: Mano Menezes 

* Clubes/seleção como treinador (8): Guarani/RS (1997/2002 e 2003), Brasil de Pelotas (2003), XV de Novembro/RS (2003/04), Caxias (2004/05), Grêmio (2005/07), Corinthians (2008/10) e Seleção Brasileira (desde 2010)

* Títulos como treinador (6): Campeonato Brasileiro Série B (2005 e 2008), Campeonato Gaúcho (2006 e 2007), Campeonato Paulista (2009) e Copa do Brasil (2009)





Foto: AFF

Nenhum comentário: