sábado, 17 de julho de 2010

VOCÊ CONHECE O... FK ŽELJEZNIČAR?


FK Željezničar Sarajevo: nome complicado, mas muito popular na Bósnia





Acabou-se a Copa do Mundo e agora os olhos voltam-se para os campeonatos nacionais e continentais. É hora de acompanhar a Libertadores, a Sul-americana, a Liga Europa, a Liga dos Campeões, o Campeonato Espanhol, Inglês, Alemão, Brasileiro, entre outros. Os torneios europeus de clubes ainda estão em suas fases preliminares, e aí é que está uma boa oportunidade para conhecermos um pouco mais sobre os times menos expressivos do Velho Continente. Temos a presença de equipes que você certamente pouco ou jamais ouviu falar, tais como Videoton FC, Hafnarfjarðar, Sheriff Tiraspol, Karpaty L'viv, e etc. Esses times são os que fazem o "esquenta" das grandes competições que estão por vir nos próximos meses. Por isso hoje escolhi um de nome muitíssimo complicado para apresentá-lo, como veremos a seguir.

Nesta semana tivemos a 2ª fase preliminar da Liga dos Campeões da Europa envolvendo equipes do terceiro escalão do futebol do continente. Entre eles tivemos em Israel Hapoel Tel-Aviv 5 X 0 FK  Željezničar, que fez com que os israelenses levassem grande vantagem para o confronto de volta em solo bósnio. Nomezinho complicado esse segundo, não é mesmo?! Pois trata-se do mais tradicional e vitorioso clube da Bósnia.

O Fudbalski Klub Željezničar foi fundado em 1921 por ferroviários, justamente o que significa "Željezničar" (trabalhadores de ferrovias). Na sua fundação envolveram-se pessoas de várias etnias como bósnios, sérvios, croatas e judeus de famílias abastadas. Entretanto foi criado com o intuito de ser um clube popular para pessoas interessadas na prática do futebol e em pura e simples diversão. Originalmente a equipe era filiada à Associação de Futebol da Iugoslávia, pois a Bósnia ainda era anexada aos iugoslavos. 

Até 1971 o time não obteve conquistas em nível nacional. Trinta anos antes teve que suspender suas atividades devido à I Guerra Mundial, em que muitos de seus jogadores se juntaram às tropas de resistência aos alemães e foram mortos em combate. Em 1946 reativou seu departamento de futebol e voltou a participar do Campeonato Iugoslavo. Somente 25 anos mais tarde levantou seu primeiro troféu como o título nacional.

Outra temporada de sucesso foi a 1980/81, quando chegou à final da Copa da Iugoslávia contra o Velež Mostar, outra equipe de origem bósnia, mas foi derrotado. No âmbito internacional sua melhor participação foi em 1985, sob o comando de Ivica Osim, ao conseguir chegar às semifinais da Copa da UEFA e perder para o húngaro Videoton FC, que viria a ser derrotado pelo poderoso Real Madrid na decisão.

Até os anos 90 somaram-se outras campanhas sem muito brilho até a guerra civil que dissolveu a antiga Iugoslávia. O Grbavica Stadium, o estádio do Željo que tem capacidade para 24 mil pessoas, foi ocupado durante o confronto bélico e bastante destruído, o que novamente forçou o clube a fechar suas portas. Jogadores como Gordan Vidović, Suvad Katana, Mario Stanić e Rade Bogdanović tiveram que praticamente abandonar a equipe em virtude da guerra. Após a independência da Bósnia os Plavi (azuis) ressurgiram pela segunda vez, agora apenas com garotos que praticavam futebol em ginásios enquanto o time ainda não possuía campo para treinamentos. 

Em 1995 a guerra chegou ao fim e a Bósnia e Herzegovina emancipou-se da Iugoslávia, assim também teve retorno o futebol no país com a criação da Premijer Liga - o Campeonato Bósnio. E na estréia da competição na temporada 1997/98 o próprio FK Željezničar levantou o troféu de campeão. Daí se passaram mais 3 anos para que os Azuis pudessem voltar ao topo na liga local, incluindo uma boa participação nos estágios preliminares da Liga dos Campeões em 2002, quando só foi eliminado pelo inglês Newcastle United na 3ª e última fase anterior a de grupos. 

A partir de então foram 7 anos sem conquistas e algumas crises, sejam financeiras, sejam de mudanças constantes de comando técnico, que fizeram a equipe de Sarajevo passar por algumas turbulências e participações abaixo das expectativas nas competições nacionais. Contudo a equipe do atual técnico Amar Osim abafou um pouco esses problemas com a conquista da Liga Bósnia na atual temporada, o que transformou o clube no maior vencedor da história do toneio com 4 títulos. É dono ainda de 4 taças da Kup Bosne i Hercegovine, a Copa da Bósnia, e de 3 Supercopas.

Alguns jogadores de destaque iniciaram suas carreiras ou passaram pelo Željo como o já citado meia-atacante Mario Stanić, que apesar de ser bósnio de nascimento optou por defender a seleção da Croácia, o lateral Sead Kapetanović, os meias Hajrudin Saračević e Elvir Baljić (ex-Real Madrid), o atacante Edin Džeko, atual destaque do alemão Wolfsburg, entre outros. O meiocampista Dželaludin Muharemović e o atacante Josip Bukal são os maiores artilheiros do clube em todos os tempos com 127 gols cada e o zagueiro Blagoje Bratić, morto no ano passado, é o recordista em participações com 343 jogos.

O grande rival do Željezničar é o FK Sarajevo, cujo confronto é conhecido como "Derby de Sarajevo". E ao contrário do histórico belicoso e de relacionamento difícil entre os povos dos balcãs, as torcidas dos dois adversários possuem uma atitude bastante amistosa entre ambas, o que é bastante salutar em qualquer esporte. E que esse belíssimo exemplo dos torcedores dos arquirrivais seja levado a todos os povos envolvidos em tantos conflitos ao longo do tempo, e que o único embate seja apenas no âmbito esportivo.

Abaixo, dados e estatísticas do clube dos ferroviários bósnios.


FUDBALSKI KLUB ŽELJEZNIČAR

* Fundação: 15 de setembro de 1921 em Sarajevo/IUG (atual Bósnia e Herzegovina)

* Apelidos:  Željo e Plavi

* Estádio: Grbavica Stadium (24 mil pessoas)

* Presidente: Sabahudin Žujo

* Treinador: Amar Osim 

* Uniformes: Camisas, shorts e meiões azuis (titular); camisas, shorts e meiões brancos (reserva)

* Títulos (11): Campeonato Iugoslavo (1971/72), Campeonato Bósnio (1997/98, 2000/01, 2001/02 e 2009/10), Supercopa da Bósnia (1998. 2000 e 2001) e Copa da Bósnia (1999/2000, 2000/01 e 2002/03)

* Maior artilheiro: Dželaludin Muharemović (1994/96, 1997/2001 e 2002/05) e Josip Bukal (1964/73 e 1976/78) - 127 gols

* Jogador que mais vestiu a camisa: Blagoje Bratić - 343 jogos entre 1964 e 1976

* Nomes de destaque: Blagoje Bratić, Dželaludin Muharemović, Josip Bukal,  Mario Stanić, Sead Kapetanović, Elvir Baljić, Hajrudin Saračević, Mehmed Baždarević, Meho Kodro e Edin Džeko


EDITADO EM 18/07: com a colaboração do leitor João Moreira inclui o ex-meia Mehmed Baždarević como um dos destaques do clube. Desde já agradeço a participação e peço desculpas pelo esquecimento.


Escudo: arquivo pessoal
Foto: Tinypic

Um comentário:

Anônimo disse...

O Zeljno era o clube da comunidade sérvia e croata, principalmente.
Esqueceu-se de um dos melhores jogadores jugoslavos: Badzarevic.

Joao Moreira