Eurocopa: Espanha é a atual campeã
Estamos de volta para contar histórias interessantes do esporte preferido do planeta. Desde já quero agradecer a compreensão dos visitantes pelo longo período ausente, mas as obrigações acadêmicas me impediam de atualizar o blog como de costume. Mas agora, depois de ter o trabalho aprovado pela banca examinadora, posso, enfim, retornar às atividades por aqui.
E recomeço com uma reedição de um post de outubro de 2007 falando da Eurocopa, competição que terá a final da edição 2012 neste domingo entre Itália e Espanha em Kiev/UCR, com algumas alterações para atualizá-lo.
A UEFA, órgão maior do futebol europeu, imaginava um campeonato entre as seleções do Velho Continente, imaginando repetir o estrondoso sucesso que eram as copas continentais de clubes (Copa dos Campeões, Taça das Cidades com Feiras, Taça das Taças, etc.). Dessa forma, a Euro foi criada em 1960, com peridiocidade de 4 anos, sob o nome de Copa das Nações Européias e sua primeira sede foi a França. A partir de 1968 o nome do torneio foi alterado para Eurocopa, assim como é até os dias atuais.
A competição era de forma bastante simplória: apenas 4 equipes entravam nas fases finais. Esse sistema perdurou até a edição de 1980, que passou a contar com 8 participantes. Em 1996 foi instituida a entrada de 16 equipes, cujo número de seleções e fórmula de disputa é mantida atualmente. Os competidores são escolhidos em uma série de jogos qualificatórios: em 1960 e 1964 através de mata-matas; a partir de 1968 também foi incluída uma fase de grupos nas eliminatórias. O(s) país(es)-sede se classificam automaticamente.
As finais (a copa em si com as 16 seleções classificadas nas Eliminatórias) da Euro 2012 foram disputadas em mais de um país-sede, assim como foi em 2000 e em 2008, quando Holanda-Bélgica e Áustria-Suíça, respectivamente, sediaram a competição. A partir de 2016, na França, o campeonato passará a contar com 24 equipes.
O torneio tem a Alemanha como maior vencedora - 3 vezes -, seguida da França e da Espanha, atual campeã, com 2 taças. A edição inaugural foi faturada pela União Soviética, do lendário goleiro Lev Yashin. E o seu maior artilheiro é o ex-craque francês Michel Platini, que marcou 9 vezes na Eurocopa de 1984.
Abaixo as sedes (entre parênteses), os campeões de todas as edições e seus respectivos vices.
* 1960 (França)
Campeã: União Soviética - Vice: Iugoslávia
* 1964 (Espanha)
Campeã: Espanha - Vice: União Soviética
* 1968 (Itália)
Campeã: Itália - Vice: Iugoslávia
* 1972 (Bélgica)
Campeã: Alemanha Ocidental - Vice: União Soviética
*1976 (Iugoslávia)
Campeã: Tchecoslováquia - Vice: Alemanha Ocidental
* 1980 (Itália)
Campeã: Alemanha Ocidental - Vice: Bélgica
* 1984 (França)
Campeã: França - Vice: Espanha
* 1988 (Alemanha Ocidental)
Campeã: Holanda - Vice: União Soviética
* 1992 (Suécia)
Campeã: Dinamarca - Vice: Alemanha
* 1996 (Inglaterra)
Campeã: Alemanha - Vice: República Tcheca
* 2000 (Bélgica/Holanda)
Campeã: França - Vice: Itália
*2004 (Portugal)
Campeã: Grécia - Vice: Portugal
*2008 (Áustria/Suíça)
Campeã: Espanha - Vice: Alemanha
Foto: AP
Imagem: arquivo pessoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário