segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O ADEUS AO "GAROTO DE OURO" DA HUNGRIA




Flórián Albert: morre o "garoto de ouro" da Hungria




Mais uma vez este blog traz um má notícia para os amantes do futebol, principalmente aqueles que acompanham mais de perto sua história. Depois de uma semana em que o Brasil perdeu um de seus maiores nomes da crônica esportiva, o comentarista Luiz Mendes, agora foi a vez de um ex-atleta deixar mais pobre o mundo do futebol. Morreu nesta segunda-feira, dia 31, o ex-atacante húngaro Flórián Albert, um dos artilheiros da Copa do Mundo de 1962 e ganhador do prêmio “Bola de ouro” da revista France Football em 1967.

Flórián Albert é um mito do Ferencváros, único clube que defendeu em seus 16 anos como profissional. Este atacante artilheiro e extremamente habilidoso desde as categorias de base somente vestiu a camisa do time da capital húngara. Nascido na fronteira da Hungria com a Sérvia, na cidade de Hercegszántó, no dia 15 de setembro de 1941, Albert mudou-se com seu pai para Budapeste com apenas 2 anos de vida, após ficar órfão de mãe. Com apenas 11 anos e já demonstrando ser um exímio goleador foi admitido nas categorias infantis das Águias Verdes.

Em 1958 assinou seu primeiro contrato profissional com o Ferencváros para só sair ao final de sua carreira em 1974. Logo ganhou projeção e ganhou o título de "Garoto de Ouro" pela alta qualidade de seu futebol: o faro de artilheiro, a habilidade e a inteligência. Atuou em 351 partidas e marcou 256 gols no total e ajudou o clube a faturar 5 títulos nacionais entre campeonatos e Copa da Hungria, além de um troféu internacional (Taça das Feiras, antecessora da Copa da UEFA - atual Liga Europa) na temporada 1964/65 ao surpreenderem a Juventus em plena Turim por 1 a 0. Seu auge se deu quando se sagrou artilheiro da Copa dos Campeões (atual Liga dos Campeões) ao lado do português Eusébio em 1966 e um ano depois, agraciado com a “Bola de Ouro” da revista France Football, prêmio dado ao melhor jogador europeu anualmente pelo tradicional impresso e fazendo jus à sua alcunha dada anteriormente.

Curiosamente Flórián Albert chegou a vestir a camisa de outro time que não o seu Ferencváros - e foi um time brasileiro. A honra coube ao Flamengo/RJ (foto 3), que recebeu o atacante em janeiro de 1967 convidado pelo então dirigente rubronegro sueco Gunnar Göransson para dois amistosos contra o rival Vasco da Gama. Muito honrado, como ele mesmo citou em diversas declarações, aceitou prontamente o chamado. No primeiro confronto o time da Gávea venceu por 2 a 0, placar devolvido pelos vascaínos no segundo jogo, e Albert não marcou nenhum gol, mas ficou o registro do único jogador eleito "Bola de ouro" na Europa a atuar numa equipe brasileira na história.


Fez sua estréia na seleção húngara apenas um ano depois de se juntar à equipe principal do Ferencváros, quando já era o artilheiro do campeonato nacional, mais precisamente em 28 de junho de 1959 num amistoso contra os atuais vice-campeões mundiais suecos. Logo na estréia confirmou toda sua categoria já demonstrada em seu clube e deu duas assistências para gol na vitória dos magiares por 3 a 2. Sua primeira conquista com o selecionado nacional foi em 1960, nos Jogos Olímpicos de Roma, ao levar a medalha de bronze. Dois anos depois foi convocado para a Copa do Mundo no Chile e saiu de lá como um dos artilheiros do torneio, apesar da Hungria ter ficado nas quartas-de-final, ao lado dos brasileiros Garrincha e Vavá, do chileno Leonel Sánchez, do iugoslavo Dražan Jerković e do russo Valentin Ivanov com 4 gols marcados. Quatro anos depois esteve também no Mundial da Inglaterra, onde se destacou na vitória de seu país diante do Brasil por 3 a 1 na primeira fase. Atuou ainda em duas Eurocopas: 1964 e 1972. Em 1969 sofreu uma séria contusão na perna numa partida da sua seleção contra a Dinamarca, o que prejudicou o restante de sua brilhante carreira tanto em nível nacional como internacional, que encerrou-se em 1974. Pela seleção foram 75 jogos e 31 gols feitos. Ficou credenciado com seus números como um dos principais jogadores da história do futebol húngaro na época pós-Puskas.

Após sua passagem dentro dos gramados, Albert ingressou nos bastidores do Ferencváros atuando como diretor. Em 1978 tentou a sorte como treinador e começou sua nova trajetória na Líbia com o Al-Ahly, que durou 4 anos sem muito êxito. Voltou para a Hungria e em 1985 recebeu novo convite dos líbios para mais uma temporada que novamente não logrou sucesso. Retornou outra vez para Budapeste para não mais deixar de atuar na administração das Águias Verdes até ser aclamado presidente de honra. Em 2007, como forma de prestar mais uma homenagem ao seu grande ídolo, a diretoria do clube de Budapest rebatizou o então estádio Üllői úti stadion para Stadion Albert Flórián (na Hungria os nomes pessoais são escritos em ordem invertida), que tem capacidade para 18100 pessoas.

No dia 27 de outubro deste ano, após alguns exames, foram detectados alguns problemas coronários em Flórián Albert, que logo foi submetido a cirurgia. Na manhã desta segunda-feira, dia 31, Albert não resistiu a complicações do pós-operatório e veio a falecer, deixando mulher e dois filhos, sendo um deles, Flórián Albert Jr., também jogador de futebol profissional.

A Hungria, tão carente de ídolos dentro do futebol, se vê sem mais um de seus heróis da época de ouro do futebol local. Flórián Albert, assim como Puskas, Czibor, Kocsis, entre tantos outros, deixará um importante legado de futebol arte para as futuras gerações magiares.

Abaixo, dados e estatísticas do eterno "Garoto de Ouro" do Ferencváros e da Hungria.


* Nome: Flórián Albert

* Nascimento: 15 de setembro de 1941 em Hercegszántó/HUN

* Posição: atacante

* Clube como jogador (1): Ferencváros (1958 a 1974)

* Títulos como jogador (6): Campeonato Húngaro (1962/63, 1963/64, 1966/67 e 1976/68), Taça das Feiras (1964/65) e Copa da Hungria (1972)

* Seleção húngara: 75 jogos e 31 gols no período de 1959 a 1974

* Clube como treinador (1): Al-Ahly/LIB (1978 a 1982 e 1985)

* Títulos como treinador: nenhum

* Conquistas pessoais: Artilheiro do Campeonato Húngaro (1959/60, 1960/61 e 1964/65), Medalha de bronze olímpica (1960), Artilheiro da Copa do Mundo (1962), Artilheiro da Taça das Feiras (1964/65), Artilheiro da Copa dos Campeões da Europa (1965/66) e Bola de Ouro  (1967)






Fotos 1 e 2: Autores desconhecidos
Foto 3: NoticiasFlamengo.com
Foto 4: Futebol & Cia ltda.

Nenhum comentário: